treinamento de integração

Treinamento de integração: o que é e porque aplicar em sua empresa

O treinamento de integração é uma fase muito importante, tanto para o novo colaborador quanto para a empresa. É nesse momento que é oficializada a contratação e a inclusão do funcionário acontece. Recurso de responsabilidade da área de Recursos Humanos da empresa, durante a integração o colaborador conhece os valores, objetivos e a cultura organizacional do negócio do qual agora ele também faz parte.

Veja também – Treinamento para funcionários: leia essas 3 dicas para aplicar em sua empresa

Ele é tão importante quanto a seleção de novos profissionais ou outros treinamentos corporativos. Por isso, não peque em deixar a integração da sua empresa em segundo plano.

Descubra mais sobre esse processo no artigo que preparamos!

treinamento de integração

Objetivo e benefícios da integração

O objetivo principal de um treinamento de integração é informar o novo colaborar e fazer a transição para que ele se sinta parte da empresa e esteja alinhado com as expectativas da empresa.

Esse primeiro contato é muito importante e realizá-lo da forma correta gera segurança e confiança do funcionário com a empresa. É também uma forma saudável de fazer a transição para um novo ambiente de trabalho. O profissional se sente valorizado e estimulado nesse começo.

Como realizar treinamento de integração

O treinamento de integração deve ser pensado e planejado como qualquer outro. Isso inclui fazer um roteiro sobre o que será conversado e apresentado.

A partir dessa listagem, prepare o conteúdo e pense na forma de apresentação e quais recursos serão utilizados. Cuidado para passar a mensagem de forma clara e não deixar o treinamento muito longo.

Esse momento pode ter uma base padrão para todos os novos colaboradores, mas também é importante direcionar algumas informações específicas, de acordo com a área e a função que será desempenhada.

Abra um espaço para dúvidas, pois elas podem surgir e inclusive podem ajudar a deixar o treinamento mais completo ao longo do tempo.

Usando integração via e-learning

Muitas vezes, pode ser difícil conseguir incluir o treinamento de integração na agenda dos profissionais de Recursos Humanos da empresa. Principalmente se o volume de entrada de novos colaboradores está mais alto, seja por rotatividade ou por expansão da empresa.

Nesses casos, um recurso que pode auxiliar é usar plataformas de e-learning ou educação à distância, para complementar ou realizar de forma completa a integração. Essa também é uma ótima opção para empresas que têm sedes espalhadas por várias cidades.

Através de uma ferramenta assim, podem ser preparados vídeos, games, fóruns de discussão que irão preparar e integrar o novo colaborador à cultura e valores da empresa. O tempo também será otimizado e facilitará o processo de integração de novos profissionais.

Veja mais – Educação corporativa nas empresas: entenda os benefícios

 

Invista em um treinamento de integração de qualidade para receber os novos talentos e faça esse procedimento o quanto antes, para que o colaborador não trabalhe durante dias sem ter passado pela integração.

Como sua empresa se prepara para receber os novos funcionários? Conte para a gente nos comentários!

CTA Ebook turnover

EBOOK-TURNOVER


Categorias