Como automatizar funil de vendas do seu curso online

Como automatizar funil de vendas do seu curso online?

Automatizar funil de vendas pode ser a peça que faltava para que o seu curso online cresça. Se você não está dando conta de alimentar o seu follow-up, talvez seja a hora de investir em uma ferramenta que faça este gerenciamento para você. Ter uma gestão e qualificação de leads pode ser o segredo para que você consiga gerar mais vendas com um esforço menor. Mas antes de irmos para o ponto da automação do funil de vendas, é importante definir o que é um funil de vendas e como ele funciona.

 

O que é e como funciona um funil de vendas?

Em uma compra em um supermercado você acaba comprando algumas coisas por impulso, como naquela fila para o caixa rápido que é abarrotada de gôndolas com refrigerantes e biscoitos que geram em você uma necessidade imediata, ou até mesmo algum produto em oferta. Mas vender um curso online não é tão simples e você sabe bem disso. A compra é mais complexa, você precisa gerar uma necessidade em seu cliente, então ele vai pesquisar soluções, analisar opções, comparar preços e avaliar alternativas para que, só então, venha a fechar a compra.

Um funil de vendas, em sua maioria, é dividido em três partes principais: o topo do funil é composto pelos visitantes do seu site, as pessoas que se interessaram por determinado conteúdo e chegaram até ele através do marketing de conteúdo; o meio do funil de vendas, quando o visitante se torna um lead, ou seja, ele já possui interesse de compra e está analisando as vantagens em adquirir o seu produto; e o fundo do funil de vendas, quando ele já está propenso a se tornar um cliente, que é o que chamamos de lead qualificado. Quanto mais avançado no funil de vendas o seu prospect estiver, mais propenso a adquirir o seu curso online ele estará.

Funil de vendas

Existe a possibilidade de ele desistir no meio do caminho ou até mesmo precisar de um desconto para que ele venha a comprar o seu produto. Existem muitos caminhos que podem ser percorridos pelo seu prospect e você precisa entender a complexidade envolvida em um processo de compra. O funil de vendas vai ajudar você a acompanhar o caminho que o seu aluno vai trilhar até comprar o seu curso online, desde o primeiro acesso em seu site até a efetivação da compra. Este rastro que ele deixa para trás vai ajudar você a focar em ações para conduzi-lo até compra.

 

A jornada do consumidor de um curso online

Para entrar na automação do funil de vendas para o seu curso ead é importante compreender a jornada do consumidor. Ela costuma variar em cada tipo de negócio, por exemplo, em uma loja física para comprar roupas os passos seriam os seguintes:

  • Aproximação do cliente;
  • Estabelecimento de contato;
  • Compreender através do atendimento o que o cliente busca;
  • Oferecer produtos adequados;
  • Negociar formas de pagamento;
  • Fechar a venda.

Este processo todo pode levar menos de 5 minutos ou duas horas, depende da quantidade de produtos e do valor de cada uma das peças, mas isso não importa agora. Você precisa saber que este é um ciclo de venda curto. Se este mesmo consumidor fosse comprar as mesmas roupas em uma loja virtual, o processo seria bem diferente, não é verdade?

Existem ciclos de vendas que são mais curtos e ciclos de vendas que são mais longos. Você sabe quanto tempo, em média, o seu consumidor leva da leitura em seu primeiro post até a efetivação da compra? Se ainda não sabe, está mais do que na hora de saber, e nós vamos te ajudar.

Como automatizar funil de vendas

O papel das empresas que vendem um produto ou prestam um serviço mudou com a chegada da internet. Hoje as empresas precisam ajudar o seu cliente a tomar a melhor decisão e assim fazer a melhor compra. Sabendo disso você precisa desenhar todas as etapas e estágios do seu funil de vendas. Quais são os posts do blog que fazem com que ele conheça o seu curso online? Qual é o tempo médio de compra? Isso é o que você precisa definir na primeira parte para a automação do seu funil de vendas.

Como automatizar o funil de vendas do seu curso online

Um ponto muito importante que deve ser lembrado é que cada curso online que você possui vai ter um funil de vendas diferenciado, se você possui dois cursos ead, por exemplo, você vai precisar fazer isso duas vezes, uma para cada curso.

Veja também: O que você precisa saber para planejar o seu curso online

Em cada uma das três partes do funil são necessárias determinadas ações para fazer com que o visitante do site se torne um lead, e após um lead qualificado até se tornar um aluno. Liste quais são estas ações, qual é o tempo de duração de cada uma delas e quem é o responsável, caso você já possua uma equipe trabalhando com você.

Estabelecer qual é a relação da porcentagem de conclusão para cada estágio da venda é importante também. Tente deixar o seu fluxo o mais curto possível, para facilitar o caminho a ser percorrido pelo seu futuro aluno. É interessante também desenhar o seu fluxo em um quadro, papel ou algum software, para que a jornada de compra fique visível.

Insira em seu processo de funil de vendas os seus alunos e ex-alunos também. Um bom funil de vendas é focado em oportunidades, não apenas em novos clientes.

Agora sim é hora de você procurar um software para gerenciar a automatizar o seu funil de vendas. Existem diversas plataformas que pode fazer isso para você. Vamos listar aqui 5 delas, que são top de mercado.

  1. RD Station
  2. Hubspot
  3. Wishpond
  4. Sharpspring
  5. Infusionsoft

Com o seu processo de funil de vendas automatizado você precisa estar preparado para ter mais alunos em sua base. Por isso você precisa de uma plataforma ead que seja robusta, mas ao mesmo tempo intuitiva para atender os seus alunos.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias