comunicação no ambiente de trabalho

Entenda como trabalhar a comunicação no ambiente de trabalho e sua importância

Comunicação é definitivamente a chave para a melhoria do ambiente empresarial. Prova disso é a pesquisa realizada pelo Project Management Institute Brasil (PMI), que mostra que 76% de 300 grandes empresas afirmam que a falta de comunicação no ambiente de trabalho leva ao fracasso.

E aí, vai esperar sua empresa fracassar ou vai investir em comunicação empresarial hoje mesmo?

comunicação no ambiente de trabalho

O que é comunicação no ambiente de trabalho?

Algumas pessoas podem confundir a comunicação no ambiente de trabalho com comunicação interna. Saiba que a comunicação no ambiente de trabalho é o diálogo que deve ocorrer entres os colaboradores de uma  empresa, visando que estes cumpram suas tarefas da melhor maneira possível.

Qual a importância da comunicação no ambiente de trabalho?

Vamos pensar que um líder passa uma tarefa para três subordinados, que após a conclusão irão se juntar para uma reunião de aperfeiçoamento. No entanto, ele não comunica suas necessidades de maneira correta. O que você acha que vai acontecer ao final do dia?

Evidentemente haverá problemas nas tarefas e os três colaboradores não estarão preparadas para a reunião.

Desta forma, podemos fazer uma breve análise sobre como o diálogo dentro das organizações é importante. Se o líder tivesse se comunicado de maneira eficaz, cada um dos colaboradores teria entendido sua mensagem corretamente. Caso estes funcionários tivessem buscado o líder com suas dúvidas, também poderiam ter evitado os equívocos.

Em resumo, a comunicação no ambiente de trabalho serve para otimizar as tarefas de cada colaborador, além de deixar a atmosfera mais agradável.

Como se comunicar no ambiente de trabalho?

A comunicação empresarial ideal é a mesma que se aprende nas aulas de português. O cenário ideal é que o receptor da mensagem a receba e interprete da mesma maneira que o emissor desejou ao transmiti-la.

Sendo assim, boas práticas a se considerar são:

Fale de acordo com os perfis

Assim como qualquer elemento do cotidiano, as pessoas são diferentes. Com isso, existem discursos que funcionam melhor para um do que para outros.

Pensando nisso, é necessário passar a mensagem de acordo com o que for mais efetivo para o perfil que você deseja comunicar no momento. Por exemplo, se João possui afinidade com dados e Maria com imagens, um mensagem que contenha apenas dados não será efetiva para ela quanto será para ele.

Use o canal mais eficiente

Redes sociais definitivamente não são o melhor canal para comunicar dados e documentos importantes. Quando o objetivo é tratar de assuntos que precisam ser registrados, o e-mail é a melhor opção.

Utilize os canais conforme as circunstâncias. Assuntos mais sérios nos canais mais sérios e assuntos mais casuais em canais mais casuais.

Pode ser do seu interesse – Como melhorar comunicação empresarial através do EAD

Fale quando necessário

Um ponto importante para uma comunicação de sucesso é saber o que e quando falar. Ou seja, o equilíbrio entre o que se deve ou não ser comunicado.

Um bom exemplo dessa prática são as reuniões. Por diversas vezes, funcionários reclamam de como perderam tempo de produtividade em uma reunião que não era nenhum pouco relevante para ao desenvolvimento de suas funções.

Para que todos os processo dentro de uma organização sejam feitos corretamente, é necessário que o diálogo entre os membros da equipe flua como um rio límpido.

Complemente com – Qual a importância da comunicação no crescimento do seu negócio?

 

Ainda está com alguma dúvida sobre a comunicação no ambiente de trabalho? Escreva seu comentário abaixo e nós teremos o maior prazer em ajudar você!


Categorias