Treinamento de vendas

Treinamento de vendas: qual o melhor para sua equipe?

O treinamento de vendas é uma parte vital para a sua empresa. A sua equipe de vendedores é responsável não apenas por trazer novos consumidores e clientes, fazendo girar o faturamento da sua companhia, mas também são responsáveis pela imagem da sua empresa no mercado. Lembre-se que são eles que falam diretamente com o público e se apresentam como seus funcionários.


Se você já trabalhou com vendas, certamente já participou de alguns treinamentos em seus outros trabalhos, não é mesmo? Com certeza você também já passou pela situação de estar em um treinamento que não possuía nenhuma uma aplicação prática em seu dia a dia, não é mesmo? Aqueles cursos chatos e maçantes que duravam horas a fio e que você não gosta nem de lembrar.


Leia este post e certifique-se de que isso não ocorra com a sua empresa. Aprenda como desenvolver o treinamento ideal para a sua equipe. Planeje o treinamento e comece a colher os resultados. Papel e caneta na mão? Então vamos lá.


O que a sua equipe precisa aprender?


Para escolher o melhor treinamento de vendas para a sua equipe, você precisa seguir alguns passos essenciais para melhorar a proposta e fazer com que os seus cursos seja ainda mais efetivos. Vamos a eles?


  • Onde sua equipe precisa melhorar: entrevistas de avaliação de desempenho, análise de relatórios de vendas e de CRM, feedback dos seus clientes que compraram (e, principalmente os que não compraram o seu produto ou adquiriram o serviço). Dependendo do tamanho da sua empresa, o site Reclame Aqui e até mesmo a equipe de atendimento da sua empresa pode ser um bom local para compreender onde e como a abordagem precisa ser melhorada.
  • O que eles querem aprender: existe uma grande chance dos seus funcionários saberem exatamente o que eles precisam para melhorar o desenvolvimento em um dia de trabalho. Experimente tentar uma enquete online, você vai alcançar várias pessoas e ainda compila os dados de uma maneira fácil, rápida e eficiente.
  • O que sua empresa precisa: digamos que a sua companhia adquiriu um novo software de CRM. Os seus vendedores vão precisar de um treinamento para conseguir utilizar melhor a ferramenta.
  • Recursos humanos: a equipe de recursos humanos pode auxiliar você no processo de selecionar o melhor o treinamento, bem como a maneira de aplica-lo para a sua equipe. Mostre o que você já pesquisou e os levantamentos que fez junto com seus colaboradores. Caso não exista um departamento de recursos humanos, não preocupe. Continue com o seu planejamento.


Os formatos de treinamento


Existem diferentes formas de você aplicar um treinamento, pode ser à distância ou presencial, por exemplo. Mas para decidir a melhor forma você precisa se atentar para os seguintes passos.


  • Investimento: o valor a ser alocado em um treinamento é essencial para que você tenha um resultado efetivo. Você pode levar todos os seus vendedores para um hotel fazenda no interior durante um final de semana ou um curso online.
  • Tempo de execução: você precisa definir o tempo de duração do treinamento, que está atrelado diretamente às necessidades diretas da sua empresa. Se você precisa que os resultados sejam imediatos, não adianta fazer um curso de uma hora durante um mês, pois neste caso uma imersão seria mais eficaz.
  • Tamanho da equipe: isso está aliado ao investimento que será realizado. Para um grande evento em um hotel, você precisa de muitas pessoas para organizar o evento. A quantidade de pessoas que vão ser treinadas também deve ser levada em consideração. Planejar um treinamento para 3 pessoas é bem diferente de um treinamento para 30 ou 300. Vale salientar que, caso você precise optar por desenvolver o treinamento com alguns funcionários, os colaboradores que vão ficar de fora precisam saber quais foram os critérios utilizados para a seleção.


Qual o melhor treinamento para a minha empresa?


Agora que você já desenhou qual será o tema do treinamento e sabe quanto será o investimento, você precisa definir o formato dele. Existem diferentes formas de realizar um treinamento.


Através de um curso presencial fora da empresa, você garante que os seus colaboradores fixem o conteúdo de forma satisfatória. Eles vão sair do ambiente da empresa, quebrando a rotina deles, o que vai fazer com que a motivação seja maior. Por outro lado, este tipo de treinamento é mais caro e exige muito tempo da equipe. Vale lembrar que não precisa ser um hotel fazenda, basta ser na infraestrutura de alguma instituição de ensino, por exemplo.


Equipe


O curso presencial dentro da empresa possui as mesmas vantagens descritas no parágrafo acima, com exceção da quebra de rotina. Ele também é mais barato, pois não será necessário alugar nenhum outro espaço. O tempo da equipe treinada também é menor.


Por fim, o mais interessante, os cursos online. O ensino a distância trouxe uma nova perspectiva para treinamentos. Em alguns casos, a economia com treinamentos pode chegar a incríveis 66%. Existem duas maneiras de aplicar cursos online.


  • A primeira delas é através de transmissões ao vivo. Pode ser ótimo para reduzir custos da sua empresa. Se você ainda conseguir fazer com que todos os colaboradores assistam de uma só vez e o palestrante for bom, será motivador.
  • O segundo modo é através de vídeo aulas gravadas, que montam um curso online. É mais barato e a fixação de conteúdo é garantida quando se possui uma boa plataforma ead. O tutor online pode inserir questionários e obter o desempenho individual de cada um dos colaboradores. Outro ponto positivo é a flexibilidade de horários, pois as aulas ficam disponíveis para serem assistidas a qualquer momento. A personalização de conteúdos também ganha destaque, pois a sua empresa pode produzir o treinamento internamente, dando exemplos de problemas e soluções do cotidiano para os seus colaboradores.


Experimente treinar os seus colaboradores através de uma plataforma ead. Clique no link abaixo e ganhe 15 grátis para conferir todas as funcionalidades para os treinamentos da sua equipe.


CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias