o que é educação corporativa

Saiba o que é educação corporativa e entenda sua importância5 min read

A importância de treinar os colaboradores já não é mais discutida. Essa é uma prática que já foi absorvida pelo mercado. Mas muitas empresas realizam treinamentos e desenvolvimento com ações pontuais e sem o planejamento ideal.

A educação corporativa vai muito além disso. Ela precisa estar alinhada com as expectativas e metas da empresa e ser um investimento de médio e longo prazo. Descubra no post que preparamos o que é educação corporativa, como aplicá-la no ambiente da sua empresa e quais são os benefícios que ela pode trazer.

Leia também – Treinamento de integração: o que é e porque aplicar em sua empresa

o que é educação corporativa

O que é educação corporativa?

A educação corporativa é um método completo, que busca capacitar e desenvolver os colaboradores de todos os níveis dentro de uma empresa.

Através dela é possível alinhar os funcionários com a cultura da empresa, desenvolver habilidades profissionais, pessoais, capacitar para novas responsabilidades, funções e cargos e ainda ampliar o crescimento e os resultados da empresa.

Por que é importante investir em educação corporativa?

A educação corporativa faz parte da gestão de pessoas e da gestão de conhecimento de qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte.

Os colaboradores são quem de fato realizam as atividades e fazem com que a empresa cresça e atinja suas metas – ou não. Por esse motivo, utilizar recursos para treinar e capacitar esses profissionais não é um gasto, mas sim um investimento.

Você também vai gostar de ler – Processo de treinamento de desenvolvimento: conheça seus benefícios

O desenvolvimento dos colaboradores precisa ser entendido pelo empresário e gestor como uma vantagem para a empresa e não só para os funcionários. É claro que o risco de investir em um colaborador e do mesmo decidir usar os conhecimentos em outro lugar pode acontecer, mas a prática de mercado mostra justamente o contrário.

Quem investe em conhecimento e capacitação retém os melhores talentos, pois os mesmo entendem que a empresa acredita neles como profissionais capacitados e de potencial.

Vantangens da educação corporativa

A educação corporativa visa, é claro, ensinar os profissionais e melhorar os resultados da empresa. Mas mais do que isso, os benefícios que essa metodologia traz são vários:

  • Desenvolve habilidades profissionais que facilitarão e impulsionarão melhores resultados;
  • Melhora atitudes e habilidades comportamentais;
  • Integra os colaboradores com a cultura empresarial;
  • Ensina técnicas e procedimentos, para aumentar os níveis de produtividade e rendimento;
  • Introduz novas ferramentas e sistemas;
  • Desenvolve e prepara líderes;
  • Minimiza erros e refações;
  • Estimula o compartilhamento do conhecimento entre membros da equipe;
  • Melhora a gestão de tempo e de pessoas;
  • Incentiva a inovação e atualização dos processos;
  • Cria um ambiente de trabalho saudável e estimulante;
  • Aumenta o sentimento de pertencimento e, consequentemente, aumenta o engajamentos dos colaboradores em trabalhar para aquela empresa e não outra;
  • Atende as necessidades individuais dos profissionais, uma vez que os qualifica e prepara para o mercado de trabalho, seja na posição atual ou para novos desafios no futuro.
  • Gera ganho de competitividade no mercado;
  • Diminui a taxa de rotatividade (turnover) e retém talentos.

Veja também – Vantagens da educação corporativa: 5 motivos para investir nessa ferramenta

Como implementar educação corporativa?

Depois de entender o que é educação corporativa, o que é necessário para colocá-la em prática? A empresa primeiro precisa traçar quais objetivos quer alcançar com cada cursos e treinamento que será proposto.

Que problemas a curto prazo a empresa precisa resolver? Podem ser objetivos como treinar a equipe para saber trabalhar com um novo software que será implementado, bem como melhorar o atendimento ao consumidor ou aumentar os níveis de conversão da equipe de vendas.

E é preciso também pensar nas metas a longo prazo: melhorar produtividade, reter clientes ou aumentar as vendas e contratações anuais são alguns exemplos.

Pense nos pontos que podem ser melhorados na sua empresa e direcione a proposta e o conteúdo de cada curso, treinamento e workshops para melhorar essas questões.

Depois, pesquisar e selecionar através de quais formatos e com quais ferramentas essas ações serão implementadas. O conteúdo pode surgir da parceria com instituições de ensino que já trabalham com educação corporativa ou a sua empresa pode criar a própria metodologia e oferecê-la aos seus colaboradores.

A educação corporativa pode ser implementada em vários formatos e usando muitas ferramentas facilitadoras. A sua empresa pode investir em cursos e treinamentos presenciais, a distância ou uma junção dos dois formatos anteriores.

Leia mais: Conheça 3 tipos de treinamento e desenvolvimento

Educação corporativa EAD

A educação corporativa tem muito a ganhar usando a tecnologia a seu favor, principalmente quando pensamos no mundo  cheio de demandas e cada vez com menos tempo disponível.

Investir em educação a distância significa um melhor custo-benefício, além de flexibilizar a participação dos colaboradores nos cursos e treinamentos. As aulas e treinamentos podem ser feitos a qualquer momento, de acordo com a agenda e possibilidade individual de cada funcionário.

O ritmo individual de aprendizado também é respeitado. Além disso, basta ter acesso a internet para aprender. Isso significa também oferecer o mesmo conteúdo para colaboradores de sedes em diferentes cidades.

Nem por isso a educação a distância se torna mais fria. A interação ainda acontece através de fóruns e salas de discussão e o feedback é muito mais interessante, já que pode acontecer imediatamente, conforme o aluno vai avançando as aulas.

Procure uma empresa especializada se esse formato é o que melhor se encaixa para os propósitos do seu negócio.

 

Quando uma empresa investe em conteúdo próprio, o controle e o direcionamento em relação ao aprendizado também aumenta. Agora que você já sabe o que é educação corporativa e a importância que ela tem, que tal começar esse investimento na sua equipe e sua empresa?

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias