Como montar um site de cursos online

Como montar um site de cursos online e ganhar dinheiro ensinando

Com a internet ficou mais fácil de encontrar soluções para seus problemas e dúvidas. Basta pesquisar no Google que aparecem centenas de site com explicações e cursos relacionados com suas pesquisas. Já foi o tempo em que era necessário ir até a biblioteca para realizar buscas e gastar horas buscando as informações necessárias. A tecnologia tornou o acesso a informação muito mais rápido e com isso fez com que as pessoas tenham um conhecimento muito mais amplo. Isso gerou a criação de cursos livres, fazendo com que as pessoas estejam mais preparadas para lidar com os problemas cotidianos de forma mais simples. Portanto, se você quer aprender como montar um site de cursos online, acompanhe as dicas que vamos dar neste post.

Cada vez mais temos acesso a todo tipo de informação e tecnologia a alguns cliques de distância. Atualmente podemos fazer cursos, compras, praticar exercícios apenas utilizando aplicativos. Essa criação massiva de aplicativos para todo o tipo de necessidade, aumentou a quantidade de interessados. Isso faz com que este tipo de negócio seja atrativo para os empresários, já que tem um grande índice de sucesso.

Veja também: 5W2H, uma ferramenta essencial para gerir seu negócio.

 

Como montar um site de cursos online

 

Como montar um site de cursos online

Para começar a montar seu negócio é necessário ter em mente que existe uma linha a ser seguida. Assim como em qualquer projeto é necessário fazer um planejamento bem estruturado, para que no momento de ser colocado em prática tudo saia da forma como foi imaginado. Quanto mais detalhado o planejamento estiver melhor será para seu negócio.

O planejamento deve contar com o tema do seu curso, quantidade de aulas, estrutura das aulas, material auxiliar, modalidade, plataforma, tempo de duração, entre outros. Todos esses detalhes farão a diferença no final, fazendo com que o projeto saia mais facilmente do papel e tenha o lucro esperado.

Leia também: como planejamento de marketing se encaixa no seu EAD.

Para você aprender como montar um site de cursos online acompanhe nossas dicas a seguir:

1- Saiba o seguimento que seu negócio irá seguir

Depois de você decidir que irá começar a investir em seu negócio online é necessário delimitar o seguimento de seu curso. Você pode pegar um tema do qual você tenha domínio e criar aulas em cima dele. Por exemplo, se você possui conhecimento sobre plantas para apartamentos, você pode criar aulas dentro do nicho de plantas.

Nesse momento é importante fazer uma pesquisa sobre o tema para entender o que está sendo veiculado sobre esse assunto. Se já existem cursos sobre isso e quais são as principais dúvidas de quem busca sobre esse tema, por exemplo. Para fazer isso você pode utilizar de ferramentas como o SemRush para saber a quantidade de pesquisas sobre o tema que são feitas no Google

É importante salientar que quanto mais genérico for o nicho que você escolheu maior será o volume de buscas. Isso também reflete na quantidade de concorrência que você terá. Portanto, quanto mais você afunilar o assunto que você irá trabalhar, melhor para o seu negócio, já que não terá tanta concorrência.

2- Entenda o público que você irá trabalhar

Uma das partes mais importantes para entender como montar um site de cursos online é entender o público-alvo do seu negócio. Depois que você já tem bem definido o nicho o qual irá seguir é necessário entender por completo o público que você irá atingir.

Conhecer por completo seu público te ajuda não só construir um conteúdo apropriado, mas também saber utilizar a linguagem adequada. Portanto, é necessário entender qual o sexo de seu público, estado civil, padrões de comportamento, objetivos profissionais e pessoais, por exemplo. Assim, o conteúdo e ações para divulgação ficarão mais assertivas, consequentemente o sucesso do seu negócio é praticamente certeiro.

Talvez seja do seu interesse: persona: aprenda o que é e como criar as suas.

3- Defina o formato que seu curso terá

Os cursos online podem ter inúmeros formatos de conteúdo, quanto mais material tiver, melhor será para o público que te acompanha. Assim, eles poderão ter acesso a informações de maneira diferente, facilitando o entendimento.

Com o público-alvo bem definido é possível ter uma ideia de qual tipo de material eles mais costumam consumir, facilitando a elaboração de um material mais assertivo. Conheça os materiais que você pode utilizar em seu curso online:

    • Ebook – com esse tipo de material seu público consegue ter um entendimento mais profundo do tema abordado. Esse modelo de material é mais utilizado pelas empresas e empreendedores. O ponto forte deste tipo de material é que para acessá-lo não é necessário estar conectado a internet. Basta baixá-lo e é possível acessá-lo através de qualquer aparelho eletrônico;
    • Screencast – esse formato de material é basicamente a captura de tela e transmissão em vídeo. É excelente para aulas em que é necessário a utilização de slides ou que a pessoa que está assistindo necessite ver o que está sendo feito;

 

  • Podcast – esse modelo de material é muito parecido com programas de rádio. A principal diferença é que são gravados e direcionados a partir de um tema previamente pautado. Ele é ideal como material complementar, pois pode ser escutado em momentos da escolha do seu aluno.

 

4- Comece a produzir o conteúdo do seu curso

Depois de uma extensa pesquisa, delimitação de tema e elaboração do planejamento é hora de colocar a mão na massa. Nesse momento é necessário que você faça muitas pesquisas sobre o tema em que você irá abordar em seus cursos. Dessa forma, será possível transmitir um conteúdo mais completo para seu público.

Comece criando um rascunho do que serão as aulas, assim você terá uma ideia do que e como será abordado o assunto. Estruture em tópicos para, posteriormente, começar a criar o conteúdo mais encorpado para seu negócio. Com tudo pronto é hora de colocar em prática.

Separe o conteúdo central e o conteúdo que será abordado em materiais auxiliares.

5- Hospede seu curso online

Essa é uma etapa do processo de criar seu curso online em que pode causa muitas dúvidas. Para hospedar seu curso é necessário encontrar uma plataforma que encaixe com suas necessidades.

 

Para saber mais, leia nosso post completo “plataforma para vídeo aulas: o que é preciso considerar”.

Viu que aprender como montar um site de cursos online não é um bicho de sete cabeças? Com essas dicas já é possível começar o seu próprio negócio.

 

CTA Trial

trial


Categorias