exemplos de treinamento empresarial

Exemplos de treinamento empresarial

Toda empresa precisa lidar com tipos de perfis diferentes dentro de uma equipe, isso faz com que seja necessário que os líderes e gestores estejam capacitados para lidar com cada um deles. Ao conviver com pessoas diferentes é mais do que comum observar maneiras distintas de lidar com uma situação. Isso não quer dizer que um colaborador esteja fazendo algo da maneira errada ou não, mas isso pode gerar alguns gaps dentro da empresa. Para isso existem exemplos de treinamento empresarial que capacita os colaboradores desde o âmbito técnico até o comportamental.

Cada tipo de de treinamento tem uma finalidade que pode ser usado de acordo com a necessidade da sua empresa ou das estratégias traçadas. Os treinamentos podem ser feitos dentro ou fora da empresa, presencialmente ou a distância. Tudo isso deve ser planejado previamente.

Talvez também seja do seu interesse: como implementar um treinamento online, com Fernanda Godoy.

tipos de treinamento empresarial

Conheça alguns exemplos de treinamento empresarial

Cada um dos exemplos de treinamento empresarial pode ser colocado em prática presencialmente ou a distância, portanto vale analisar qual é a melhor forma. Por exemplo, se você precisa que o colaborador tenha foco total no treinamento talvez seja interessante pensar em um local fora da empresa de forma presencial. Ou se seus colaboradores não possuem tanto tempo extra, um treinamento a distância é o mais adequado. Lembre-se que o foco principal do treinamento são os colaboradores.

Conheça exemplos de treinamento empresarial e coloque-os em prática de acordo com sua estratégia:

Rodízio de papéis

Esse é um dos treinamentos mais conhecidos e utilizados no ramo empresarial e um dos mais simples a ser colocado em prática. O treinamento consiste em fazer com que os colaboradores façam um rodízio de funções dentro da empresa. Isso faz com que eles criem um sentimento de empatia, além de se capacitarem em outras funções.

Esse tipo de treinamento pode ser utilizado tanto para fins técnicos quanto comportamentais. Pois, ao mesmo tempo que o colaborador aprende novas funções ele também tem seu comportamento moldado.

Gamificação

A gamificação é um dos exemplos de treinamentos que vem ganhando cada vez mais força, principalmente por suas metodologias terem um grande grau de retorno positivo. Esse treinamento consiste em um colaborador (ou uma equipe) passar por uma capacitação. E ao passar por determinadas atividades pré-estabelecidas eles ganham uma pontuação de acordo com o desempenho.

É um ótimo tipo de treinamento para quem busca um desenvolvimento de liderança, além de uma forte consciência sobre os objetivos e metas da empresa. Tendo impacto direto nos resultados tanto da equipe quanto da empresa como um todo.

Programa de mentoria

Esse é o tipo de treinamento mais utilizado dentro das empresas. Consiste em um colaborador com mais experiência treinar novos colaboradores ou os que estão tendo alguma dificuldade. Esse tipo de capacitação demanda planejamento, pois é necessário observar quais são as necessidades e o que deverá ser passado como treinamento para os colaboradores. Assim, é possível ter uma capacitação técnica e um grande senso de empatia entre os colaboradores.

 

Agora que você já sabe alguns exemplos de treinamento empresarial mais utilizados pelas empresas, comece a pensar qual é o ideal para a sua. Dessa forma, é possível colocá-los em prática e ter resultados cada vez mais satisfatórios.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias