Manual de treinamento e desenvolvimento

Manual de treinamento e desenvolvimento: como montar o seu3 min read

Treinamento e desenvolvimento de colaboradores é um assunto que estamos abordando com muito entusiasmo no blog. Justamente pela eficácia que os treinamentos têm dentro da empresa. Para que isso seja colocado em prática é necessário que a empresa tenha um manual de treinamento e desenvolvimento para que todas as capacitações estejam padronizadas de acordo com as estratégias da empresa.

Montar um manual de treinamento e desenvolvimento é muito importante para que, caso haja dúvidas, estas sejam sanadas no manual. Portanto, cada etapa do treinamento é especificado neste manual.

 

Manual de treinamento e desenvolvimento

 

Importância do manual de treinamento e desenvolvimento

Para todos os processos existe um manual, nem que esse seja formalizado oralmente. Pois, dessa forma é possível ter uma padronização de ações, facilitando o momento de colocá-lo em prática. Assim, é possível ter um parâmetro das funcionalidades do treinamento, além de entender se está sendo colocado em prática da forma correta.

O manual de treinamento e desenvolvimento precisa ter informações do início até o final, para que seja base dentro da empresa. Portanto, cada detalhe é importante.

Para começar a montá-lo é necessário ter em mente o que é um treinamento e como se dá este processo. Para compreender mais a fundo, leia nosso artigo completo sobre o tema e tire suas dúvidas.

Primeira etapa

Antes de tudo é necessário fazer um planejamento do que será realizado dentro do treinamento. Uma capacitação não visa apenas passar informações superficiais sobre algum determinado assunto. Portanto, é praticamente impossível fazer um treinamento eficaz em poucos minutos.

Nessa primeira etapa é necessário pensar nos objetivos que o treinamento trará para os colaboradores e quais impactos terá na empresa. Neste momento é válido – mais do que necessário – fazer um estudo dentro da própria empresa a fim de entender quais são os gaps para ter um diagnóstico detalhado de cada área. Dessa forma, é possível montar um treinamento e desenvolvimento mais assertivo.

Segunda etapa

Nesta etapa da elaboração do manual de treinamento e desenvolvimento, cada informação coletada na primeira etapa é imprescindível. Neste momento é feita a elaboração do treinamento. Então, depois que é estudado e entendido cada necessidade da empresa e dos colaboradores é hora de traçar como o treinamento irá funcionar.

Tenha definido quem receberá o treinamento, se será uma área em específico ou um treinamento mesclado. Para que dessa forma, o treinamento seja mais eficaz e supra todas as necessidades.

Assim, com o público traçado é necessário pensar no objetivos do treinamento e desenvolvimento, ele deve ser separado em objetivo geral e específicos. Dessa maneira, é possível acompanhar os resultados e entender se de fato o treinamento está alcançando as necessidades para que foi projetado.

Terceira etapa

Esse é o momento em que toda a parte estrutural já está montada e é necessário colocá-lo em prática. Aqui cabe fazer uma análise dos resultados de cada treinamento colocado em prática. Para entender se a estruturação foi feita de forma correta e alcançou os resultados esperados.

Quanto melhor estruturado for um treinamento, melhores serão os resultados e mais preparada estará a empresa dentro do cenário competitivo em que estamos.

 

Agora que você já sabe como fazer um manual de treinamento e desenvolvimento, comece a traçar o de sua empresa e tenha resultados mais satisfatórios.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias