educação corporativa nas empresas

Educação corporativa nas empresas: entenda os benefícios

A educação corporativa nas empresas é uma forma de favorecer os colaboradores, mas também beneficia e muito o negócio e potencializa os resultados obtidos.

Para a qualificação profissional, antigamente os funcionários precisavam buscar cursos e treinamentos em instituições de ensino. Além de pagar do próprio bolso, para se manter competitivos e atualizados dentro do mercado em que atuam.

Ela é extremamente dinâmica e altamente personalizável e direcionável para os diferentes público internos de uma mesma empresa. A linguagem, objetivos e ferramentas da educação corporativa podem e devem ser individuais para cada caso e metas da empresa.

Veja mais – Treinamento in company: o que é e porque aplicar

educação corporativa nas empresas

Porque aplicar a educação corporativa nas empresas

O principal objetivo da educação corporativa nas empresas é desenvolver habilidades profissionais e pessoais no quadro de colaboradores.

Algumas empresas ainda têm alguma resistência em relação à educação corporativa ou não enxergam a importância dessa prática, principalmente por ser um investimento intangível. Mas essa realidade está mudando com rapidez e muitas empresas brasileiras, de todos os portes, estão cada vez mais apostando em ferramentas como a gamificação, educação a distância e jogos corporativos para estimular o conhecimento empresarial.

Você também pode gostar – Gamificação para empresas: entenda essa estratégia

Sua empresa pode oferecer parcerias com instituições que já oferecem esse tipo de treinamento, bem como criar um sistema próprio de ensino, que permite mais controle sobre o que é ensinado e sobre os métodos de ensino.

Benefícios da educação corporativa

Implementar ações de educação corporativa nas empresas traz muitas vantagens e benefícios, tanto para os próprios colaboradores, quanto para a corporação. Selecionamos algumas que valem destacar:

  • Aumento da produtividade das equipes;
  • Estimula um clima organizacional saudável;
  • Melhora nos níveis de engajamento, motivação e confiança dos colaboradores;
  • Favorece o desenvolvimento de habilidades profissionais de interesse da empresa;
  • Aprimora a gestão de pessoas, através do desenvolvimento dos líderes;
  • Retém e atrai talentos profissionais para a empresa;
  • Estimula o compartilhamento e a gestão de conhecimento entre o público interno;
  • Melhora a vantagem competitiva da empresa;
  • Facilita a comunicação interna;
  • Entre muitos outros.

Através da educação corporativa é possível alinhar as habilidades individuais com os interesses da empresa, a curto, médio e longo prazo. Ela é mais do que um investimento, é uma questão estratégica. O conhecimento adquirido pelo colaborador é aplicado no trabalho do dia a dia e consequentemente absorvido pela empresa.

Leia também – Comportamento Organizacional: entenda o que é e sua importância na equipe

 

A educação proveniente das empresas é uma prática de mercado que contribui e muito para os processos internos e para o crescimento dos negócios em diversos setores. Diferencie sua empresa e cultive os melhores profissionais através da educação corporativa nas empresas.

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias