dicas-argumentacao-para-vendas

4 dicas de argumentação para vendas para colocar em prática já!

Seja um produto, serviço ou até mesmo uma ideia vender é algo que envolve várias etapas. Um passo importante nesse processo é trabalhar com bons argumentos de vendas, que auxiliem a convencer o consumidor de que aquilo que você está oferecendo realmente é a melhor opção disponível no mercado.

Para ter sucesso nessa empreitada, é preciso, antes de tudo, pensar em três pontos importantes:

  • Ter domínio sobre o que será vendido;
  • Conhecer sobre o mercado (tendências e principais concorrentes, por exemplo);
  • Saber quem é o seu cliente – e tratá-lo como único. Personalizar o atendimento é de extrema importância.

A partir de então, se constrói a argumentação. Por fim, é chegada a esperada conclusão da compra.

Mas quais argumentos usar para convencer o cliente? Confira abaixo algumas dicas de argumentação para vendas!

Leia também: 5 técnicas de fechamento de vendas infalíveis para você vender mais.

como-ter-bons-argumentos-de-vendas

 

Como ter bons argumentos de vendas

São vários os vendedores que focam, erroneamente, em apenas concluir a venda – e se esquecem do que vem antes disso, ou seja, dos argumentos de vendas.

Para completar uma negociação é importante lembrar que: a maior parte do trabalho está na preparação. E uma boa argumentação em vendas é grande parte desse processo.

Vale lembrar que bons argumentos de vendas deve estar presente tanto nos pontos de vendas físicos quanto lojas online.

Nos ambientes físicos, a argumentação se dá pessoalmente. Portanto, é mais fácil aprender na prática como ter bons argumentos e de perceber a resposta do cliente e ser compreendida. Porém, no ambiente virtual ela também é importante.

São várias as possibilidades para as lojas online capricharem em seus argumentos de vendas. Investir em um site responsivo e em canais de comunicação com os clientes é um bom começo. Cabe a empresa utilizar essas ferramentas com autoridade e eficácia.

Para saber mais sobre melhorar o desempenho da sua loja virtual, leia mais sobre como utilizar o SEO para bombar sua loja virtual.

4 dicas de argumentação para vendas infalíveis

Com o domínio do produto, estudo de mercado e conhecimento do cliente, é hora de colocar em prática a argumentação de vendas. São inúmeras as dicas de argumentação que vão ajudá-la a “fazer acontecer” e alcançar com sucesso as vendas.

Nesse post, separamos quatro dicas de argumentação para vendas extremamente importantes:

  1. Encontre a solução ideal, ou melhor, transforme o sonho em realidade: ao decidir fazer uma compra, o cliente deseja resolver algum problema. O trabalho do vendedor deve ser solucionar essa questão. Cabe ao vendedor, ciente do desejo do cliente, mostrar que ao adquirir o serviço/produto oferecido, o cliente terá seu “sonho realizado”;
  2. Experiência positiva: não basta apenas caprichar nos argumentos de vendas. O vendedor deve relacionar o momento da compra com experiências positivas/agradáveis para o cliente. Mesmo que ele não realize a compra naquele momento, a lembrança do atendimento deve ser positiva. Isso auxiliará a manter um bom relacionamento e a fidelização dos clientes;
  3. Ofereça opções: parte essencial da argumentação em vendas, caso o cliente esteja em dúvida, o vendedor deve oferecer algumas opções de produtos/serviços diferentes. “Dessas opções, qual é a mais adequada para você?”, é um exemplo de pergunta que o vendedor pode fazer ao cliente. A partir de então, é possível refinar qual o gosto do cliente, até encontrar a melhor alternativa possível que o satisfaça;
  4. Sentimento de falta: o objetivo é causar reações positivas. Porém, caso o lead ainda esteja em dúvida ao final da negociação, uma boa dica de argumentação para vendas é deixar claro quais podem ser as consequências de não adquirir o que está sendo vendido. A ideia é fazer o cliente pensar que o produto fará falta – e que aquela é a melhor opção e o melhor momento para ele adquirir o que ele tanto quer.

A prática leva à perfeição

Assim como em qualquer trabalho, tornar-se um bom vendedor exige prática e estudo.

É importante estar atualizado com o mercado atual, familiarizado com a área de atuação e pronto para as novidades que irão aparecer com o tempo.

Com essa bagagem de conhecimento será muito mais fácil aprender como construir e ter bons argumentos de venda para colocar em prática em um processo de melhoria contínua.

Com as dicas citadas, já é possível colocar a mão na massa e começar ainda hoje a melhorar a argumentação para vendas da sua empresa.

Se você se interessa em desenvolver sua equipe de vendas, aproveite e leia também este post do nosso blog: Treinamento de vendas: qual o melhor para sua equipe?

CTA Produtividade

banner ebook produtividade

A Eadbox é uma plataforma de ensino a distância completa e intuitiva. Além de criar seus cursos online, você também tem seu portal e controla sua marca, dados de alunos, relatórios, e muito mais em um único lugar. Fale com um consultor e saiba como começar.


Categorias