Conteúdos de Baixo Custo

Como Criar Conteúdos de Baixo Custo para Cursos de Graduação à Distância

Dezenas de faculdades já oferecem no Brasil cursos de pós-graduação à distância aos seus alunos, o que é vantajoso para ambos os lados, já que os estudantes se beneficiam com mensalidades mais baratas e as faculdades têm menos custos de infraestrutura em geral.

É relevante frisar que mesmo com orçamentos mais modestos, as faculdades podem oferecer uma plataforma de ensino à distância de qualidade, com cursos online que sejam baratos e eficientes. A plataforma LMS da EadBox está aqui para isso, e vamos mostrar abaixo quais conteúdos de baixo custo podem ser aplicados em cursos online de pós-graduação.

Vídeos de Tutoriais

Criar vídeos de tutoriais é um método simples de exemplificar o conteúdo narrado, podendo ser realizado por softwares de captura de tela. Desse modo, o aluno consegue acompanhar exatamente o que você quer, como se o professor tivesse tomado conta do computador do estudante para elucidar determinado assunto.

Por exemplo, vamos supor que você esteja ensinando os alunos a utilizar determinado programa gráfico. Com um tutorial em vídeo, é possível exibir diretamente quais caminhos e botões o aluno deve utilizar para aprender a utilizar o software corretamente.

Disponibilização Fácil de Arquivos

A plataforma LMS da EadBox permite que você faça o upload variado de arquivos e os disponibilize aos alunos a qualquer momento. Além de você economizar com a impressão de materiais impressos, essa também é uma solução mais sustentável e que evita o desperdício de folhas. Além disso, os alunos podem fazer anotações online sobre esses arquivos e compartilhar informações sobre ele, estimulando a aprendizagem de um modo mais dinâmico.

Conhecimento Disponível na Internet

A Internet está repleta de conteúdos interessantes e relevantes, e através de um projeto EAD é muito mais fácil unir o que encontramos na web por meio de links de cases e exemplos, afinal todos os alunos já estão online. É claro, todo conteúdo deve ser pesquisado e adaptado aos seus propósitos, porém a Internet por si só já oferece um vasto leque de conhecimento que pode valer-se de instrumento em aulas de diferentes campos.

Transmissões ao vivo

Apesar de fugir um pouco do propósito original dos cursos EAD (que têm o intuito de oferecer maior flexibilidade de horário aos alunos e aos educadores), as transmissões ao vivo são um ótimo modo de reunir a maior quantidade de pessoas em um horário específico, possibilitando interações mais diretas entre o aluno e o professor.

Fóruns e Jogos

Através de fóruns que podem ser criados na plataforma de ensino e jogos educativos que estimulem o aluno, a aprendizagem será muito mais dinâmica. Existem vários recursos que podem ser aplicados nesse sentido, como pontuações para quem finalizar os módulos por primeiro e com melhores notas, debates em fóruns, sugestões de alunos com tópicos para serem abordados pelo professor de acordo com a realidade de cada estudante – as possibilidades são infinitas.

Bônus: Economias Gerais

Não é nem preciso enumerar todas as vantagens econômicas de um projeto EAD, já que a instituição gastará bem menos ao não ter os custos básicos de infraestrutura (salas de alunos, ambientes de socialização, materiais como apostilas e impressos, equipamentos etc.), além de toda a praticidade do aluno poder assistir às aulas em casa e no horário que quiser.

Hoje, os cursos de pós-graduação na modalidade de educação à distância também possuem um papel social, pelo caráter extremamente inclusivo. Com o tamanho colossal do país, pessoas de regiões afastadas podem ter acesso ao mesmo conteúdo encontrado em qualquer metrópole, e por um preço mais barato. Por isso, as plataformas EAD só têm a crescer.

Categorias