administração do conhecimento

Como a administração do conhecimento aumenta a produtividade5 min read

Você provavelmente já ouviu a frase “aprenda com seus erros”. O conhecimento é formado por informações que vamos adquirindo ao longo dos anos, cursos técnicos, e claro, por meio da experiência. Para possibilitar a gestão, atualização e disseminação de todo o conhecimento que uma empresa constrói ao longo de sua existência, existe um conjunto de técnicas conhecidos como administração do conhecimento.

A administração do conhecimento é uma prática que se implantada com as técnicas corretas evita erros repetitivos em sua organização e, consequentemente, aumenta a produtividade da sua empresa.

Ficou curioso para saber mais? Neste artigo vamos explicar o que é administração de conhecimento, o que é conhecimento tácito e explícito e qual a importância da tecnologia na administração da sua empresa.

Se você é um dos líderes de sua empresa, pode se interessar também pelo artigo “O papel da liderança nas organizações e sua influência”.

administração do conhecimento

O que é Administração do Conhecimento?

A importância da gestão do conhecimento é uma prática que está relacionada a diversas outras áreas dentro de uma organização. Trata-se de um conjunto de tecnologias e processos responsável por gerir e atualizar todo o conhecimento adquirido pela empresa, seus funcionários e gestores, ao longo dos anos.

Como funciona a administração do conhecimento?

Para entender como funciona o processo de administração do conhecimento é necessário entender 3 etapas que sustentam este sistema, elas são:

1. Dados

Quando pensamos em dados dentro de uma organização nos referimos aos registro de suas transações, atividades e operações.Ou seja, são descrições exatas dos eventos que ocorrem na empresa.

Estes dados são a matéria bruta dos próximos passos. Separadamente, ou fora do contexto, os dados podem não apresentar informações reais, ou seja, em sua essência não possuem valor, mas ao colocar algum esforço em cima da análise do que eles querem demonstrar, chegamos ao próximo passo, transformando dados em informação.

2. Informação

Depois que os dados já estão devidamente a disposição cria-se uma informação.

Esta informação é uma mensagem, e por sua vez necessita de um emissor e um receptor que a interpretem, para ser considerada como tal.

Esta interpretação visa a relevância da mensagem para a organização. Sendo consideradas relevantes todas que puderem gerar conhecimento.

Por exemplo, se por meio da análise de dados vocês identifica que a mudança de um processo resultou em uma queda de produção, você conseguiu extrair uma informação dos dados levantados. Com um conjunto de informações você poderá gerar conhecimento para para sua organização.

3. Conhecimento

Conhecimento é o conjunto das informações que por sua vez é o conjunto dos dados. Ocorre que o conhecimento é a união de diversos outros fatores que são vistos, interpretados e sofrem alguma ação.

Com isso podemos concluir que administração de conhecimento de fato não é simples. Um grande percurso é realizado com o objetivo de extrair o conhecimento a partir do resultado de ações.

O conhecimento então deve ser categorizado, traduzido, armazenado e disseminado. Desenvolver um plano de gestão do conhecimento transforma o conhecimento em um ativo poderoso para sua empresa.

Quais são os objetivos da administração do conhecimento?

A administração de conhecimento é uma ferramenta que visa melhorar a vida dos gestores e colaboradores da organização. A importância de compartilhar conhecimento está relacionada à facilitação do acesso a informações cruciais para o desenvolvimento na empresa.

Ela também tem por princípio ampliar o poder de pensamentos críticos e estratégia competitiva, ambos fundamentais para uma empresa que visa sempre seu crescimento e aperfeiçoamento.

O que é conhecimento tácito e explícito?

Um bom administrador de conhecimentos é aquele que além de passar pelas três etapas já citadas, dados, informação e conhecimento, consegue exteriorizar esta sabedoria e repassá-la para os demais gestores e colaboradores da empresa.

Acontece que nem todo conhecimento é adquirido da mesma maneira e é por isso que eles são divididos em conhecimento explícito e conhecimento tático,ambos descritos e apresentados abaixo.

Conhecimento Explícito

O que é conhecimento explícito? Este tipo de conhecimento é o mais fácil de se repassar comparado ao próximo. Ocorre que ele pode ser compartilhado através da linguagem empresarial comum, com manuais de instruções, expressões matemáticas, relatórios e etc.

Conhecimento Tácito

Por sua vez o tácito deriva muito de conteúdos não tangíveis. Dessa forma, a resposta para “o que é conhecimento tácito” está na observação de experiências, crenças, valores e habilidades necessários ao colaborador responsável por cada setor.

Sendo assim, para este tipo de conhecimento é aconselhável matérias mais audiovisuais, que apresentem de forma mais didática o conhecimento absorvido.

A importância da tecnologia na administração

Quando falamos de gestão do conhecimento na prática dos dias atuais não é possível deixar para trás a importância da tecnologia.

O conhecimento e a tecnologia podem juntos possibilitar o desenvolvimento de uma educação corporativa eficiente.

É nessa perspectiva de produção e aplicação do conhecimento aliada a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis, que as organizações modernas buscam desenvolver processos mais eficientes, aumentando sua produtividade e obtendo melhores resultados financeiros.

Leia também: Gestão do conhecimento e educação corporativa: saiba como aliar

Em resumo, entender o que é administração do conhecimento é fundamental para a gestão de uma organização, pois além de armazenar sua história, ajuda a se desenvolver e pensar no futuro. A tecnologia tem papel fundamental na disseminação desse conhecimento e na gestão das informações e dados que o constroem.

Para te ajudar a disseminar conhecimento e informação, você pode contar com a Eadbox. Com a nossa plataforma você pode criar cursos online, ter seu portal e controlar sua marca, dados de alunos, relatórios, e muito mais em um único lugar.

Utilizando assim, a tecnologia a favor da administração do conhecimento.

Se você deseja saber mais sobre  treinamentos corporativos nas empresas: conheça os benefícios, acesse esse material exclusivo.

Ainda está com alguma dúvida não esclarecida? Conte para gente abaixo e nós teremos o prazer de te ajudar!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias