Avaliação de desempenho

Avaliação de desempenho: 9 modelos de questionário que funcionam

Saber avaliar o desempenho dos seus colaboradores é essencial para o desenvolvimento da sua empresa. Através deste tipo de relatório, seus gestores podem desenvolver um trabalho com maior confiança e assertividade, podendo gerir as suas equipes com dados palpáveis. Existem vários tipos de avaliação de desempenho que você pode aplicar em sua companhia, vamos passar alguns modelos pra você.


Como escolher o modelo certo de avaliação de desempenho?


Cada um dos modelos que vamos passar neste texto possuem especificidades diferentes e certamente um deles vai se encaixar no que a sua empresa precisa. Cabe ao departamento de recursos humanos decidir quais destes métodos se enquadram melhor nos objetivos, missão, visão e valores da sua companhia.


Vale a pena salientar que, dependendo da quantidade de colaboradores ou de funções diferentes na empresa, os modelos de questionários devem ser adequados para cada um deles.


Colaboradores


Antes de selecionar o modelo de avaliação de desempenho é importante que a comunicação interna esteja funcionando perfeitamente, pois todos os seus colaboradores precisam estar cientes da avaliação. Eles precisam saber, de maneira clara, quais vão ser os critérios utilizados. Esta atitude vai deixar o clima mais tranquilo dentro do seu local de trabalho, pois os seus colaboradores vão ter a certeza de que não vão ser prejudicados ou injustiçados.


Tipos de avaliação de desempenho


Em cada modelo de avaliação você pode escolher um formato diferente. Vamos conhecer os tipos de avaliação e como cada uma delas funciona. É importante frisar que para cada modelo de avaliação você pode escolher um formato diferente: escalas numéricas, checklist, avaliação 360, depoimento escrito, dentre outros.


  • Avaliação 360 graus


Este tipo de avaliação é muito utilizada nas organizações. Através dela, vários dados podem ser obtidos e utilizados para a gestão da equipe. Desde o relacionamento entre o colaborador e empresa, até a visão dos funcionários do desempenho dos seus líderes, gestores e subordinados.


  • Avaliação por desempenho do funcionário


Nesta avaliação, o colaborador é analisado pelo seu rendimento. São avaliadas desde a capacidade de ele se comunicar e relacionar com seus pares até os resultados que são gerados.


  • Desempenho da equipe e departamentos


Neste modelo, a avaliação deve ser focada nas funções de cada um dos colaboradores, mirando sempre na honestidade e posicionamento de um dos seu funcionários e gestores.


  • Análise de satisfação de funcionários


Aqui, a principal meta é aliar a satisfação dos colaboradores em cima dos temas da avaliação de desempenho. Estes colaboradores vão ser questionados sob o prisma de autorrealização dentro da sua empresa. As perguntas variam desde a qualidade no ambiente de trabalho até a as oportunidades de crescimento dentro da empresa.


  • Desempenho de gestão


Esta avaliação de desempenho se desenvolve na busca de compreender como os gestores atuam sobre os seus subordinados. Técnicas de comunicação, estratégia de trabalho e resultados de suas equipes são levados em consideração.


  • Avaliação por competência


Este é um dos modelos mais utilizados na esfera empresarial. O avaliador vai elencar as competências de cada colaborador, trabalhando em cima de um conjunto de habilidades necessárias para o desempenho de determinada função. Cada uma destas aptidões possui um peso diferente, de acordo com a importância para o seu desempenho.


  • Incidentes críticos


O nome pode assustar um pouco, mas é muito eficaz. Esta metodologia se baseia em um registro detalhado, no qual ele teve um rendimento muito bom ou muito ruim. Este tipo de avaliação só funciona quando o gestor possui uma gama de situações para fins de comparação. Neste caso, também é importante que o colaborador também faça o seu próprio registro dos incidentes críticos.


  • Avaliação baseada no custo


Este método avaliativo se baseia no financeiro. Nele, o colaborador é observado sob o prisma do custo benefício que traz para a companhia. Basicamente, é quanto ele produz para empresa versus o montante anual investido nele. Este modelo é bom para ser utilizado para que o funcionário saiba exatamente quanto ele precisa render para justificar o seu trabalho, entretanto, esta metodologia não agrega o potencial de crescimento do colaborador, nem as suas aptidões e habilidades.


  • Distribuição forçada


Neste modelo você vai categorizar o desempenho dos seus colaboradores, pode ser de 1 a 5, vamos exemplificar para ficar mais fácil. Tomando o parâmetro de 1 a 5, vamos considerar que 5 seja a maior pontuação que pode se tirar e 1 a menor. Com estes números você distribui de uma maneira que apenas 10% dos colaboradores possam tirar 5; 20% podem tirar 4; 40%, 3; 20%, 2; e, por fim, 10% podem tirar 1. Com este modelo você pode efetivar 10% ou 20% dos seus colaboradores que possuem o melhor desempenho no ano, enquanto demite os 10% que renderam menos.


Este modelo pode ser perigoso, pois um clima competitivo e agressivo pode surgir, fazendo com que os seus colaboradores rendam menos do que o esperado. Outro ponto a ser avaliado é que estes números são baseados em um comparativo entre seus colaboradores, ou seja, os profissionais que rendem menos do que a média do mercado podem acabar recebendo uma avaliação mediana se os seus colegas produzirem pouco.


O ead nos treinamentos corporativos


Uma maneira eficaz de verificar a qualidade do treinamento dos seus colaboradores é através de uma plataforma ead. Através desta tecnologia você consegue colocar a prova os conhecimentos técnicos dos seus funcionários, identificando assim possíveis desníveis de rendimento dentro de uma mesma equipe.


Avaliar o desempenho do seu colaborador em um treinamento pode ser um fator crucial para o desenvolvimento da sua empresa. Imagine que você trabalha no departamento de recursos humanos de uma multinacional voltada para a tecnologia. Se o seu colaborador não obtiver um bom rendimento nos treinamentos de novas ferramentas, certamente ele vai estar fadado a ficar ultrapassado em um curto período de tempo. Dependendo do modelo de negócios da sua empresa e do departamento que ele trabalha, este pode ser o começo do fim de uma multinacional.


Através de uma plataforma ead você consegue identificar quais foram os alunos que obtiveram o melhor resultado nos treinamentos de maneira individual. Clique no link abaixo e solicite uma demonstração gratuita e decubra o que a plataforma EadBox pode fazer pelo seu negócio.


CTA Demonstração 1

Banner_Demonstração_Eadbox_2

[RICH_REVIEWS_SNIPPET]
[RICH_REVIEWS_SNIPPET stars_only=”true”]


Categorias