mercado de franquias

Conheça o mercado de franquias no Brasil e explore este modelo de negócio6 min read

Se você deseja empreender e adentrar ao mundo dos negócios, inegavelmente já pesquisou sobre o mercado de franquias. Área crescente mesmo em período de crises, a franquia se reinventa com o passar dos anos. Assim, encontra sempre novas formas de chamar a atenção de consumidores e investidores para esse modelo de negócio.

Como resultado, aqueles que fazem um bom trabalho de pesquisa e investem nas franquias certas se tornam visionários no mercado. Com isso, geram muita renda e empregos.  

No Brasil, esse é um formato de negócios regularizado desde 1994. Segundo dados da  Agência Brasil, as franquias atraem cada vez mais investidores. Ainda, o estudo da Agência aponta que esse mercado cresceu 8% em 2017. E em 2018, é previsto que haja uma alta ainda maior. À princípio, esse valor deve flutuar entre 9% e 10% de aumento no faturamento.

De acordo com a lei de franquias brasileira, é caracterizado como franquia o sistema em que o franqueador oferece ao franqueado o direito de uso da sua marca. Além disso, também proporciona o direito da distribuição de produtos ou prestação de serviços, mediante remuneração direta ou indireta (os royalties de franquias). Isso acontece sem que haja vínculo empregatício entre as partes.

– Você também pode se interessar por: Royalties de franquias: entenda o que são e como são cobrados

mercado de franquias

Desempenho do setor

Como é possível perceber de acordo com os dados citados anteriormente, o mercado de franquias está em crescimento constante no Brasil. Ainda, segundo o estudo da Agência Brasil, é estimado que em 2018 haja um aumento de de 3% no número de empregos gerados devido às franquias. Ademais, essas estatísticas deixam claro que esse é um setor em que vale a pena estudar, conhecer – e, é claro, investir.

As franquias que mais cresceram em 2017 no Brasil foram as do setor de alimentação (34%) e de serviços educacionais (18%). Sob o mesmo ponto de vista, também merecem destaque as franquias de saúde, beleza e bem estar, que tiveram um aumento de 12% para 16% nos últimos tempos.

Outro ponto que vale destaque é que, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil conta com mais de 144 mil unidades de franquias. Também são vistas 2.979 marcas que atuam no franchising.

Dessa maneira, esses dados fazem com que o mercado de franquias brasileiro se qualifique entre os 10 maiores do mundo. Com essas informações é mais fácil ter noção em quais segmentos investir. Também sabe-se o tamanho do sucesso que pode ser conquistado ao fazer parte desse enorme mercado.

– Veja também: A Importância das Feiras de Franquias

Mercado brasileiro de franquias

Além dos setores citados, existem franquias no mercado brasileiro que seguem vários outros tipos de negócios. Alguns que merecem destaque, são: casa e construção, turismo, entretenimento, negócios, comunicação e informática, entre outros.

Ademais, também existem diversos formatos e valores de serviços franquias – para todos os bolsos e gostos. Por fim, é possível se deparar com franquias que exigem um investimento de menos de 10 mil reais (conhecidas como “home based”), e aquelas que pedem por um capital de 500 mil reais. Existem dois fatores que fazem com que seja possível para muitos investidores, de diferentes ideais, posturas, experiências e investimentos, consigam encontrar o modelo ideal para investir em franquias no Brasil:

  1. As várias possibilidades de valor de investimento;
  2. As amplas oportunidades de áreas de atuação;

Esse formato de negócio acaba por ser extremamente democrático, oferecendo espaço para todos aqueles que souberem aproveitar de maneira positiva das suas facilidades. Seja para aqueles que estão em busca de abrir seu primeiro negócio ou para executivos mais experientes, investir em franquias se tornou uma saída ideal.

– Você pode complementar a leitura conferindo nosso artigos sobre o treinamento para franqueados. Veja mais: Treinamento de franqueados: uma ferramenta de redução de custos e escalabilidade

Investindo nas redes de franquias

Se você deseja se tornar um franqueado, tenha em mente que seguir as regras e padrões orientados pela franqueadora já é meio caminho andado. Para completar a jornada de sucesso, acrescente tempo, dedicação e estudo sobre a marca.

Nesse ínterim, para ter sucesso ao liderar um negócio de franquias é importante desenvolver um bom perfil de liderança. Já que assim, conseguirá motivar e engajar seus colaboradores – ao mesmo tempo em que desenvolve uma personalidade de um bom negociante.

Vale lembrar que as pessoas estão com menos tempo atualmente. Assim sendo, é comum que recorram a produtos e serviços oferecidos por franquias. Isso porque esses empreendimentos já foram previamente testados e aprovados pelo público, o que garante maior autoridade e credibilidade no mercado.

Se preparando para o futuro: tendências de franquias para investir

Se você ainda está com dúvidas sobre quais franquias investir, existem vários mercados que merecem a sua atenção e estão em grande crescimento no Brasil. Destacamos vários deles abaixo:

  • Franquias de alimentação saudável;
  • Franquias que tenham como foco produtos naturais e orgânicos;
  • Franquias de academias;
  • Franquias de suplementos e produtos fitness;
  • Franquias de pet shops e demais produtos que envolvem os animais de estimação;
  • Franquias de entretenimento e lazer;
  • Franquias de comunicação, informática e eletrônicos;
  • Franquias de serviços;
  • Franquias de estética e moda;
  • Franquias de hotelaria e turismo;
  • Franquias de segmento automotivo.

O que queremos dizer com essa listagem? Que é possível obter sucesso com franquias no Brasil nos mais variados mercados. Basta pesquisar com muita atenção qual marca mais se adapta às suas capacidades de investimento. Também, opte por aquela empresa em que você confia e sente uma ligação.

Investir em um mercado de franquias é isso: poder ter, em seu domínio, uma marca que você tanto admira. Aproveite essa oportunidade.

– Confira também o seguinte artigo: O Guia Definitivo para diminuir o Turnover em Franquias

Agora você já sabe mais sobre o mercado de franquias

Sabendo dos dados crescentes, das possibilidades de gerar mais emprego, do interesse do público e das inúmeras áreas para atuar no mercado de franquias, fica claro que aplicar nesse formato de negócios é uma ótima solução para fazer bons investimentos.

Seja você um executivo experiente ou um novato na área, é possível ter muito sucesso no mercado de franquias ao investir na marca certeira. Faça uma pesquisa extensa e escolha a melhor empresa para você.

Terminou de ler o artigo, mas ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então entre em contato conosco que saberemos como ajudar!

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias