como fazer transmissão ao vivo

Como fazer transmissão ao vivo: siga esses 3 passos para fazer a sua

No mundo digital é cada vez mais comum a utilização de vídeos para se comunicar com o público. Isso porque o alcance tem sido muito maior e é bem aceito pelo público, já que é um conteúdo mais fácil de ser consumido. Com a evolução da tecnologia e meios de consumo, surgiu a transmissão ao vivo, webinários e streaming. Contudo, muitas pessoas não colocam em prática por medo de ser extremamente complicado. Mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Aprenda como fazer transmissão ao vivo com as dicas que daremos neste post.

Veja também – Transmissão ao vivo: Como se aproveitar desta ferramenta?

como fazer transmissão ao vivo

Por que usar transmissões ao vivo?

Aprender como fazer uma transmissão ao vivo pode parecer complicado e cheio de questões técnicas. Mas pode ser mais fácil do que você imagina. A transmissão ao vivo vem para facilitar a vida dos criadores de conteúdo, pois diferentemente de uma palestra presencial, não depende de um espaço físico ou materiais.

A transmissão ao vivo quebra barreiras geográficas, fazendo com que a audiência tenha acesso ao seu conteúdo, mesmo não estando no mesmo ambiente. Além do que, o investimento para que isso seja colocado em prática é muito mais interessante, justamente pelo fato de que não há necessidade de alugar um espaço ou produzir material físico.

Grandes empresas estão aderindo as transmissões ao vivo às estratégias da empresa. Sendo o principal diferencial diante um cenário mercadológico estreitamente concorrido.

Passo a passo de como fazer transmissão ao vivo

Com as transmissões ao vivo você consegue atingir muitas pessoas e pode direcionar a sua comunicação para quem realmente está interessado no que você tem para compartilhar.

Quer colocar essa estratégia em prática? Se atente a alguns detalhes para que sua transmissão ao vivo seja um sucesso:

Prepare a parte técnica

Para fazer uma transmissão ao vivo é preciso ter alguns equipamentos. Hoje, com a evolução da tecnologia, dependendo da situação, as transmissões podem ser feitas inclusive com celular.

Mas, se você quer fazer algo mais profissional, invista em alguns itens como uma câmera com boa captação de imagem e um bom microfone, que garanta que seu áudio seja claro e limpo. Preste atenção também no cenário e iluminação do seu vídeo, bem como a plataforma que irá hospedar a sua transmissão.

Produza um conteúdo de qualidade

O ponto mais importante em uma transmissão ao vivo é pensar sobre o tema que será abordado. Principalmente em uma primeira transmissão, escolha algo com que você se sente confortável e que tem um conhecimento prévio.

Você pode também chamar algum convidado para agregar ao conteúdo e deixar a transmissão mais dinâmica.

Cheque a qualidade da internet

A transmissão ao vivo acontece através da internet. Por isso, esse é um dos pontos mais importantes, além do conteúdo.

Faça alguns testes e se certifique que não aconteçam problemas como queda do sinal ou sinal ruim (que pode travar a transmissão).

 

Agora que você já conhece o passo a passo de como fazer transmissão ao vivo, comece a compartilhar o seu conhecimento através dessa ferramenta!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias