como elaborar um programa de treinamento

Como elaborar um programa de treinamento: leia 4 dicas3 min read

Programas de treinamento e desenvolvimento são excelentes ferramentas para uma empresa, pois o objetivo é capacitar os colaboradores em suas funções. Ter um funcionário eficiente e capacitado profissionalmente e pessoalmente faz com que seu rendimento no trabalho seja maior e cada vez melhor. Porém, essa estratégia pode parecer complicada para alguns gestores pela demanda de organização e planejamento. Portanto, se você quer saber como elaborar um programa de treinamento veja as dicas em nosso post.

Talvez seja interessante para você – Processo de treinamento e desenvolvimento: conheça seus benefícios.

 

como elaborar um programa de treinamento

 

Como elaborar um programa de treinamento?

Para aprender como elaborar um programa de treinamento é necessário ter em mente as estratégias da empresa, bem como os objetivos e metas. Dessa forma o treinamento faz muito mais sentido para o colaborador e para a empresa.

O treinamento e desenvolvimento dentro de uma empresa são duas atividades diferentes, com objetivos iguais: fazer com que o colaborador esteja mais preparado.

O treinamento é o momento em que você prepara o colaborador para exercer funções técnicas dentro das atividades desempenhadas na empresa. Já o desenvolvimento tem um conceito mais aprofundado, que vai além de questões técnicas. O desenvolvimento visa capacitar o colaborador dentro de suas habilidades e potencialidades, que impactam diretamente na vida pessoal e profissional dele.

Ter profissionais capacitados para treinar e desenvolver equipes e indivíduos já não é apenas um diferencial, mas sim uma necessidade. Quanto melhor um colaborador entende suas funções mais produtivo e engajado ele se torna, dando cada vez mais resultados para a empresa e tornando-a mais competitiva e visível no mercado, principalmente diante da crise em que estamos passando.

Veja também – Vantagens do treinamento e desenvolvimento nas empresas

Aprenda a elaborar um programa de treinamento

Para aprender como elaborar um programa de treinamento é importante ter conhecimento da empresa como um todo. Portanto, os profissionais que ficarão responsáveis por essa área devem estar em constante comunicação, tanto com colaboradores e gestores.

1- Entenda as necessidades da empresa

No primeiro momento é necessário fazer um levantamento das dificuldades dos colaboradores, os gaps das equipes e como isso está interferindo nas metas da empresa. A partir dos resultados, é possível ter um parâmetro do que deve ser trabalhado.

2- Faça um planejamento

Com as dificuldades gerais e específicas, é essencial planejar o que será ensinado e de que forma. Nesse momento é importante determinar todo o treinamento, do início até o fim. Tendo em mente os aprendizados, resultados do treinamento e os impactos dentro do ambiente de trabalho.

Aqui vale também planejar a modalididade do treinamento, se vai ser presencial ou a distância, bem como o tipo de material que será utilizado como auxílio do aprendizado.

Leia também – Exemplos de treinamento nas empresas: saiba quais estão em evidência.

3- Coloque em prática

Depois que o planejamento já estiver certo, é necessário colocá-lo em prática. Nesse momento é de suma importância demandar tarefas para seus respectivos responsáveis, para que elas sejam praticadas da melhor forma possível.

4- Faça análise dos resultados

Com os treinamentos aplicados, é hora de observar os resultados e analisá-los. Dessa forma, é possível entender se os objetivos foram alcançados e quais impactos a empresa obteve. Com essa análise é viável moldar o treinamento conforme as dificuldades e necessidades forem mudando.

 

O texto foi esclarecedor? Deixe um comentário com sua opinião.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias