gamification marketing

Gamification marketing: conheça essa estratégia e suas vantagens3 min read

Gamification marketing não é sobre desenvolver jogos, mas sim sobre levar as dinâmicas e mecânicas, lógicas e design dos games e aplicá-los em ações de marketing e de vendas.

Essa é uma estratégia de marketing que vem sendo usada, em muitos casos de sucesso, na hora de atrair a atenção do consumidor, fazê-lo se relacionar com a marca e criar um vínculo.

Quer saber melhor o que é e como aplicar uma ação de gamification marketing? Continue lendo o post que preparamos.

gamification marketing

Estratégias de gamification marketing

Muitas empresas acabam não prestando atenção e não investindo em gamification marketing por achar que seria muito caro ou não traria um retorno para a marca. Mas isso não é verdade.

A gamificação é uma excelente forma de atrair, envolver e entreter o público da sua marca. A empresa pode usar conceitos e mecânicas de games, jogos prontos ou desenvolver o próprio game sobre a marca ou produto, com design exclusivo e objetivos muito mais específicos.

Mas por que ela funciona tão bem? Porque os jogos atraem naturalmente a mente humana, já que gostamos de competição, superação de desafios e recebimento de feedback e recompensas imediatas.

Veja também – Gamificação, o que é essa ferramenta de engajamento

Como incorporar a gamification na estratégia de marketing

Aproveite a evolução da tecnologia e a presença digital no nosso dia a dia para incluir a gamification marketing em ambientes que já estão presentes na vida dos consumidores.

Redes sociais, tecnologias mobile e aplicativos são grandes aliados para a gamificação. Mas, para colocar essa ferramenta em prática na estratégia de marketing digital é preciso planejar antes:

1. Conheça o público

Sempre que trabalhamos com comunicação, precisamos primeiro pensar com quem estamos falando. Por isso, antes de mais nada, defina para qual público a ação de marketing com gamification será direcionada.

A experiência do usuário deve ser a prioridade, para só então ser pensado em como será a inserção da marca ou de um produto no jogo.

2. Faça pesquisas

Entender como os jogos funcionam é fundamental para desenhar e usar essa estratégia. Faça pesquisas para entender o que tem funcionado nesse mercado. Além disso, teste uma versão piloto antes de colocar a final no ar. O jogo deve estar redondo antes do lançamento, com as regras, mecânica, resultados, desafios, tudo definido.

Leia também – Gamificação para empresas: entenda essa estratégia

3. Incentivos

Pequenos desafios e competição entre os usuários são recursos interessantes para estimular a participação dos consumidores. Mas, mais do que isso, oferecer recompensas significa engajar.

Você pode oferecer um desconto em futuras compras, brindes, amostras e até produtos full size. Isso também estimula a divulgação de forma orgânica, através do compartilhamento.

 

A gamification marketing traz resultados de engajamento, de motivação e, claro, também em vendas.

EADSummit

Eadsummit


Categorias