Gestão de curso online

Seu Curso online organizado da forma correta

Para produzir curso online no início existem algumas dicas e segredos para fazer seu negócio crescer. Você, que está lendo este texto, não precisa contar com a sorte, basta seguir os nossos conselhos.

Então pegue aquele seu bloquinho de ideias e vamos começar com as anotações. Vale lembrar que o que passamos a vocês aqui não é uma verdade absoluta, cada curso online ou vídeo aula possui um nicho.

Existem diversas maneiras de gerir o seu curso online, algumas mais complexas e outras mais simples. A que vamos apresentar a você neste texto se baseia na teoria de Eric Ries: construir, medir e aprender.
Saiba mais sobre a teoria de Ries: Construir, medir, aprender: um crescimento sustentável para sua vídeo aula.

Mas existem outras maneiras de fazer gestão do negócio. Para ter um crescimento consciente é importante ter a certeza de que você conhece o seu empreendimento. Fazer um levantamento de ponta a ponta, apontando partes cruciais do seu negócio é essencial. O modelo canvas é fácil de fazer e de ser encontrado em sites de busca. São algumas horas investidas em planejamento que podem significar o sucesso do seu curso ao online.

Veja mais sobre planejamento: Segredos de um Planejamento Eficiente

Como crescer de maneira sustentável?

Para começar a produzir conteúdo de ensino à distância não é necessário desembolsar um grande montante de dinheiro. Claro que, quanto mais você investir, mais rápido irá crescer, mas não necessariamente esta é a melhor saída.

Vamos imaginar que você desenvolveu toda a pesquisa de público alvo e de mercado de maneira correta. Em um cenário você produz um conteúdo com qualidade técnica aceitável com baixo investimento, já no outro você realiza um investimento pesado.

Ao bater o olho, a tendência é acreditar que o primeiro exemplo deu mais resultado, não é mesmo? Mas a teoria de Ries mostra que não é bem assim.

Segundo o livro de Eric, “The Lean Startup”, é um lembrete claro de que o papel aceita tudo. Por mais que você tenha feito uma análise de público de maneira correta, o mercado não aprovou a sua tese. Por isso, de acordo com a teoria dele, o primeiro cenário teria mais chances de dar certo em longo prazo, pois ainda teria investimento guardado para uma segunda, terceira investida; enquanto no segundo cenário todo o montante foi investido de uma só vez, sem a realização de testes no mercado.

Vale lembrar que a ideia aqui não é lançar um produto inacabado ou mal feito no mercado. Ele prega que você precisa andar um passo de cada vez, aprendendo com o feedback dos seus alunos.

Após lançar o primeiro vídeo, você faz uma pesquisa direcionada com seus alunos questionando qual parte técnica precisa melhorar. Baseado nestes dados você melhora o produto aos poucos, com um fluxo de caixa girando e sem correr grandes riscos.

Saiba mais: Como Criar Cursos Online Gastando Poucowebinar-como-criar-cursos-online-gastando-pouco

Como definir o valor do meu curso online?

Precificar um curso online é uma tarefa que exige muita observação e análise, existem três maneiras de fazer isso.
Precificação baseada na concorrência: aqui você irá definir o valor do seu curso de acordo com o que os seus concorrentes fazem. Não se esqueça de encontrar um produtor que tenha a mesma qualidade técnica (captação e edição de imagens) que você.

Caso contrário você corre o risco de se colocar em um patamar que não se adequa ao seu produto.

Precificação baseada na demanda: este método é utilizado quando seu produto é único, você cobra quanto o cliente quiser pagar. Para utilizar esta abordagem tenha certeza de que seu produto é premium. Com isso você precisa ter a certeza de passar a melhor experiência para o seu aluno. Ele precisa se sentir privilegiado quando acessar o seu conteúdo. É uma abordagem arriscada, pois é difícil tanger o valor do conhecimento.

Precificação baseada em custos: nesta abordagem você faz o levantamento dos valores que necessita para pagar o investimento. Neste valor você insere a sua porcentagem de lucro.

Lembre-se que os preços altos podem afastar os seus consumidores. Já preços muito baixos podem te trazer prejuízo a médio e longo prazo se não for utilizado o planejamento correto. Definir metas para determinar a quantidade de vendas que você precisa fazer é essencial.

A melhor estratégia de marketing para vender

Uma das melhores estratégias de marketing para ter o controle sobre suas vendas é o marketing de conteúdo. Ela ainda é a estratégia mais aconselhável para vendas de cursos online, afinal de contas as pessoas precisam saber quem você é para comprar seu curso. Como todo o seu público está internet, direcionar eles para o seu site é relativamente fácil.

Um cronograma de conteúdo para que o aluno sinta a necessidade de comprar seu curso é um ótimo começo.
Saber gerir um negócio é saber como investir e onde investir o dinheiro da empresa no momento certo. O melhor custo benefício possível para abordar seu prospect está na internet, pois as ferramentas como Google AdWords e Facebook Ads lhe propiciam um relatório extremamente completo do seu público alvo, de uma forma que você consegue cruzar os dados e captar o que o seu prospect está procurando.

Estas ferramentas podem acelerar o crescimento das vendas do seu curso online, mas fique sempre atento nas campanhas para ter certeza de que você não está impactando pessoas que não possuem interesse em seu conteúdo e estão caindo em seu site por engano.

Outra ferramenta que pode ser útil e tem um impacto direto em suas vendas é o e-mail marketing. Existem alguns programas gratuitos que fazem este serviço, assim como alguns pagos que possuem certos diferenciais. Busque qual é a ferramenta que possui o melhor custo benefício para a sua abordagem.

Por último, mas não menos importante. Para gerenciar o seu curso online você precisa ter o controle das suas vendas em uma plataforma intuitiva que lhe proporcione uma ampla visão do seu negócio.

Clique no link a seguir e ganhe 15 gratuitos de acesso na plataforma da EadBox.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Categorias