Capacitar funcionários através de cursos online

Saiba como capacitar funcionários através de cursos online

Capacitar funcionários nada mais é do que incorporar conhecimentos na área de atuação dos seus colaboradores por meio de cursos ou práticas. Para as empresas, ter funcionários preparados e capacitados para exercer suas funções com mais exatidão dentro da empresa, é uma tarefa cada vez mais árdua, devido ao curto tempo em que podem parar e se preparar por conta da rotina pesada de algumas instituições. Mas a falta de tempo não pode ser um empecilho para se qualificar! Uma forma de manter o bom funcionamento da engrenagem de sua instituição é aprender a capacitar seus funcionários por meio de cursos online.

Com o mercado cada vez mais competitivo e a busca por uma melhor relação custo/benefício, os cursos online ou e-learning (aluno e professor com flexibilidade de tempo e localização em qualquer espaço. Modalidade de ensino a distância – EAD, por meio de mídia eletrônica) trazem ao funcionário atualidades, treinamentos diversos, informações sobre a empresa, além de práticas e dicas diretamente relacionadas à sua função. Treinamentos presencias costumam demandar investimentos muito maiores, não somente financeiros, mas também necessitam, obrigatoriamente, tirar o funcionário de seu local de trabalho e ter espaços maiores.

O incentivo a seus colaboradores em realizar cursos online é uma maneira de mantê-los qualificados – item fundamental no cenário da concorrência de hoje, mas é preciso lembrar: deve-se ter coerência ao indicar o melhor curso online para seu funcionário, pensando no tema que mais se adequa a área que ele atua.

 

Ensino a distância é a solução para a capacitação dos seus funcionários?

Muitas são as vantagens de se trabalhar com o ensino a distância. A primeira delas é flexibilidade de horário e local: o funcionário pode estudar a qualquer hora do dia, sem a cobrança de ir até um local ou ter horário marcado para estudar. Normalmente, os cursos online tem um período (que pode ser uma semana, um mês, um ano) em que o aluno deve completar as horas propostas.

Funcionários

Outra vantagem que podemos observar é a autonomia do “aluno-funcionário”, que poderá ter sua própria dinâmica para estudar o conteúdo sem ninguém o cobrando. Aliado a isso, também é possível salientar a busca por conteúdo em outros sites da internet, que podem ajudar a complementar algum dado ou assunto abordado no curso que ele está fazendo, além de ter o conteúdo sempre atualizado. Mais um benefício são as apostilas que os cursos online disponibilizam para o aluno. Nelas estão todos os assuntos que serão estudados no curso e podem ser impressos para que possa ser consultado depois. Você pode optar por disponibilizar cursos prontos, ou desenvolver um curso online específico para os colaboradores da sua empresa.

Também há cursos online que apresentam o conteúdo em vídeo-aulas, fundamentais para o bom entendimento do aluno àquele tema. Muitos deles também disponibilizam resumos e revisões ao final de cada módulo para recapitular tudo que foi ensinado. Essas são as vantagens para o colaborador. Mas, e para a empresa?

 

Porque investir no ensino a distância

Quando você consegue capacitar funcionários por meio de cursos online, você tem a oportunidade de diminuir a rotatividade em sua empresa. Profissionais qualificados estão sempre preparados e atualizados sobre assuntos voltados a área que atuam. Isso faz com que as demissões diminuam e a produção daquele setor aumente. Outro benefício é um ambiente de trabalho mais agradável, pois o profissional passa a ter mais confiança no que está fazendo, sem cobrança de melhoria, o que acaba gerando mais motivação e segurança para realizar uma tarefa que lhe é pedida.

Veja também: Aumente a produtividade da sua empresa através do EAD

Ambiente de trabalho agradável é sinônimo de empresa saudável o que gera a próxima vantagem: competitividade. Profissionais capacitados são fundamentais para uma empresa competitiva no mercado. Quando você tem uma equipe que está qualificada para exercer tal função, consegue alavancar projetos e tornar-se concorrente no setor que atua.

Com isso, anote algumas dicas que vamos passar para você conseguir capacitar seus funcionários por meio de cursos online:

  1. Nunca deixe seu funcionário se acomodar. Incentive-o sempre, passe listas de cursos que ele pode fazer e, se possível, ajude a custear o curso. Invista em seus funcionários e o retorno será imediato tanto para ele, quanto para a empresa.
  2. Ao começar o ano, passe uma meta para cada funcionário de quantos cursos ele deve fazer nos doze meses e peça os certificados de conclusão. Você também pode bonificar os funcionários que cumprirem as metas, seja financeiramente ou com folgas.
  3. Cursos de idiomas também são formas de capacitação profissional. Incentive seus funcionários a fazerem cursos de línguas. Se ele já fala inglês, espanhol, por que não se aventurar em um curso de alemão, italiano ou até mandarim? Existem muitas opções na internet, inclusive cursos online de conversação.
  4. Faça uma listagem de cursos online gratuitos. Muitos funcionários vão deixar de cumprir as metas estabelecidas por não ter dinheiro para pagar os custos. Porém, há várias opções de cursos gratuitos que também são importantes para o desenvolvimento e capacitação do profissional em instituições como o Sebrae.

Mas, e se eu quiser investir em cursos online? Sim! Você também pode criar cursos online e oferecer a gama para seus funcionários. Dessa maneira, conseguirá trazê-los para mais perto da empresa. Anote as dicas de como investir em cursos EAD para capacitar funcionários.

  1. A primeira dica é: conheça seu público. Você precisa saber exatamente o que quer atingir para capacitar funcionários de sua empresa. Por exemplo, se é uma qualificação na área de tecnologia da informação, procure entender quais as necessidades do setor e o que os profissionais estão precisando naquele momento, para então, desenvolver cursos focados no assunto.
  2. O primordial para que seu curso seja um sucesso: o conteúdo! Contratar especialistas e instrutores do setor para montar as aulas que serão disponibilizadas aos alunos é fundamental. As aulas podem ser disponibilizadas tanto em apostilas, como falamos no início de nosso artigo; em vídeo-aulas, maneira mais eficaz de fazer com que o aluno preste mais atenção no que está sendo ensinado; ou powerpoints com o conteúdo. Ao final de cada módulo, faça com que o profissional aplique testes para avaliar se o seu funcionário está qualificado naquele assunto.
  3. Incentive, lembre, argumente com seu profissional e mostre a ele o quanto é importante participar das atividades propostas pela empresa. Isso trará um grande diferencial para a empresa e para o próprio funcionário.
  4. Você precisa de uma plataforma ead, que vai centralizar os seus cursos ead. Uma plataforma que disponibilize o conteúdo para que o funcionário possa estudar. A plataforma eadBox faz isso com perfeição, com um menu intuitivo e fácil de usar. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para testar a nossa plataforma e comece a mergulhar no mundo ead.
CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias