investir em educação a distancia, ead para universidade

Veja a importância de investir em Educação a Distância

Investir em Educação a Distância, após a modernização e disponibilização de novas tecnologias, se destaca para os alunos quando em comparação à modalidade educacional presencial. Esse tipo de ensino permite cobrir algumas lacunas ou deficiências do tipo de ensino local.

Diversas características são destaques nesta modalidade, mas em um primeiro momento cabe ressaltar que por utilizar ambientes virtuais de aprendizagem integrados, a EAD cria situações de ensino nas quais os próprios alunos organizam seu estudo.

Além do mais, o estudo não é dirigido por eventos expositivos, mas sim por meio de discussão e interação, nos quais os alunos podem organizar suas ideias e compartilhar seus conhecimentos de modo autônomo.

A mediação didático-pedagógica, por sua vez, ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação como fóruns de discussão, e-mails, chats e etc, este tipo de mediação propicia a cooperação e a interatividade.

Apesar do sistema de ensino à distância ser semelhante à escola convencional com relação aos componentes (aluno>docente>comunicação>estrutura), o ponto diferencial está na Estrutura e Organização.

Uma instituição que desenvolva atividades e planeja investir em Educação a Distância deve utilizar os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) como comunicação entre alunos e professores. Dentre as vantagem de utilizar os AVAs é que eles permitem integrar linguagens e recursos, múltiplas mídias, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos do conhecimento. De acordo com Almeida (2003, p. 331) a “interação num AVA é fundamental para que os alunos possam organizar suas ideias, compartilhar seus conhecimentos tornando-se sujeitos autônomos de sua aprendizagem”.

Baseado em autores como Chaves (199), Sarramona (1986) e Leiva (2003) é possível apresentar algumas características do processo de EAD, o que permite uma proposição da sua importância:

  • O aluno não tem uma delimitação geográfica e nem uma sala de aula presencial para buscar sua qualificação.
  • O aluno é livre para escolher os horários mais convenientes para estudo;
  • A modalidade à distância mantém todas as condições de um sistema tradicional de educacional, como: planejamento, orientação do processo e avaliação.

A título de curiosidade, é interessante pontuar que atualmente fala-se em ensino à distância e EAD (Educação à distância) como se fossem sinônimos, no entanto “Ensino representa instrução, socialização de informação, aprendizagem, etc.” (PRETI, 1996, p.24), enquanto Educação é “estratégia básica de formação humana, aprender a aprender, saber pensar, criar, inovar, construir conhecimento, participar etc.” (MAROTO, 1995).

Retornando à importância de investir em Educação a Distância, pontua-se que esta modalidade proporciona motivação para a pesquisa, acessibilidade, autonomia e flexibilidade nos estudos, tudo isso porque respeita o tempo e o espaço do aluno, assim a educação tem maior possibilidade de se desenvolver conectada à realidade do indivíduo.

Ao traçar o contraste com a modalidade presencial, a maior desvantagem é a falta de flexibilidade e tempo para leitura e reflexão dos conteúdos. A partir daí a modalidade na qual os alunos tem chances de ter um aprendizado maior é a EAD, pois o método é dinâmico e flexível, o que desperta a criatividade e permite a organização do tempo de forma individual.

Ainda que na modalidade presencial os alunos tenham vantagem na velocidade das respostas do professor quanto a um questionamento, essa vantagem perde um pouco de valor quando evidenciamos o maior tempo de reflexão e assimilação que a EAD proporciona ao aluno, permitindo que ele mesmo solucione problemas menos complexos. Assim, para evitar que os alunos tenham dificuldade de inserção na nova ferramenta tecnológica, o papel do professor ou monitor é essencial num curso à distância.

Portanto, as instituições devem realizar esforços que resultem na percepção do da educação à distância como partes integrantes do mesmo projeto educacional, e não partes isoladas que competem entre si. Para investir em Educação a Distância o que importa é que ambas as modalidades podem contribuir para ampliar, em qualidade e em quantidade, as oportunidades educacionais que a instituição coloca à disposição da sociedade.

 

PRESENCIALÀ DISTÂNCIA
Modalidades de ensinoPresencial.À distância, via Internet.
Métodos pedagógicosTradicional. Objetivista e Construtivista.
Base teóricaEmenta da disciplina de ICE presencial.Ementa da disciplina de ICE presencial.
LocalFixo: sala de aula. Móvel: depende do acesso a computador e Internet.
HorárioDeterminado e fixo.Preferencial e flexível.
ProfessorExpositor, especialistaOrientador, facilitador.
FeedbackNo momento da aula, imediato, através do contato visual e verbal. Assíncrono via fórum de discussão, e-mail etc.
Recursos utilizadosDiscurso oral. Quadro-negro, retroprojetor, livros, transparências e xérox.Computador, Internet, recursos interativos (fórum de discussão, e-mail), textos on-line e xérox.
Acesso ao materialAtravés dos serviços da biblioteca.Referências bibliográficas, textos preparados para a disciplina de ICE à distância etc. Acesso ao material em formato eletrônico de acesso livre, disponibilizado pelo professor.
Sistema de aulas20 aulas presenciais com 1 hora e 40 minutos de duração cada, sendo duas por semana.10 aulas on-line, uma vez por semana, com o conteúdo de duas aulas presenciais cada.

 

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Categorias