Educação corporativa

Educação corporativa: conceito, vantagens e exemplos

Encontrar no mercado bons profissionais não é um problema tão grande. A dificuldade maior encontra-se em mantê-los engajados e motivados dentro do ambiente de trabalho. Por isso a educação corporativa é tão importante. Ela faz com que os colaboradores se sintam mais confiantes para realizar suas atividades cotidianas.

Isso porque era de costume querer motivar os colaboradores com benefícios ou cargos maiores. Mas, as empresas começaram a perceber que só isso não era o suficiente para manter o colaborador engajado. Assim,começaram a investir em comunicação interna, gestão de pessoas e a educação corporativa. Dessa forma, a produtividade e eficiência dos colaboradores aumentam significativa.

Veja também: como motivar funcionários: leia essas 5 dicas.

 

Educação corporativa

 

O que é educação corporativa?

A educação corporativa visa desenvolver os colaboradores através de treinamentos contínuos. Geralmente, os treinamentos estão diretamente ligados à estratégia da empresa, juntando assim crescimento profissional de cada colaborador com o da empresa como um todo.

A educação corporativa é um ganha-ganha tanto para a empresa quando para o colaborador, pois quanto mais preparado o colaborador estiver mais inovação a empresa terá. Além da produtividade, engajamento e motivação que são melhorados a partir desta iniciativa.

Em um cenário em que a concorrência é grande e a crise financeira está longe de acabar é necessário que a empresa tenha uma base mais bem preparada. Dessa forma, pode se destacar no mercado e, consequentemente, ter mais lucro e resultados., de nada adianta uma empresa investir em tecnologias, benefícios, melhores salários se não houver um investimento no que é mais importante para a empresa: o capital humano.

Comece a colocar em prática a educação corporativa

Antes de mais nada é necessário ter as estratégias da empresa bem definidas para criar ações em que a educação corporativa faça parte. Além de um bom conhecimento sobre a empresa como um todo, as equipes e os colaboradores. Dessa forma, é possível saber quais são as principais dificuldades e dúvidas dos colaboradores.

Os treinamentos podem ser feitos presencialmente ou a distância, isso vai depender tanto das estratégias da empresa quanto da disponibilidade dos colaboradores. A educação a distância vem ganhando destaque nesses últimos tempos por todas as facilidades que a modalidade oferece. Cada vez mais, os colaboradores têm menos tempo disponível para receber esses treinamentos. Além de que os gastos envolvidos com professor, aluguel de sala, material físico diminuem drasticamente.

Para saber mais sobre educação a distância, leia nosso post: educação a distância e o futuro das organizações.

Para colocar a educação corporativa em prática, é necessário ter em mente três pontos importantes:

  1. O objetivo principal é desenvolver as habilidades e competências dos colaboradores. Para que eles tenham mais conhecimento e confiança nas atividades realizadas;
  2. Para que isso seja colocado em prática da forma certa é necessário ter o foco em dois pontos: necessidades individuais de cada colaborador e as estratégias da empresa;
  3. Assim, atinja os objetivos e tenha mais resultados e desenvolvimento dentro da empresa.

Portanto, lembre-se de colocar o colaborador em primeiro lugar, treinando e capacitando-o, assim, o retorno é garantido.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias