feiras-de-franquias

A Importância das Feiras de Franquias

Há franqueados e franqueadores que não acham importante participar de feiras de franquias, por acreditarem que o negócio investido já está suficientemente assessorado e no caminho certo. Entretanto, o franchising é um mercado rico em inovações. Novas redes surgem a todo momento e, devido a isso, a dinâmica do mercado está em constante mudança. Empreender uma rede de franquias é segmentar a atuação de uma empresa em diversas localidades. É necessária uma ampla visão de negócios para que o empreendedor tenha conhecimento e capacidade para manter um padrão de qualidade para todos os diferentes perfis de consumidores, em meio a um mercado espontâneo como o do franchising. Em relação a isso, as feiras de franquias são essenciais. Elas são uma forma de manter e formar uma saudável rede de contatos, que podem se tornar parcerias e promissores novos negócios. É através do encontro de experiências que se agrega conhecimento.

Essa atualização constante sobre novas tendências e modalidades de desenvolvimento é essencial para o sucesso da sua franquia. É preciso escolher os que possuem um conceito mais semelhante aos seus interesses, mas vale a pena conferir o que essas feiras podem oferecer.

Porque ir a feiras de franquias

As feiras de franquias são indicadas para quem já gerencia uma, mas também para aqueles que estão estudando a possibilidade de investir nesse ramo. Isso porque nesses espaços são discutidos assuntos pertinentes a respeito da gestão de empresas em meio à situação atual do mercado, a fim de que o participante tenha uma noção de onde e como valeria a pena realizar um investimento. Informações como “país em crise” e “alto risco de investimento” são postos a prova nessas feiras, onde é possível tirar muitas dúvidas a respeito tanto com os franqueadores quanto os já franqueados que podem falar sobre suas experiências. Todavia, uma coisa é certa: as franquias hoje continuam mostrando uma boa saúde no mercado, com crescimento anual de 8,1% desde o início do ano de 2017. Ou seja, apostar em franquias ainda é um ótimo negócio, e o segmento só tende a se inovar.

As feiras de franquias também indicam as tendências do segmento em relação ao sucesso de determinados setores, que variam desde voltados para necessidades básicas, como alimentação e saúde, à prestação de serviços. Atualmente, por exemplo, a valorização do mercado de serviços como lavanderia, atividades domésticas, área de saúde, bem estar e o foco nas necessidades da terceira idade é algo predominante – e desperta o interesse dos empreendedores. Ainda assim, os setores de estética e alimentação continuam sendo os mais procurados e com mais chances de sobrevivência. Considerados como necessidades, eles se mantém firmes e sem nenhuma perspectiva de queda.

Além de tudo, as convenções também são uma ótima oportunidade para conhecer novos modelos de negócios. As microfranquias começam a despontar nas feiras de franquias, principalmente as voltadas para as necessidades básicas. A partir de um investimento bem menor do que o feito para franquias tradicionais, muitas podem ser formatadas até mesmo exclusivamente online ou fisicamente em espaços reduzidos, sem grandes custos. A ideia é um atrativo para jovens empreendedores, com uma vivência menos experiente de mercado.

Não menos importante, há também a troca, não só de informações e contatos, como também de informações de gestão. Fazer networking é uma oportunidade única nesses eventos, visto que muitos expositores e participantes podem ter interesses em comum: seja em relação a atuação em determinados setores, ou seja na maneira de se pensar em gestão de franquias. Hoje, a tendência de parcerias entre empreendedores é de um comportamento mais colaborativo e leve, que vem sendo muito bem sucedido principalmente em redes de varejo.

Entende agora a importância de participar em feiras de franquias? Se você é empreendedor, não perca tempo: o ano está recheado de eventos interessantíssimos.

Texto escrito pela equipe da Central do Franqueado em parceria com a Eadbox.


Categorias