Chroma key gastando pouco

Chroma Key: Como fazer um em casa gastando pouco?

Manter o padrão de cenário e iluminação em uma produção não é fácil. O chroma key dá uma possibilidade muito grande para que você trabalhe na edição utilizando fundos diferentes, que podem interagir com a sua vídeo aula, tornando ela ainda mais interativa.

O chroma-key é utilizado, na maioria das vezes, para alterar o fundo dos vídeos, deixando-os mais profissionais e de alta qualidade. É uma forma mais natural de colocar vários elementos em um mesmo lugar, sem que ocupe todo o seu estúdio de gravação. Para quem está começando a produzir seus cursos online, espaço é uma coisa que costuma faltar no home studio, não é verdade?

Se você não sabe o que é chroma key, vamos te mostrar que muitos que utilizam essa técnica. Sabe aquele mapa com a previsão do tempo nos telejornais, onde os profissionais ficam na frente de uma tela apontando para um mapa? Aquilo é um chroma key. Um programa que marcou época no Brasil por conta da utilização do chamado “fundo verde”, foi o apresentado pelo Marcos Mion, quando estava a frente do programa “Piores Clipes do Mundo”, na MTV, em meados dos anos 2000. Todo o programa era feito em chroma-key, e propositalmente “mal cortado”. Essa super técnica também é usada em praticamente 99,9% dos filmes produzidos em Hollywood, desde os super heróis até os de ficção científica.

 

Chroma key

 

Quem acompanha os conteúdos aqui do blog da eadBox certamente já ouviu falar sobre o DIY (Do it yourself), também conhecido como “Faça Você Mesmo”. Essa é a mais nova onda para quem quer ter objetos de alto valor, sem o custo de contratar profissionais e gastando bem pouco.

Veja também: Como montar um home studio gastando pouco

Existem duas maneiras de fazer isso: com tinta ou com tecido. Ah, e se é você mesmo que edita seus vídeos, vai precisar utilizar um software de edição e alguns plug-ins, mas existem vários tutoriais na internet que lhe ensinam a fazer isso e, acredite, é bem mais simples do que parece.

Se você está achando que é um monstro de sete cabeças, muito difícil e caro de fazer, você está enganado. É muito simples, basta criatividade e força de vontade. Caneta e papel na mão? Então vamos lá.

Fazendo anotações

Como fazer meu chroma key?

Para começar, existem três cores ideais para o resultado do chroma key ficar bom: verde, azul e vermelho. O tom verde limão é o mais utilizado, porque ele faz contraste com a pele humana, que é mais avermelhada, sendo assim, é mais fácil de recortar o fundo verde para poder inserir uma imagem em seu lugar depois. Fique atento para não usar roupas ou acessórios da mesma cor do chroma key. Já o fundo azul é o mais ideal para o corte, o fundo vermelho não é recomendado, pois é parecido com o nosso tom de pele, e na hora de recortar na edição vai ser bem mais difícil.

Você pode fazer o chroma-key de dois modos, um deles é comprando o tecido. Calcule e anote o tamanho do espaço que você tem para gravar e, em qualquer loja de tecidos você encontra o tom ideal. O tecido recomendado é o poliéster, mas cuidado na hora da iluminação, pois o tecido pode ficar “brilhando” demais, dificultando o corte na pós produção.

O segundo modo ideal é, em vez de tecido, você utilizar tinta e pintar uma parede do espaço em que você realiza as gravações. Desse modo você não precisa de um suporte para o tecido, que é a nossa próxima dica.

 

O suporte para o chroma key

Se a melhor opção para você é utilizar o tecido, você definitivamente vai precisar de um suporte. Com a criatividade à tona você pode produzir painéis de diversas formas para colocar o tecido. Ele pode ser tanto de madeira como de cano de PVC, que é encontrado em qualquer loja de material de construção. Mas se o seu investimento é muito curto e precisa mesmo economizar grana, uma boa opção é fita adesiva, daquelas que grudam bem mesmo, para fixar o tecido na parede. Em todos os casos, o tecido precisa ficar esticado e reto, cobrindo toda a extensão do quadro da sua câmera. Se você optou pela pintura, capriche nela, pois não pode haver imperfeições na parede, ela precisa estar lisa. Com a iluminação do estúdio, não pode haver nenhuma sombra no chroma key.

 

A importância da iluminação

A iluminação também é essencial, porque ela separa a pessoa que está gravando do fundo, além de deixa-la mais nítida. E o mais importante de tudo: ela precisa ser toda por igual. Ou seja, não pode haver nenhuma sombra no tecido porque, na hora da edição, algumas partes do corpo da pessoa podem ser apagadas junto ao fundo do chroma-key ou, se uma parte do tecido estiver um pouco mais escura que a outra, a edição fica mais difícil.

Se você utilizar o tecido de cor verde limão, a produção fica mais fácil porque, pelo tecido ser claro, ele rebate a luz com mais facilidade, economizando com a iluminação.

 

A pós-produção

Ao utilizar o chroma key, desligue todas as configurações automáticas da câmera que você irá gravar. A exposição, o foco, íris, balanço, tudo precisa que ser no manual. Se você deixar qualquer configuração no automático, a gravação ficará constantemente diferente conforme o movimento na cena. Isso só dificulta o trabalho de edição, podendo até ter que regravar o que foi feito. Se você grava no celular, normalmente não há muita escolha, mas tente fechar o foco em você ou em seu rosto, caso tenha esta opção em seu aparelho.

Essa é a grande arte de se fazer muito, utilizando pouco. É assim que as grandes produções cinematográficas fazem quando há cenas de grandes explosões e destruições de cidades. Com certeza você já viu o seu herói preferido em vários momentos de lutas épicas e em cenários incríveis, daqueles que é impossível de acreditar que exista, mas que no fundo é tudo feito em chroma key. Agora, você pode se utilizar da edição para fazer com que a vídeo aula para o seu curso online fique mais interativa e atrativa para os seus alunos. Aproveite para conhecer as funcionalidades da plataforma eadBox solicitando um teste grátis.

CTA Trial

trial


Categorias