implementar um treinamento online

Como implementar um treinamento online, com Fernanda Godoy

Fernanda Godoy está à frente da Prando Godoy Curadora de Educação Corporativa há 22 anos, desenvolvendo e implementando projetos de Educação em empresas como Heineken do Brasil, Porto Seguro Seguros, Basf, Endeavor, entre outras.

“Comecei a me encantar com os processos de aprendizagem ao fazer uma Formação de Facilitadores em uma consultoria canadense, ainda enquanto trabalhava na IBM, onde trabalhei na implementação da área de Marketing Direto, hoje conhecida como IBM.COM”. Desde então, Fernanda não parou de pesquisar, criar, experimentar modelos e métodos que ajudem a criar ações educacionais realmente eficientes.

Conversamos com ela para nos preparar para o Workshop Gratuito: Criando o seu projeto de treinamento online, que Fernanda Godoy apresentará ao vivo na Eadbox no dia 17 de Agosto. Confira a entrevista:

Quais motivos te levaram a escolher sua profissão?

Minha formação original é em Comunicação e depois em Administração e Marketing, e trabalhei nestas áreas por muito tempo. Quando comecei com a consultoria, eu também era licenciada para ministrar um determinado curso de vendas no Brasil, e via que este curso falava as mesmas coisas que os demais do mesmo tema, mas com este, as pessoas efetivamente tinham melhores resultados de vendas e fiquei intrigada com quais poderiam ser as razões por trás deste sucesso. Foi então que entrei em contato com o Design Instrucional e fiquei encantada com um método que tratava de eficiência e resultados em educação e treinamento.

Isso foi como juntar todos os conhecimentos de administração, comunicação e marketing em prol da aprendizagem de qualquer tema. E assim fui pesquisando, testando, aplicando e criando programas de treinamento que geram impacto positivo nos aprendizes.

O que você acha que foi essencial para se tornar a profissional que é hoje?

Curiosidade, abertura para ouvir o outro, perceber as mudanças de comportamento e essencialmente o desejo sincero de ajudar o outro a aprender – pelo caminho que for mais fácil para o aluno – e não para mim!

Quais dicas você acha importante para quem está começando a implementar um treinamentos online?

Pesquisar o perfil do seu cliente/aluno; descobrir qual é o real problema que ele precisa resolver e entregar “de fato” algo que o ajude a resolver este problema.

Somente depois de ter isso é que se deve pensar em qual a melhor forma de entregar isso ao aluno.

Sei que nos encantamos com uma ideia maravilhosa de como poderia fazer um vídeo bem bonito, mas o que realmente vai fazer isso ser um sucesso é se conseguir que seu aluno aprenda o que é necessário para ele resolver os problemas. Então primeiro devemos cuidar do conteúdo e depois encontrar um formato bacana para apresentá-lo.

E por outro lado, é preciso saber que existem dois trabalhos bem grandes e que merecem igual atenção e cuidado:

  1. Construir um curso eficiente de fato,
  2. Vender um curso

Não existe fórmula mágica e única que funcione para todo mundo, mas existem métodos para garantir que você faça tudo o que deve ser feito considerando todas as características únicas de seu produto e cliente.

Quais impactos podem se notar a médio/longo prazo caso não seja implementado um conteúdo de qualidade na empresa?

O primeiro e mais importante é não melhorar a performance profissional, que é a razão principal pela qual ofertamos treinamentos e programas de desenvolvimento. Isso significa não melhorar os resultados de negócio. E esta é a principal relação que devemos olhar: o impacto da atuação de cada pessoa no resultado do negócio.

Outro impacto bem importante é a desvalorização dos treinamentos. Isso não é só uma questão de reconhecimento, e sim o enfraquecimento da melhor ferramenta que pode existir para garantir a melhoria de uma empresa: a melhoria contínua de cada pessoa que contribui para o negócio.

Quando os cursos não são práticos, eficientes ou são enfadonhos, as pessoas tendem a evitar ter esta experiência novamente e isso pode acontecer mesmo com a pessoa presente! Ou seja, nada adianta ela estar numa sala de aula presencial ou virtual se sua atenção não está lá também!

O que você espera do Workshop Gratuito: Criando o seu projeto de treinamento online?

Neste Workshop, espero poder esclarecer de forma objetiva as dúvidas dos participantes para que eles possam construir seus cursos de forma eficaz e ainda trocar ideias sobre práticas que possam ser compartilhadas e assim todos poderão melhorar os resultados de aprendizagem de seus alunos e também do seu negócio.

Não perca o workshop. Reserve seu lugar!


Categorias