O que é comunicação corporativa com ead

Entenda o que é comunicação corporativa e porque começar hoje com o ead

A comunicação corporativa é um termo colocado em prática dentro das empresas para aprimorar o conhecimento da comunicação. O nome pode assustar: “comunicação corporativa”, mas, para quem já está habituado com comunicação organizacional e empresarial, fica fácil entender  o objetivo da corporativa.

Esses três termos, na realidade, são sinônimos. Trata-se de gestão, planejamento e administração de relacionamentos da empresa, utilizando a comunicação social. O principal objetivo é manter a melhor imagem e reputação da empresa perante seus clientes e também com os seus empregados.

A comunicação corporativa tem como objetivo analisar o ambiente em que se insere, conhecendo a fundo o público-alvo e como se relacionam, procurando entender suas exigências e carências individualizadas.

Esse tipo de comunicação pode ser usado por diferentes tipos de mídia. O planejamento para uma excelente comunicação corporativa se inicia pela análise do ambiente em que se encontra a empresa, como a cultura e o posicionamento no mercado. Esse tipo de pesquisa permite saber como a empresa precisa definir seus objetivos.

Para entender é bem simples: a empresa precisa de bons planejamentos para gerar uma reputação positiva. Sejam eles tanto com o aprimoramento de suas estratégias de marketing, tais como revistas, jornais e folders customizados, relatórios anuais explicativos, e-mail marketing quanto para o público interno como para o externo. É muito importante, ter uma equipe de social media extremamente capacitado para se relacionar com o público-alvo tanto nos bons, como nos maus momentos da empresa. Os profissionais de Relações Públicas e de Assessoria de Imprensa também se encontram dentro dessas atividades.

 

Como adquirir uma boa reputação na sua empresa?

Um fato é certo, uma boa reputação não surge de um dia para o outro. É, na verdade, o resultado do ótimo planejamento e criação de estratégias e políticas de comunicação especializada, priorizando a opinião das marcas, do aumento do desempenho organizacional e da opinião dos empregados.
Gerenciamento da reputação, relações com a mídia, responsabilidade social, comunicação de marketing, comunicação interna, propaganda corporativa e ações que favorecem a sociedade e gerenciamento de crises são algumas das principais funções da Comunicação Corporativa.

 

Empresa

As relações com a mídia são desempenhadas pela assessoria de imprensa, que encaminha releases e mantém um bom relacionamento da empresa com os outros veículos de comunicação. É através dessas relações que a empresa fica sendo uma principal fonte de informação fazendo com que a mídia seja uma parceira dela, aumentando o número de pessoas que vão formar uma opinião e a reputação da empresa.

O profissional de marketing, na Comunicação Corporativa, trabalha com a demanda, promoção, preços e distribuição de produtos. Contudo, a comunicação de marketing está ligada com as estratégias da comunicação organizacional, evitando assim as opiniões contrárias que poderiam mudar os pensamentos do público em relação a reputação da empresa. Trata-se de parcerias para manter uma boa comunicação e alcançar resultados positivos para a instituição.

 

Os principais benefícios da comunicação corporativa

  • Interação afetiva: Com uma boa comunicação tanto interna como externa, a empresa mantém a sua boa reputação, longe de especulações negativas. O ideal é padronizar a comunicação da empresa, evitando que cada funcionário crie a sua própria rotina, fazendo com que interajam de forma única.
  • Imagem positiva da empresa: Se a empresa possui boa comunicação para o público interno e externo, a sua credibilidade e visibilidade
    positiva só tende a aumentar. A empresa se posiciona e mantém transparência de suas campanhas midiáticas, ganhando mais respeito e destaque dos clientes. Por isso é essencial ouvir a opinião dos funcionários e também dos outros empresários e clientes dando à eles os melhores atendimentos, aumentando a boa imagem da empresa.
  • Boa comunicação: Investir em uma boa comunicação e ter estratégias bem planejadas só trazem benefícios à empresa. Ter funcionários que prezam a opinião do público externo e que tratam com respeito às críticas mantém a empresa com uma boa imagem. Assim como também com a comunicação interna fazendo com que os funcionários alcancem o mesmo objetivo. Ter um bom feedback alinhado a boa comunicação. As críticas e elogios são exemplos que devem ser passadas ao colaborador/chefe fortalecendo a comunicação da empresa, melhorando o crescimento profissional como também o da empresa.

 

O que é Comunicação Corporativa Externa?

A comunicação externa cria a identidade da marca. Ela inclui os processos de comunicação com o público-alvo, com os investidores e futuros parceiros. As principais áreas utilizadas são o marketing, relações públicas e a publicidade. É a principal forma da empresa ser vista com bons olhos pelo mundo dos negócios.
Suas principais ferramentas são as campanhas publicitárias, anúncios de TV, jornais, propagandas virais nos rádios e eventos que garantam futuros patrocínios e parcerias com a empresa.

O que é Comunicação Corporativa Interna?

A comunicação interna pode ter dois modos de funcionar. Ela pode ser trabalhada pela horizontal e pela vertical.
Na horizontal é feita quando a comunicação é realizada para funcionários com a mesma função. A vertical, como diz o nome, é feita a comunicação interna para funcionários de diferentes níveis hierárquicos da empresa.

 

Comunicação

 

O público interno precisa saber qual é o seu papel e também como tem valor em relação a empresa de gerar lucro e definir reputação no mercado. Sendo assim, os profissionais da comunicação interna praticam, enviam e buscam informações sobre a empresa que sejam reconhecidos na mídia, proporcionando mais o interesse do público-alvo e garantindo o sucesso da empresa.

O que pode acontecer, que muitas empresas não desejam, são desde incidentes e acidentes até acontecimentos totalmente inesperados e indesejados. Para não provocar uma crise séria na empresa, o gerenciamento de comunicação de crises tem como objetivo administrar esses contratempos. É claro, com antecedência de como agir com rapidez sem que cause prejuízo e má reputação da empresa.
Todas essas funções citadas influenciam umas às outras. Claro que cada uma é administrada por diferentes pessoas, porém todas regidas por um mesmo módulo: a assessoria de comunicação corporativa.

 

O ead na comunicação corporativa

Agora que você já sabe o que é a comunicação corporativa e como ela funciona, vai perceber como o ensino a distância se enquadra perfeitamente para esta parte da empresa. As ferramentas mais comuns utilizadas para desenvolver a comunicação corporativa são conferências, reuniões, entrevistas e apresentações.

Através de uma plataforma ead você consegue realizar transmissões ao vivo para diminuir a distância entre os diretores de sedes diferentes. É possível também efetuar treinamentos para valorizar o seu colaborador, visando a melhoria dos resultados da sua equipe. Você também pode utilizar o ambiente virtual de aprendizagem para trabalhar a comunicação interna e muito mais. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para testar a plataforma eadBox e conheça todas as funcionalidades que podem fazer a sua empresa alcançar um novo patamar na comunicação corporativa.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias