Saiba como escolher a melhor plataforma para webinar

A procura e oferecimento de webinars para disseminação de conteúdos tem crescido muito. Acompanhando essa evolução, diversas plataformas e possibilidades surgiram para quem quer trabalhar com transmissão ao vivo. Se esse é o seu caso e você está procurando uma plataforma para webinar, continue lendo o post que preparamos para você.

plataforma para webinar

O que levar em consideração para escolher a plataforma para webinar

Para realizar qualquer webinar você vai precisar do suporte de uma plataforma específica para esse fim. Alguns pontos são de fundamental importância, para que sua transmissão seja um sucesso:

  • Escolha uma plataforma segura, em relação aos seus dados;
  • A qualidade da transmissão também é muito importante. De nada adianta ter um webinar com conteúdo relevante, mas em uma plataforma que trave ou caia a todo o tempo;
  • A interação com o público que está assistindo seu webinar é uma das partes mais ricas desse tipo de conteúdo online. Por isso, não deixe de escolher uma opção que possibilite que essa troca. E que ela aconteça de forma simples, através de um chat ou comentários.
  • Você quer ter controle de acessos ao seu webinar? O visitante terá que fazer um cadastro previamente, ou qualquer um com o link poderá acessar o conteúdo? Esse ponto é importante, pois nem todas plataformas oferecem essa possibilidade de deixar o vídeo restrito.

Você também pode gostar – Webinar de sucesso: O guia mais completo!

Qual é a melhor plataforma para webinar?

Levando em consideração os pontos abordados no tópico anterior, você já deve ter entendido que não existe apenas uma boa plataforma no mercado. Nem mesmo a plataforma ideal para todos os casos.

Na hora de escolher a plataforma para webinar com que você vai trabalhar, pense nas suas necessidades e nas peculiaridades que quer para a sua transmissão.

Existem, contudo, algumas plataformas mais simples, bastante seguras e bem avaliadas pelos usuários. Conheça algumas delas:

Youtube

O Youtube é muito usado para transmissões ao vivo. E a grande vantagem, além de ser uma ferramenta gratuita, é que é possível monetizar em cima do conteúdo, conforme o volume de acessos ao vídeo.

Entretanto, se você quer fazer alteração de telas, entre a sua imagem e algum material de suporte, por exemplo, é necessário o uso de algum outro aplicativo como apoio.

Google Hangout

Plataforma da Google para troca de mensagens, o Hangout é uma ferramenta que possibilita a transmissão de vídeos de forma gratuita (basta criar uma conta com seus dados pessoais) e de utilização bastante fácil.

Com uma interface intuitiva e simples, o Hangout oferece duas opções de transmissão de webinars, o Hangouts Air e o Hangouts on Video, sendo o primeiro mais indicada.

O webinar, além de ser transmitido, pode ser também gravado e compartilhado em outras plataformas vinculadas, como o próprio Youtube.

Segmentar o acesso, enviar convites e disparar e-mails para os usuários pode ser um pouco mais complicado. Isso porque o Hangout precisa estar atrelado às contas do Google+. A interação com a audiência também fica prejudicada, já que o chat não é tão claro.

Facebook

O Facebook também possibilita aos seus usuários uma ferramenta para transmissão de vídeos ao vivo, que pode ser usada para webinars. A vantagem dessa plataforma é a popularidade da mesma. Também a  facilidade de interação com o público e os altos índices de engajamento.

Um ponto negativo, entretanto, é que somente usuários da plataforma conseguem acessar esse conteúdo. Além disso, como a ferramenta não foi pensada para a realização de webinars, não é possível compartilhar a tela nem usar outras abas durante a transmissão.

EadBox

Existem também plataformas voltadas para webinar com recursos específicos e que foram criadas com essa finalidade. A Eadbox oferece uma plataforma muito completa nesse sentido, pois todas as etapas webinar estão contempladas.

Através da plataforma, você consegue criar página de inscrição, página de agradecimento e confirmação e a página do vídeo, com todos os recursos e suportes para que o webinar seja transmitido, com troca de telas facilitada e com interação com o público.

 

E então, identificou qual a melhor plataforma para webinar para sua necessidade?

CTA Trial

trial


Categorias