empresas que investem em educação corporativa

Descubra porque empresas que investem em educação corporativa se destacam3 min read

Independente do tamanho da empresa é necessário lidar com diferentes tipos de perfis, em uma empresa pequena essa dificuldade é menor, mas ainda existente. Quando lidamos com pessoas diferentes temos que ter em mente que cada uma tem sua maneira de agir e pensar. Isso faz com que, por exemplo, um tipo de treinamento dê certo para alguns perfis e para outros nem tanto. Dessa forma, é cada vez mais comum observar empresas que investem em educação corporativa.

A educação corporativa é diferente de treinamentos e capacitações, pois estes visam tratar de problemas mais pontuais. Enquanto a educação corporativa é mais abrangente e focado no aprendizado dos colaboradores.

empresas que investem em educação corporativa

Por que as empresas que investem em educação corporativa são mais bem sucedidas?  

A educação corporativa está ganhando mais espaço no ambiente empresarial e vem mostrando resultados positivos. É comum ver algumas organizações dando mais valor aos números, mas muitas vezes, empresários esquecem do bem mais precioso que há dentro de sua empresa: o colaborador. E para que ele seja de fato um excelente profissional é necessário capacitá-lo. Para isso, treinamentos pontuais que visam trabalhar capacidades técnicas e comportamentais dão conta, mas não são o suficiente.

A princípio a educação corporativa é confundida com a educação focada em resultados e lucros da empresa. Mas, na verdade é voltada para gestão de pessoas, portanto é mais profundo que apenas um treinamento. É intrinsicamente ligado ao lado estratégico, trabalhando as competências individuais visando o longo prazo. É claro que invariavelmente a educação corporativa tem impacto direto nos resultados da empresa, contudo não é apenas disso que ela se trata.

Saiba mais lendo: educação corporativa: conceito, vantagens e exemplos.

Benefícios de empresas que investem em educação corporativa

Ter colaboradores motivados, engajados e produtivos é o sonho de qualquer gestor. Mas isso não é alcançado em um passe de mágica, é necessário muito planejamento e conhecimento tanto da estratégia quanto dos colaboradores e suas dores.

Empresas que investem em educação corporativa ganham tanto em resultados melhores quanto em colaboradores mais preparados. Fazendo com que a empresa se torne mais competitiva dentro do mercado.

Quando a educação corporativa é bem implementada dentro das empresas é possível observar:

  • Maior motivação dos colaboradores, fazendo com que eles se tornem mais produtivos e atentos aos detalhes. Dessa forma, alguns gaps são sanados fazendo com que o mecanismo de funcionamento da equipe e da empresa como um todo seja mais fluido;
  • Promove a inovação, pois com o colaborador conhecendo a empresa, suas estratégias e forma de funcionamento ele se sente mais bem preparado e confortável para sugerir soluções e mudanças;
  • Diminui o turnover, visto que o colaborador além de bem treinado cria vínculos dentro da empresa se sentindo pertencente. Dessa forma, ele não irá trocar de empresa por um outro benefício diferente, já que entende seu papel dentro da empresa.

Como colocar a educação corporativa em prática?

Empresas que  investem em educação corporativa tem duas formas de colocá-las em prática: presencialmente e a distância. A forma presencial está perdendo espaço para o EaD visto todas os benefícios que essa metodologia garante.

Devido a tecnologia o ensino a distância vem se tornando o principal agente dentro da educação corporativa. Com a EaD é possível ter um acompanhando mais detalhado do aprendizado, além de ter um ensino mais focado nas dores de cada colaboradores.

Veja também: learning analytics: o que é e como utilizar em cursos.

Agora que você sabe os benefícios que as empresas que investem em educação corporativa têm comece a planejar uma estratégia para seus colaboradores.

CTA Ebook turnover

EBOOK-TURNOVER


Categorias