gestão à vista no RH

Veja como implementar a Gestão à Vista no RH e melhore seu controle

Existem inúmeros métodos de organização a fim de otimizar a produção nas empresas. Com foco em resultados melhores, foi criado um sistema na década de 80 que se destaca nesse cenário. Estamos falando no método de Gestão à Vista no RH.

De maneira resumida, o método de Gestão à Vista no RH funciona como uma forma clara e objetiva de deixar exposto, a todos os funcionários de uma empresa, as principais informações sobre o desempenho atual da corporação. Assim, cada colaborador entende em qual passo está cada ação e quais atitudes deve tomar para melhorar e otimizar o desempenho do seu setor.

Seu objetivo é o mais claro e transparente possível: integrar e unir todas as equipes de trabalho, independentemente do setor. Dessa maneira, todos os colaboradores trabalham em prol das mesmas metas e objetivos pré-estabelecidos. Além disso, o método de Gestão à Vista no RH propõe que essas ações sejam feitas de maneira confiável e transparente, investindo em uma comunicação eficiente e clara.

Para saber mais como funciona o método de Gestão à Vista no RH e implantá-lo na sua empresa, confira esse artigo completo.

– Você também pode se interessar por: Entenda como trabalhar a comunicação no ambiente de trabalho e sua importância

gestão à vista no RH

O que é Gestão à Vista?

O Gestão à Vista coloca em prática os itens citados acima de uma maneira prática para todos os envolvidos. Potencializa e valoriza a comunicação entre os setores e otimiza o resultado da empresa. Para o setor de RH, utilizar esse método pode facilitar e muito o seu trabalho.

Assim sendo, esse sistema de Gestão consiste em fazer um quadro com as informações e coordenadas estratégicas sobre cada colaborador de uma equipe. Ainda, devem estar listadas as funções e projetos em andamento. Dessa maneira, todos aqueles que estão envolvidos nesse processo – independentemente da etapa – terão o mesmo nível de informação e conhecimento sobre as atividades desenvolvidas na área apenas olhando para o quadro.

Dessa maneira, é poupado muito tempo, esforço e, principalmente, são evitados problemas de comunicação e retrabalho. Com a Gestão à Vista essas questões, que poderiam virar incômodos, são resolvidas logo no início de um processo. Dessa maneira, não há espaço para ter qualquer tipo de problema com falhas de comunicação e ações indevidas.

Formas de fazer a Gestão à Vista no RH

Agora que você já sabe de maneira resumida o que é a Gestão à Vista, é importante saber como implementá-la e utilizá-la no seu setor de RH. Essa é uma equipe que se torna extremamente mais efetiva quando utiliza a Gestão à Vista. Conheça o passo a passo para aplicar esse sistema no seu RH:

1. Mapear, determinar e visualizar todas as ações do departamento

A Gestão à Vista no RH deve ser feita de maneira paciente. Para isso, o primeiro passo para tornar essa ação útil na rotina é: mapear as atividades e seu fluxo de informação. Após obter essas informações, o ideal é transformá-las em um fluxograma de fácil entendimento visual. Assim, bastará os colaboradores olharem para o quadro e saberão sobre o que se trata.

A ideia é trabalhar as informações de maneira clara, objetiva e simples. Assim, os colaboradores irão aderir a esse novo método de maneira mais fácil, com menor índice de rejeição. Além disso, a Gestão a Vista no RH deve ser tratada como uma ferramenta que auxiliará a todos. Assim, todos trabalharão com maior disciplina para manter o quadro sempre atualizado.   

2. Padronizar as informações da Gestão à Vista

Para que as informações ali presentes sejam bem entendidas, uma dica é seguir padrões pré-estabelecidos. Pode-se utilizar cores diferentes e outros métodos práticos para indicar o fluxo. A utilização de vermelho para indicar o que precisa ser feito, amarelo para o que está em andamento e verde para o que foi concluído com sucesso, por exemplo, é fácil e de entendimento fácil para todos.

Dica extra: conhecendo o Kanban, um método de implementar a Gestão à Vista no RH:

Ainda dentro desse tópico, sugerimos que você conheça o Kanban, um método de Gestão à Vista extremamente útil e de fácil usabilidade. Veja como esse sistema visual pode ser facilmente implementado na sua empresa: Conheça o que é Kanban e melhore os processos em sua empresa

3. Atenção para manter o fluxo sempre atualizado de acordo com as tarefas estipuladas

Para que não haja nenhum colaborador perdido com a atividade a ser realizada, é importante que o departamento de RH esteja sempre de olho e preparado para realizar reuniões periódicas para conferir como está o andamento das atividades e projetos. Assim, essa equipe poderá evitar atrasos e dificuldades de planejamento durante a execução do trabalho. Também, caso perceba que há algo de errado no fluxo, pode interferir para encontrar as melhores soluções.

4. Solução de problemas em tempo real

Uma grande vantagem em implementar e investir na Gestão à Vista no RH é resolver os problemas em tempo real. Isso porque o quadro está sempre atualizado. Dessa maneira, se surgir um problema de execução, de fluxo ou de maquinário, por exemplo, todos os envolvidos estarão cientes.

Assim, é possível corrigir em tempo real esse incômodo. Com essa gestão todos sabem o que está acontecendo – logo, também haverão mais pessoas para sugerir soluções necessárias.

– Veja também: Como obter eficiência produtiva na organização e aumentar a produtividade

Deixando o quadro de Gestão à Vista em uma posição estratégica

Para que funcione como o planejado, cabe ao setor do RH deixar o quadro de Gestão em uma posição estratégica na empresa, de modo que todos os colaboradores tenham fácil acesso às informações.

Uma dica importante, para potencializar ainda mais essa ação, é oferecer aos colaboradores a oportunidade de eles escreverem problemas e dificuldades enfrentados na rotina de trabalho que ainda não foram solucionadas.

Colocando em prática a Gestão à Vista no RH

Agora que você sabe mais sobre esse importante método de organização e otimização de trabalho, que tal investir na Gestão à Vista? Com certeza, em pouco tempo, você terá uma produção mais organizada e uma comunicação mais transparente.

Terminou de ler o artigo mas continua com alguma dúvida sobre o assunto? Então entre em contato conosco!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias