treinamentos corporativos

Treinamentos corporativos: saiba porque colocá-los em prática3 min read

Fazer treinamentos corporativos não é uma tarefa fácil, independente do tamanho da empresa. Sempre é um desafio, pois é necessário pensar nos mínimos detalhes para que os colaboradores que estarão participando saiam satisfeitos e com um novo aprendizado. Dessa forma, um treinamento nunca pode ser feito a esmo, precisa ser vinculado a estratégia da empresa em conjunto as dificuldades e aperfeiçoamento dos colaboradores.

Ter colaboradores bem capacitados é um ganho duplo, pois a empresa consegue ter resultados mais seguros e o próprio colaborador se sente mais capacitado e confiante. Sendo o estopim para uma motivação e engajamento mais potentes.

 

treinamentos corporativos

 

Por que colocar os treinamentos corporativos em prática?

É normal dentro de uma empresa ter colaboradores em níveis diferentes, isso porque cada indivíduo tem suas particularidades. Alguns podem ter facilidade em aprender determinadas tarefas, outros podem ter uma experiência mais aprofundada em outro assunto. Isso não quer dizer que um colaborador é melhor que outro, apenas que tem um background diferente.

Cada colaborador tem suas habilidades específicas e pontos fortes, pois senão muito provavelmente não estaria dentro do corpo empresarial. Em todo caso, mesmo o mais habilidoso dos colaboradores precisa de um treinamento, seja ele para iniciar suas atividades dentro da empresa ou desenvolver habilidades específicas. Porém, engana-se quem imagina que treinamentos são apenas para competências individuais. Eles podem ser:

  • Treinamento para planejamento estratégico;
  • Treinamento para trabalho em equipe;
  • Treinamento voltado para vendas e relacionamento;
  • Treinamento para liderança;
  • Treinamento para produtividade.

Veja também: investir em treinamento corporativo é vantajoso?

Cada um dos treinamentos corporativos precisar estar atrelado a uma estratégia macro da empresa, para que faça sentido a médio e longo prazo. Dessa forma, não fica nenhuma ponta solta e os colaboradores entendem o intuito do treinamento. Fazendo com que a capacitação faça sentido e ele a relacione com suas funções e posição dentro da empresa.

Treinamentos corporativos a distância

Treinamentos corporativos não são novidades para ninguém, porém a modalidade a distância vem ganhando mais espaço nos últimos anos. Tanto pela facilidade – para empresa e colaborador – quanto pela redução de custos.

Com o avanço da tecnologia os treinamentos corporativos a distância tornaram-se não só atrativos para as empresas como essenciais. Com essa modalidade é possível ter um acompanhamento mais próximo e detalhado do desenvolvimento dos colaboradores. Fazendo com que o aprendizado seja mais dinâmico e aprofundado.

O treinamento a distância pode ser feito de conteúdo audiovisual ou materiais digitais que os colaboradores têm acesso. O conteúdo audiovisual pode ser um streaming ou webinar, dependendo da finalidade do treinamento. Além de ser um conteúdo que o colaborador assiste, o conteúdo fica disponível para acesso quando e onde o colaborador quiser. Facilitando o aprendizado e tornando-o muito mais fluido.

É claro que, caso seja necessário, a empresa pode optar por um ensino híbrido que mescla o ensino a distância com o presencial. Dependendo do tipo de treinamento a metodologia híbrida pode ser a que melhor se encaixe, pois traz o melhor dos dois mundos.

Assim, agora que você já sabe os benefícios dos treinamentos corporativos comece a traçar um planejamento para começar a colocar em prática.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias