trabalhar como professor online

Quer trabalhar como professor online? Leia nossas dicas!

Trabalhar como professor online demanda uma extensa pesquisa, para que o profissional se mantenha sempre atualizado. Além de ser uma profissão que está sendo muito visada ultimamente. Por ser uma área relativamente nova, vem causando algumas dúvidas em relação a forma como o profissional lida com as questões de trabalho, funcionamento da comissão e em questão dos direitos autorais do professor.

Se você pretende trabalhar como professor online, veja algumas dicas que separamos para você neste post.

Leia também: professor EAD: qual a melhor forma de contratar?

 

trabalhar como professor online

 

Dicas para trabalhar como professor online

Quem quer seguir a carreira de professor online precisa ter em mente que a forma de dar aulas é completamente diferente de um professor presencial. É necessário – na modalidade a distância – que o professor seja mais objetivo. Além de saber se comunicar bem, seja através da linguagem escrita ou verbal.

É importante ressaltar que para trabalhar como professor online é imprescindível ter uma boa desenvoltura em frente às câmeras. E, para desenvolver essa habilidade basta treinar. Para isso, faça algumas gravações para ir se soltando.

Se você ainda não tem equipamento para começar a trabalhar como professor online, veja nosso post “melhor câmera do mundo: qual a melhor e suas alternativas”.

Como funciona o pagamento para professores online?

A forma de comissionamento de um professor online é diferente dos presenciais. Isso acontece porque o trabalho de um professor online funciona de forma diferente. As aulas são gravadas e podem ser reaproveitadas a qualquer momento, sem a necessidade da presença física do professor em sala de aula.

Se você está pensando em trabalhar nesta área, muito provavelmente este questionamento já passou por sua cabeça. Pois bem, a forma de pagamento depende de instituição para instituição, assim como de professor para professor, visto que a forma de trabalhar de um professor para outro é diferente.

O ideal é que, a cada trabalho que você tiver nesta área, seja feito um contrato listando todas as formas de comissão de acordo com o trabalho realizado. É importante que ambas as partes estejam de acordo com o pagamento.

A principal forma de realizar o pagamento de um professor online é através do trabalho estrutural que ele irá fazer. Por exemplo: geralmente, os professores online ficam responsáveis pelo planejamento do conteúdo que será ministrado. Quanto mais trabalho de cunho estratégico for exigido, maior será o comissionamento do professor.

Existe, também, a possibilidade do professor apenas ministrar as aulas. Dessa forma, o valor do comissionamento será diferente. Isso porque não existe um piso salarial para esta profissão.

Veja algumas formas de comissionamento:

  • Remuneração híbrida – acontece quando o professor recebe uma porcentagem dos cursos vendidos, além do valor por hora aula;
  • Porcentagem na venda de cursos online – o professor recebe de acordo com a quantidade de cursos vendidos.

Nessas duas formas de comissionamento a porcentagem em cima da quantidade de cursos vendidos é diferente. Por exemplo, na remuneração híbrida a porcentagem é mais baixa. Já quando o professor abre mão do valor por hora aula a porcentagem em cima dos cursos vendidos aumenta. Portanto, é necessário pensar qual das duas maneiras é mais vantajoso para você.

 

Agora que você já sabe como trabalhar como professor online e como cobrar por esse tipo de serviço, que tal começar a trabalhar nesta área?

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias