avaliação de resultados

A importância da avaliação de resultados para a estratégia de gestão de pessoas6 min read

Para saber se a empresa possui um bom desempenho é preciso fazer uma avaliação de resultados, certo? Somente assim, mensurando dados, estatísticas e produtividade, é possível saber quais os pontos estão bons e aqueles que devem ser melhorados na empresa.

Dessa maneira, cabe ao gestor, juntamente com a equipe de RH, definir quais as melhores ações para colocar em prática para otimizar a capacitação e treinamento de colaboradores, ao passo em que já leva em consideração sobre como será feita a posterior avaliação de resultados da empresa.

Assim sendo, a empresa passa a saber em quais setores investir, quais são seus principais talentos a serem retidos e como está o seu índice de produtividade. Também tem uma maior noção do número de absenteísmo, falhas humanas e clima organizacional. Para saber mais sobre o assunto e implantar uma avaliação de resultados qualificada, leia esse artigo até o final.

– Você também pode se interessar por: Conheça indicadores de avaliação de desempenho e aplique com seus colaboradores

avaliação de resultados

Importância da avaliação de resultados para o colaborador e para a empresa

Primeiramente, é importante ter noção de que, em uma empresa, a avaliação de resultados é extremamente importante. Isso porque essa ação é parte integrante do planejamento estratégico de gestão de pessoas. Ao passo que uma empresa é composta pelo seu patrimônio humano, ter noção de como estão trabalhando os seus colaboradores é essencial.

Mas não para por aí. É possível listar, de maneira clara e objetiva, o quanto é importante possuir uma boa avaliação de resultados. Destacamos os seguintes pontos:

  • Incentivar e consolidar a cultura do diálogo e de melhora de relacionamento entre todas as equipes;
  • Identificar os colaboradores que estão produzindo de maneira adequada e/ou superior ao previsto. Assim, valorizar os bons funcionários e retê-los;
  • Também, saber mensurar quem são os profissionais que estão produzindo abaixo do ideal. Dessa maneira, entender o que está causando esse dado negativo e investir em melhorias para cada um. Podem ser treinamentos individuais para um cargo específico, por exemplo;
  • Alinhar e organizar as metas da empresa. Tanto as individuais, quanto a de cada equipe, cada setor – e, por fim, as metas gerais;
  • Investir de maneira contínua nos colaboradores e gestores, capacitando a sua carreira profissional.

Esses pontos são apenas alguns dos que merecem destaque na importância de produzir uma boa avaliação de resultados. Também é importante ressaltar que a participação da equipe do RH é essencial nesse projeto. Isso porque os profissionais dessa área podem – e devem – auxiliar os gestores a desenvolverem bons métodos de avaliação.

– Veja também: Como fazer uma avaliação 360 graus: Aprenda a usar essa ferramenta de desenvolvimento

Como fazer a avaliação de resultados

Sabendo da importância da avaliação de resultados tanto para a empresa quanto para todos os colaboradores da empresa, independentemente do cargo e área de atuação, é hora de colocar em prática essa ação.

1. Qual o objetivo da avaliação? Quais são os resultados esperados?

Antes de efetivamente realizar a avaliação, deve-se saber quais os objetivos da ação. Por exemplo, podem ser considerados os benefícios futuros que a avaliação trará para a empresa e para o seu capital humano, por exemplo. O objetivo pode ser variado:

  • Saber em quais treinamentos e capacitações investir;
  • Saber como está o clima organizacional da empresa;
  • Entender e mensurar os níveis de produção e entregas de resultados, etc.

Seja como for, o objetivo da avaliação deve ser bem definido. Assim, a empresa saberá como tomar os próximos passos para colocar em prática as suas ações de melhorias.

2. Entenda que o RH tem um papel fundamental na hora de fazer a avaliação

O profissional de RH tem um papel essencial na hora de ajudar o gestor a colocar em prática essa avaliação de resultados. Isso porque é nesse setor onde são definidas as regras do processo. o RH também auxilia no planejamento de todo o ciclo de avaliação e na importação de dados necessários.

Já o gestor, a partir desse auxílio do RH, poderá definir e estipular as metas dos resultados obtidos. Também irá mensurar, metrificar e analisar o desempenho individual de cada profissional da sua equipe – e também do time como um todo.

3. Definir o prazo e mensurar os resultados

Você já sabe qual o objetivo da avaliação e quem são os profissionais envolvidos em cada setor: os gestores, os profissionais do RH e os colaboradores. Agora, é hora de definir o prazo em que será feita a avaliação e a forma como serão medidos os resultados. A avaliação será de um mês ou mais? Mais do que isso, é importante também definir como você fará a avaliação:

  • Irá apenas calcular os níveis de produção de antes e de depois?
  • Oferecerá avaliações para cada colaborador responder de maneira presencial ou online?
  • Analisará os dados disponíveis?

– Confira: Utilize a okr para treinamento corporativo e obtenha melhores resultados de capacitação

Avaliação de resultados: um processo contínuo

Independentemente do processo a ser analisado, do setor em que será implementado, da ação a ser feita… É importante ressaltar uma informação essencial: a avaliação de resultados deve ser uma estratégia contínua. Somente dessa maneira é possível se manter sempre atualizado no mercado, retendo os principais talentos.

Não obstante, essa é uma atividade necessária para se sair na frente dos concorrentes e entender a sua própria empresa. Assim, potencializará seus pontos fortes e saberá quais são os seus pontos fracos. Tendo esse conhecimento é mais fácil aperfeiçoá-los e, com isso, conquistar dados positivos.

Colocando em prática a avaliação de resultados

Uma vez que você já sabe como aplicar uma avaliação de resultados – assim como a importância desse projeto – é hora de colocá-la em prática. Assim, você poderá contar com uma equipe mais bem preparada e capacitada. Também saberá onde deve fazer seus principais investimentos para contar com uma maior produtividade. Em resumo, investirá seu tempo e dinheiro em ações mais certeiras e com mais chances de resultados positivos.

Continua com alguma dúvida sobre o assunto? Deseja implantar a avaliação de resultados mas não sabe por onde começar? Entre em contato conosco que lhe auxiliaremos nessa jornada.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias