Transmissão ao vivo Como Aproveitar esta feramenta

Transmissão ao vivo: Como se aproveitar desta ferramenta?

Segundo a Content Marketing Institute, eventos online são a segunda tática de marketing de conteúdo, isso inclui todo tipo de apresentação online, mas como tirar proveito de uma transmissão ao vivo para minha video aula?

 

Em uma conferência ou um seminário online você consegue atingir o seu público-alvo e pode encurtar o caminho do seu cliente em seu funil de vendas, convertendo um prospect em um cliente. Você também pode utilizar esta ferramenta como retenção ou pós-venda visando o relacionamento com seu aluno.
Neste material você vai aprender como aplicar vídeos online na estratégia de vendas do seu curso online.

Porque investir em transmissão ao vivo?

Conteúdo em vídeo é uma maneira muito prática para alcançar uma ampla audiência. O Brasil é um país que possui uma abrangência continental e atingir as mídias tradicionais é um desafio caro. A internet lhe permite identificar e chegar até seu público-alvo de uma maneira bem assertiva através da geração de relatórios relativamente completos que abrangem a densidade demográfica até a faixa etária, por exemplo. Com estes dados, montar uma apresentação online pode trazer para você resultados incríveis focados em um nicho de mercado.

Veja também: Como definir seu público-alvo

Se você já trabalha com video aulas deve saber que o vídeo é uma forma muito eficaz de comunicação. A informação passada através desta ferramenta além de informar, transmite credibilidade e pode fazer você se tornar referência no tema que aborda.

 

Como preparar uma transmissão ao vivo?

Para preparar a sua transmissão ao vivo é importante ter claramente em sua cabeça quais são as metas e objetivos que você deseja alcançar com este conteúdo. Definir qual será o tema e quais serão os tópicos abordados é importante, mas lembre-se de manter um espaço de tempo razoável durante a transmissão para conversar com o público através do chat. Ter alguém para te ajudar com esta tarefa pode fazer com que a transmissão seja mais interativa e ágil.

Falando em convidar pessoas, porque não encontrar um convidado que também possua conhecimento sobre o tema que vai ser abordado? Ele pode trazer o seu próprio público fazendo com que mais pessoas conheçam seu trabalho, além de agregar um conteúdo para a sua transmissão.

Como divulgar minha transmissão ao vivo?

Antes de divulgar sua transmissão ao vivo, lembre-se que o horário precisa ser compatível com o seu público-alvo para garantir que você possua uma audiência relevante e interação o suficiente até o final da transmissão.

Se você já possui um público base, disparar um e-mail convidando eles para a sua transmissão ao vivo é fundamental. Trabalhar com e-mail marketing ainda é muito eficaz, principalmente para manter um relacionamento com o seu público-alvo que já acompanha os seus conteúdos em seu site. Utilizar as redes sociais pode amplificar a quantidade de pessoas a serem impactadas, bem como uma campanha paga no Facebook, Instagram e AdWords faz uma grande diferença se realizado com sapiência. E não se esqueça de enviar um e-mail logo de manhã no dia da sua transmissão, relembrando as pessoas inscritas em seu curso ao vivo do horário.

CTA Academia 1

Conhecer Academia Eadbox

Luz, câmera e ação!

Realize testes com a sua internet e com seus equipamentos para ter a certeza de que não será surpreendido com imprevistos técnicos. Organize o local da gravação e ajuste a iluminação do ambiente. Durante a transmissão, não se esqueça de interagir com o os comentários realizados pela sua audiência ao vivo, a sintonia com uma pessoa que está te ajudando ajuda bastante a deixar estas inserções de comentários de maneira natural.

Dependendo da quantidade de pessoas que vão assistir sua transmissão, você não conseguirá responder todos os questionamentos feitos no chat, mas não se esqueça de responder todos eles após a transmissão, este pequeno gesto de atenção pode conquistar vários prospects.

Aproveite a transmissão para converter estes espectadores em clientes, experimente gerar um código de desconto especial para a sua videoaula para os 20 ou 30 primeiros que colocarem o código promocional em sua página de compra.

 

YouTube ao vivo ou webinar?

O princípio do YouTube ao vivo (antigo hangouts) e do webinar é o mesmo: ambos transmitem vídeo e áudio online podendo utilizar a exibição de slides como opção. Confira quais são as vantagens de cada um destes serviços e qual se enquadra melhor no seu modelo de negócios.

A vantagem do YouTube ao vivo é que ele é gratuito, isso pode fazer a diferença para pequenos negócios, pois é uma plataforma popular que não exige a instalação de nenhum plugin e possui uma conexão muito ágil e rápida com as redes sociais.

O webinar também possui algumas ferramentas gratuitas, como o Webex e o Connect, mas a principal vantagem não está na gratuidade de algumas plataformas e sim no poder que elas possuem para o marketing do seu negócio. Se você for fizer uma palestra cujo principal propósito é entregar conteúdo, o webinar vai funcionar melhor, pois a qualidade de áudio e vídeo é superior do que a do YouTube ao vivo, que não é uma ferramenta profissional. O alcance do webinar é ilimitado, suas únicas barreiras entre o conteúdo e o seu público-alvo são a conexão na internet e o idioma.

A interação também é um ponto a se levar em consideração, existem programas que dão a opção de escolher o nível de privacidade do chat evitando assim conversas paralelas que podem desvirtuar o conteúdo que você preparou. Além do mais você pode exigir que os participantes façam um cadastro prévio em sua landing page, alimentando a sua lista de contatos.

 

DICA: Confira na nossa academia alguns cursos sobre transmissão ao vivo:

Como criar uma transmissão ao vivo utilizando o Xsplit

Como criar uma transmissão ao vivo utilizando o OBS

 

Clique no link abaixo e tenha acesso a 15 dias gratuitos na plataforma EadBox. Nela você pode fazer o controle das suas ações de marketing e produzir webinars incríveis!

 

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Categorias