Como fazer uma vídeo aula atrativa para seus alunos

Segundo estudos realizados pela Fundação Lemann, mais de 12 milhões de brasileiros estudam pela internet. Existem diversos motivos que levam as pessoas a optarem pelo ensino online e um deles é pela atratividade das vídeo aulas. A facilidade de tê-las sempre a disposição, com a opção de pausar ou voltar sempre que desejar, também é um grande incentivo. Mas afinal de contas como fazer uma vídeo aula atrativa para seus alunos?

Muito mais que gravar um vídeo com um monólogo, fazer uma  vídeo aula atrativa requer bem mais do seu tempo. Confira nosso blogpost e saiba mais sobre como fazer parte dessa tendência de ensino.

Entenda do tema a ser abordado

É fundamental ser completamente capacitado no assunto a ser discutido. Por se tratar de um ambiente de relacionamento rápido, qualquer coisa minimamente errada pode virar uma bola de neve da qual você perderá o controle.

Complemente com – O que é vídeo aula: introdução ao EAD

Planeje seu conteúdo

Antes de iniciar uma vídeo aula, tenha em mente o que você deseja transmitir com ela. Início, meio e fim são tópicos necessários em qualquer contexto, mas em uma vídeo aula se tornam ainda mais importantes.

Leia mais – Como ser professor online: veja nosso passo a passo

Tenha didática

Por definição, didática significa a arte de transmitir conhecimentos. Ser uma pessoa com didática é possuir a capacidade de ensinar com coerência tudo o que você está se propondo.

Treine suas aulas antes de transformá-las em vídeos. No espelho, com a família ou amigos, o que estiver a sua disposição é válido.

Lembre-se de, na hora em que estiver pensando em como fazer uma vídeo aula, adequar a sua linguagem de acordo com o público que você quer atingir. O uso do humor é super recomendado para ensinar, mas sempre equilibrando com o conteúdo e sem parecer forçado.

Selecione o equipamento adequado

Nem a pessoa com a melhor didática do mundo consegue bons resultados com um vídeo de baixa qualidade audiovisual. Para uma mensagem ser bem interpretada, é necessário que ela seja recebida da maneira adequada. E é aqui que entram os equipamentos para a captação de som e vídeo.

Para o aluno se manter na vídeo aula, ele precisa receber bem mais do que um conteúdo de qualidade, ele precisa de uma boa imagem do que está sendo apresentado e claro um bom áudio, então lembre-se de dar atenção ao seu equipamento.

Pode ser do seu interesse – Câmera para gravar vídeo: qual a melhor opção para criar os seus?

Tenha um diferencial

Fique de olho no que a concorrência está fazendo e analise o que está dando certo ou não.

Coloque na ponta do lápis tudo o que você é capaz de fazer melhor que seus concorrentes, ou alguma novidade que você possa integrar as suas vídeos aulas. Animações, Screencasts ou até mesmo uma caracterização podem deixar sua vídeo aula ainda mais atrativa.

Leia também – 15 ferramentas de screencast para gravação de vídeo aula

E então, te ajudamos a entender como fazer uma vídeo aula? Nos conte nos comentários!

 


Categorias