câmera de frente

Câmera de frente: devo utilizá-la para gravar vídeos?

A tecnologia das câmeras de celular só aumenta a cada atualização. Principalmente pela febre das selfies, os fabricantes passaram a investir em melhorias também nas câmeras frontais dos celulares. Muita gente produz vídeos para a internet com os celulares, principalmente no começo, quando investir em uma câmera profissional não é viável. Mas será que a câmera de frente do celular é a ideal para esse tipo de produção?

câmera de frente

Posso usar a câmera frontal do celular para vídeos?

A maior vantagem de utilizar a câmera frontal para gravar algum conteúdo, é a possibilidade de ter certeza do que está sendo gravado. Você consegue checar se o enquadramento está bom, pode se ver no vídeo que está gravando. Principalmente se você está fazendo isso sem nenhum auxílio.

A evolução das câmeras de celular é notável e é possível sim substituir as câmeras por esse tipo de aparelho. Entretanto, quando for gravar algum vídeo para publicação, dê preferência para a câmera da parte de trás do seu celular. Em qualquer aparelho ela terá uma qualidade maior do que a da câmera de frente.

A câmera traseira sempre ganha em fatores como resolução, nitidez, captação de cores fiéis e vivas, entrada de luz e diminuição de ruídos.

Portanto, se o seu objetivo é gravar vídeos para publicação em plataformas como o Youtube, é melhor utilizar uma câmera de melhor qualidade. É possível gravar com o seu aparelho celular, mas tente fazê-lo com a câmera de trás.

Veja também: Como ganhar dinheiro com o YouTube

Teste o foco e enquadramento antes de começar a gravar, já com a marcação de onde você estará durante a gravação. Outro truque é colocar um espelho atrás do visor do celular, virado para você enquanto grava, para acompanhar o que está sendo filmado. Isso dará um pouco mais de trabalho, mas irá garantir um conteúdo mais interessante para quem for assisti-lo.

Algumas dicas para usar a câmera de frente

Alguns formatos funcionam com vídeos da câmera de frente do celular. Para transmissões ao vivo, seja no Youtube ou em redes sociais como Facebook e Instagram, você pode utilizar a câmera frontal tranquilamente.  

Para esse tipo de filmagem (ou se você não consegue gravar sozinho com a câmera traseira) alguns truques podem ser usados para melhorar a qualidade dos vídeos com a câmera frontal.

Pense no princípio básico da fotografia: quanto mais luz, melhor fica a qualidade da foto. O mesmo funciona para vídeos. Então, se estiver gravando com uma câmera com baixa qualidade de captação, como é o caso da câmera de frente dos celulares, use a luz para te auxiliar. Grave sempre em um ambiente bem iluminado, principalmente de luz natural.

Leia também: Como fazer um vídeo em 6 passos simples

Evite gravar diretamente sob a incidência de luz solar, pois isso fará com que o vídeo estoure – fique muito claro. Gravar de frente para uma janela, por exemplo, garante que seu vídeo fique com uma qualidade muito mais interessante.

Outro detalhe importante: preste atenção para olhar para a câmera e não para a tela do celular. Isso pode ser difícil, mas é um hábito importante de ser criado. Isso cria uma conexão com quem estiver te assistindo.

 

Com essas dicas, você já pode começar a gravar seus vídeos para a internet.

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias