Como oferecer cursos online

Como oferecer cursos online: leia o nosso passo a passo3 min read

Diversas barreiras já estão sendo ultrapassadas com os avanços tecnológicos, e a educação não poderia ficar de fora. Independente da situação econômica de uma comunidade, todos sabem que devem buscar a educação em primeiro lugar, afinal é ela a responsável por alavancar nossos sonhos profissionais. No entanto, quem de fato vai estar lá para oferecer essa educação que as pessoas precisam? Você! Confira o nosso passo a passo de como oferecer cursos online!

Como oferecer cursos online

Passo 1: Planeje o conteúdo

Planejar seu conteúdo é um dos passos mais importantes sobre como oferecer cursos online, afinal de contas é através dele que seu público irá ou não confirmar sua credibilidade na área.

Não adianta querer oferecer uma grande abrangência de material sem planejamento. Lembre-se que para garantir que tudo dê certo no seu curso primeiro, deixar tudo bem organizado é o primeiro passo para conquistar o sucesso.

Gaste tempo. Planejar nem sempre é fácil, por isso é tão importante. Selecione os temas que deseja ensinar e os categorize em área e nível de dificuldade.

Entenda o que seu público busca e não tente nadar contra a correnteza. Se os dados mostram que eles buscam por mais vídeos, ao invés de e-books, trabalhar apenas com o material escrito pode não ser uma boa ideia. Opte no mínimo por tentar mesclar ambos modelos de ensino.

Você também pode gostar de – 10 modelos de EAD para explorar o mercado de educação

Passo 2: Invista no ambiente online

É impossível oferecer cursos online, sem ter um site próprio. Com isso é fundamental escolher uma boa opção de hospedagem para seu negócio.

Os principais aspectos a serem analisados são:

  • Organização do conteúdo;
  • Opções de personalização;
  • Garantia de segurança;
  • Suporte mobile;
  • Gerenciamento de pagamentos.

Existem ainda opções como criar sua plataforma do zero, sem hospedar em outro local. No entanto, é necessário um poder aquisitivo maior, o que nem sempre está disponível em um empreendimento novo.

Passo 3: Escolha seu modelo de venda

Escolher seu modelo de venda é terceiro pilar na hora de pensar em como oferecer cursos online. Se você vai cobrar pelo seu curso, precisa pensar no modelo ideal para isso.

Hoje, existem duas opções mais populares para isso. A primeira, é vender por curso fechado, ou módulo. Nesse modelo, o aluno compra conforme o tema de interesse e individualmente. Se optar por esse tipo de venda, calcule conforme complexidade e duração do tema em questão.

A segunda opção é vender uma assinatura. Essa pode ser paga mensal, semestral ou até mesmo anualmente. Com esse modelo de compra e venda, o aluno tem acesso a todo o catálogo de cursos. Não se esqueça de que esse modelo exige uma alta atualização dos conteúdos oferecidos.

Passo 4: Crie um portal de vendas

O último passo, mas não menos importante é o portal de vendas, afinal é ali que todo seu trabalho produzindo conteúdo de qualidade e atraindo consumidores dá resultados.

Crie um portal de venda com as informações de maneira clara e objetiva. Assim todos os usuários terão uma experiência satisfatória.

Leia mais – Transforme seus cursos online em sucesso de vendas  

Invista na divulgação também, afinal, as pessoas só participarão do seu curso se souberem que ele existe e conhecerem ao que ele se propõe.

E então, já está pronto para começar? Ficou com alguma dúvida sobre como oferecer cursos online? Nos conte nos comentários, estamos aqui para te ajudar.

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias