Treinamento de equipe operacional: siga o passo a passo

Motivar uma equipe que cuida da parte mais operacional de um negócio pode ser um desafio para o departamento de Recursos Humanos e para o líder. Uma das formas de manter os níveis de produtividade e engajamento altos é através de ações voltadas para o treinamento de equipe operacional.

Essa estratégia pode ser usada para melhorar o desempenho de tarefas já realizadas pelos colaboradores, desenvolver novas habilidades ou competências e manter o interesse e o prazer dos funcionários em desempenhar as tarefas da função.

Preparamos um post completo sobre o assunto, para ficar mais fácil de implementar esse tipo de treinamento na sua empresa. Confira:

treinamento de equipe operacional

Como desenvolver um treinamento de equipe operacional

A capacitação dos colaboradores deve ser um interesse primário para qualquer negócio. E quando falamos de funções mais operacionais essa máxima também é válida. Como esse é um investimento feito pela empresa, espera-se que ele traga resultados. Um das formas de alcançar isso é planejar bem todos os passos do treinamento em si.

Entenda as dores e problemas

Se você propõe um novo treinamento corporativo é porque existe alguma lacuna que pode ser resolvida ou algum ponto a ser melhorado, certo? Portanto, antes de colocar uma capacitação em prática, analise e entenda quais são as necessidades da equipe operacional. Isso irá ajudar a direcionar melhor os temas e conteúdos das capacitações.

Escute o que o seu time tem a dizer, quais são as dúvidas e dificuldades. São eles que estão na linha de frente no dia a dia.

Desenhar bem qual ou quais problemas devem ser resolvidos pelo treinamento é parte fundamental para trabalhar objetivamente e alcançar os objetivos traçados.

Leia mais – Levantamento de necessidades de treinamento: faça com 4 passos

Ofereça conteúdo de qualidade

Um bom treinamento de equipe operacional deve ser claro, direto e de fácil acesso. Separe os tópicos que serão abordados, bem como a metodologia que será empregada em cada fase da capacitação.

Lembre-se de que estamos lidando com pessoas, com diferentes níveis de experiência e com aprendizado em ritmo diferente. Por isso, preste atenção às necessidades individuais de cada um dos operadores em treinamento.

Melhore os resultados individuais e coletivos

Se bem planejado e executado, o treinamento de equipe operacional melhora o desempenho dos colaboradores individualmente, mas também da equipe como um todo. E, é claro, isso também impacta diretamente nos resultados da empresa.

Veja também – Entenda a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas

Analise os resultados

E por esse motivo o treinamento não termina com o encerramento da capacitação. Escute a opinião de quem participou para entender quais pontos podem ser melhorados e também o que se destacou.

Os resultados e mudanças no desempenho da equipe devem ser acompanhados também, a curto e médio prazo, para entender a efetividade do treinamento.

A responsabilidade da capacitação e atualização dos funcionários deve ser dividida entre o líder e o setor de Recursos Humanos da empresa. Se você gostou desse post sobre treinamento de equipe operacional, compartilhe-o com quem vai ajudar a implementá-lo na sua empresa.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias