gamificação, o que é

Gamificação, o que é essa ferramenta de engajamento4 min read

A gamificação, do inglês gamification, é uma prática que vem crescendo em diversos setores. É trazer para o contexto da educação os recursos e elementos usados normalmente nos jogos. Com o avanço da tecnologia, muito é explorado trazendos os conceitos, táticas e dinâmicas dos jogos digitais.

Se você ainda tem dúvidas em relação à gamificação, o que é essa ferramenta e como utilizá-la na educação, leia esse post completo que preparamos.

gamificação, o que é

Gamificação, o que é?

Gamificar é criar uma forma diferente de despertar o interesse e engajamento de diferentes públicos. É usar o poder de transformação dentro do contexto educacional, através da dinâmica que hoje já é aplicada nos games.

Também conhecida como ludificação, é uso de recursos do ambiente gamer, como sistema de recompensas, em ambientes diferentes. É uma forma divertida de estimular o aprendizado, mas vai muito além disso.

Você muito provavelmente já está familiarizado com esse conceito, pois ele já faz parte do nosso dia a dia. Hoje a gamificação já é aplicada em várias áreas, além das instituições de ensino. Ela está presente em estratégias para públicos internos e para consumidores, em diversos setores do mercado: vendas, marketing, recursos humanos, gestão de pessoas, gerenciamento de tempo e tarefas.

Entenda melhor – Gamificação na educação: uma poderosa ferramenta de engajamento

Por que usar gamificação?

A gamificação não está relacionada apenas a entretenimento. Ela é também uma ferramenta de aprendizagem com muito potencial e uma das apostas em inovação no campo educacional, usando a linguagem da tecnologia a seu favor.

Com essa aposta, é possível despertar o interesse e a participação e estimular a resolução de problemas de forma rápida e praticando o poder de decisão.

Além desses pontos importantes, a gamificação estimula a competitividade de forma saudável em uma situação corporativa ou em sala de aula, possibilita o feedback imediato e a premiação pela correta tomada de decisões.

Use a gamificação para desenvolver novas habilidades, diversificar o processo de ensino e instigar a superação e conquista de objetivos.

Leia mais – Gamification: saiba o que é e as vantagens do seu uso

Passo a passo para aplicar a gamificação

Para implementar a gamificação na educação de uma instituição de ensino, cursos ou até mesmo na educação corporativa, é possível utilizar jogos que já existem e incluí-los na pauta educacional ou criar novas ferramentas.

Se seu objetivo é criar um jogo próprio, siga esse passo a passo que separamos:

Defina a problemática a ser resolvida

A primeira coisa a ser feita é analisar o cenário para alinhar o propósito do jogo, principalmente quando falamos em ambientes corporativos.

Além disso, desenhe qual será o papel dos jogadores e qual é o objetivo deles em participar desse jogo específico. Deixar a missão do jogo clara é uma das premissas mais importantes da gamificação.

Desenhe o jogo com detalhes

Se você se propõe a fazer um jogo do zero, use a criatividade. Defina pontos que irão nortear os jogadores, além do objetivo final: qual a história que será contada, qual o contexto, quais são as regras e a dinâmica, tempo de duração proposto, qual será o tema e o visual.

Teste!

Faça um protótipo do jogo com alguns participantes. Isso dá a possibilidade de perceber como o jogo será recebido, que dúvidas podem surgir nos participantes e quais são os pontos que precisam de melhorias.

Coloque a versão final funcionando

Com todos esses passos anteriores e depois de realizar as melhorias identificadas no teste, sua gamificação estará pronta para ser colocada em prática com o público total.

Depois de implementar o jogo, acompanhe de perto o andamento e tenha um responsável pelo gerenciamento.

Analise os resultados

Depois que a gamificação estiver funcionando, ainda existem passos que precisam ser seguidos. Defina algumas métricas para acompanhar o funcionamento. Elas devem ser observadas desde o começo da prática.

Avalie também os níveis de participação, engajamento e superação dos participantes.

Você também pode se interessar – Jogos corporativos: o que são e como utilizar com sua equipe

Como implementar a gamificação em treinamentos corporativos

Para treinamentos e cursos empresariais, a lógica para implementar a gamificação é a mesma. Preste atenção na estratégia que irá aplicar nesse caso, pois precisa estar alinhado com metas e objetivos do negócio em geral.

Veja também – Desenvolvimento de pessoas: qual a importância de ter profissionais desenvolvidos

Crie um plano com o que você deseja que a gamificação traga e faça testes menores antes de aplicar a estratégia em toda a empresa. Você pode selecionar uma equipe piloto e trabalhar com o feedback para entender se a gamificação está sendo aplicada da forma correta.

 

Use a gamificação em sala de aula, nas empresas ou em ambientes de educação a distância para estimular o aprendizado.

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias