O que é webinar

O que é webinar: entenda o conceito e como fazer o seu

Muitas empresas escutam esse termo e se perguntam o que é webinar. Essa é uma ferramenta muito interessante, que pode ser usada para vários propósitos, como aumentar a base de leads e contatos, para se relacionar com um público específico, para firmar a posição de referência em algum tema ou mercado, entre outros.

Quer entender como fazer um webinar de sucesso? Continue lendo o post sobre o tema que preparamos.

 

O que é webinar O que é webinar

 

O que é webinar

O webinar é uma ferramenta de compartilhar informação e conhecimentos de forma online, moderna e relevante. Esse tipo de ferramenta funciona através de uma transmissão ao vivo, em que um especialista expõe os conhecimentos sobre determinado tema e interage com os usuários que estão assistindo, para tornar um momento de troca.

O webinar pode ser feito com apenas um especialista ou vários. É uma ótima ferramenta para criar conteúdo colaborativo entre mais de uma empresa, conquistando assim também um maior número de inscritos e participantes.

Como fazer um webinar

Para fazer um webinar, você precisa se preparar.

Primeiro, em relação à parte técnica, você irá precisar de uma câmera ou pode usar a própria câmera da webcam e um microfone. O acesso à uma rede de internet de qualidade também é muito importante, para que a transmissão ao vivo não tenha falhas e nem risco de ficar fora do ar.

Você precisa também de algum site que possa hospedar e transmitir o seu webinar. Existem algumas opções para isso, tanto para iniciantes como para quem tem um volume maior de acessos.

Além disso, selecione com cuidado o assunto que será o tema do webinar. Precisa ser um tema que você domine e se sinta seguro em compartilhar. Lembre-se que é sempre interessante abrir um espaço no fim da transmissão para perguntas dos usuários.

Veja também: Planeje e tire sua videoaula do papel

Depois de ter todo esse planejamento pronto, invista na divulgação do seu webinar. De nada adianta ter tudo bem alinhado e preparado, se não houverem pessoas assistindo.

Não se esqueça de explicar o que é webinar, se você estiver lidando com um público que ainda não está acostumado com esse tipo de transmissão.

Use canais como e-mail marketing, landing pages, seu site e suas redes sociais para promover o webinar e conquistar o máximo de usuários cadastrados. Depois do cadastro, não se esqueça de mandar e-mails de lembrete, com os links e horários da transmissão.

Como fazer um pós webinar

Depois de concluir a transmissão do webinar, não pare a interação e o contato com os usuários que o assistiram por aí.

Aproveite essa lista de contatos que querem ouvir o que você ou a sua empresa têm a dizer e continue construindo um relacionamento. Você pode começar enviando um e-mail com alguns materiais complementares ao tema discutido, por exemplo.

Alimente essa base de e-mails periodicamente e use-a como uma forma de como promover um próximo webinar que você realizar.

Você também pode gostar: Criar conteúdo para seu curso online

 

Você já sabe o que é webinar e como se preparar para realizar um. Explore o máximo que essa ferramenta pode proporcionar e comece agora a utilizá-la.


Categorias