criar identidade visual

Aprenda a criar identidade visual de forma ideal para captar alunos5 min read

Pense na sua marca de roupas preferida, de restaurante ou de carros. Com certeza essas empresas tem um logotipo, cores que as definem, um tipo de letra e até mesmo símbolos. Da mesma forma que estes elementos da identidade das marcas de sua escolha o atraíram para elas, criar identidade visual de uma escola ou curso pode fazer o mesmo com seus alunos.

Mas como isso acontece? É tudo uma questão de marketing, sim, mas isso não significa que seja algo misterioso, pelo contrário, faz todo sentido e você vai entender agora mesmo como fazer isso de uma forma prática e objetiva, respondendo a 3 perguntas simples e, em seguida, escolhendo os elementos de sua identidade visual que mais se relacionam com as respostas.

Vamos lá?

criar identidade visual ideal

3 perguntas para criar identidade visual ideal

Talvez você já tenha ouvido falar nestes 3 conceitos de marketing: diferencial, público-alvo e posicionamento.

Para cada um deles, uma de nossas perguntas simples vai gerar respostas objetivas, para você empregar na construção de sua identidade visual ideal e também descobrir como fazer seu logotipo.

1- O que minha instituição de ensino faz melhor que as outras?

Este é o chamado diferencial, aquele benefício que sua escola ou curso oferece aos alunos de forma superior a concorrência e que faz com que eles prefiram a sua escola, no lugar de outras.

Isso pode ser a localização, o método de ensino, a qualidade das instalações, a atenção e o atendimento, a qualidade do corpo docente e muitos outros fatores.

Responda a esta pergunta e defina claramente qual é seu diferencial.

2- Para quais alunos minha escola é ideal?

Agora você está definindo o público-alvo, isto é, segmentando a fatia de mercado que quer atingir.

Assim, sua escola ou curso pode se destinar a alunos e classe média, baixa ou alta; de uma região específica, de um bairro, de uma cidade ou, até mesmo, no caso de cursos superiores, de todo o país.

É preciso definir o que chamamos de persona: uma personagem fictícia que encarna as características de seu público-alvo, algo como isso:

Luís Otávio tem 20 anos, adora esportes e sair com os amigos, mora na zona sul e trabalha para pagar os estudos. Está namorando, mas nem pensa em se casar.

3- Que lugar você quer ocupar nos corações e mentes de seus alunos?

Este é o chamado posicionamento, que envolve a união da segmentação com o diferencial para formar uma imagem mental das qualidades de sua instituição e para quem ela se destina.

Essa imagem deve retratar a proposta de valor de seu negócio e ocupar um lugar específico nos corações e mentes do público.

Assim, sua instituição pode se posicionar como a melhor da cidade, a mais próxima dos alunos, a que tem os melhores professores, a que consegue as melhores notas no ENEM, a que tem o melhor ambiente social e assim por diante, sempre em função de ser superior em algum benefício importante na percepção do público que se quer atingir.

Com isso definido, você deve escolher os elementos de sua identidade visual, principalmente para a criação de um logotipo, e que ajudem a transmitir seu posicionamento e deixar claro aos alunos o que sua escola faz de melhor e para quem.

Escolhendo os elementos de sua identidade visual

Usualmente 3 elementos principais são usados na composição da identidade visual ideal de uma empresa: cores, formas e tipografia.

O segredo está em saber como usar cada um desses elementos para que combinem com seu posicionamento, segmentação e diferencial.

Assim, vamos usar como exemplo 3 faculdades com os seguintes posicionamentos:

  • Uma faculdade de direito com alto nível de exigência e preços elevados.
  • Uma faculdade de administração de empresas de preços mais acessíveis e focada em novos negócios, inovação e empreendedorismo.
  • Uma faculdade de artes plásticas, de preços bem acessíveis e que pretende ter muitas aulas práticas e muita interação com a comunidade ao seu redor.

Que você acha da combinação de azul e cinza como as cores da primeira, de vermelho e branco para a segunda e de uma variedade de cores fortes, como verde claro, pink e laranja para a terceira?

Percebe com a psicologia das cores da primeira opção passa tradição e seriedade; a segunda combinação transmite paixão pelo que se faz (vermelho) e clareza de propósitos (branco) e a terceira é extremamente criativa?

Da mesma maneira, formas arredondadas podem ser mais indicadas para compor o logotipo das suas primeiras faculdades, por serem mais orgânicas e harmônicas; e formas angulares para as duas últimas, pois passam mais arrojo e atitude. Assim, a faculdade de administração poderia combinar estes 2 elementos.

Por fim, quanto a tipografia, letras clássicas e com serifas podem passar toda tradição que a faculdade de direito quer transmitir; letras itálicas bem estreitas sem curvas podem passar a precisão e agilidade da faculdade de administração e empreendedorismo; e talvez uma espécie de assinatura escrita na forma de pinceladas possa passar todo arrojo, criatividade e subjetividade da faculdade de artes plásticas.

É desta forma que se criam identidades de marca, usando os elementos visuais certos para transmitir seu posicionamento com o objetivo de atrair o perfil de alunos que mais interessa à sua instituição.

Este post foi escrito pela equipe da We Do Logos, a maior plataforma criativa da América Latina e que já criou mais de 2 milhões de logotipos.


Categorias