Documents on table

O Guia Definitivo para diminuir o Turnover em Franquias

 O QUE É TURNOVER?

Quando as franquias se deparam com a grande rotatividade do seu capital intelectual, ou seja, uma alta margem de substituição de pessoas na organização, chamamos de taxa de turnover. Assim, o termo turnover é a medição da rotatividade de pessoal, que mede o giro de entradas e saídas de pessoal.

 img-pag-turnover

A IMPORTÂNCIA DE REDUZIR O TURNOVER E AS POSSÍVEIS CAUSAS

Em toda empresa é fundamental ter uma preocupação com a taxa de turnover. Mesmo quando os níveis estão baixos, a taxa deve ser constantemente analisada e avaliada, pois os impactos causados com a rotatividade elevada refletem diretamente na produtividade, na satisfação de colaboradores e na produtividade da empresa.

Em outros termos, se o índice de saída de colaboradores em uma franquia for muito alto isso se torna muito oneroso, pois a cada saída de funcionário, normalmente, segue uma admissão de outro funcionário para substituí-lo, e este movimento gera um alto custo de mão de obra.

tabela_post

Perder o capital intelectual ou a perder a mão de obra é sempre prejudicial para uma empresa, especialmente quando essa perda se faz de bons colaboradores, qualificados e treinados. Assim o ideal é que o turnover de uma empresa esteja em um índice baixo necessário para que haja renovação saudável do corpo profissional.

Percebe-se então que é fundamental evitar fatores geradores de um alto índice de turnover, que estão diretamente ligados à motivação no meio de trabalho.

Pesquisas realizadas em algumas corporações mostram que um dos principais motivos para saída de colaboradores das empresas é o relacionamento com seus superiores. Assim, os colaboradores se demitem para se livrarem dos chefes e não da organização como um todo.

Além desses pontos, o que influencia um funcionário a hora trocar de empresa são benefícios insuficientes, sociabilidade precária, baixa interação entre grupos de trabalho, ambiente e clima de trabalho desconfortável.

PROBLEMAS CAUSADOS PELO ALTO ÍNDICE DE TURNOVER EM FRANQUIAS

A avaliação de rotatividade é um bom indicador para saber se os funcionários têm ficado um tempo razoável nas boas franquias no Brasil. Quando o nível de rotatividade é pequeno, ou o nível de rotatividade é relativamente grande, isto é quando os funcionários têm ficado por pouco tempo e saído por diversos motivos, é possível traçar o nível de qualidade da empresa. Quanto maior o nível de rotatividade, pior será para a empresa.

turnover-e1425920077266

Em geral, as franquias que tem uma taxa de turnover maior do que 5%, aproximadamente, têm diversos problemas em relação àquelas empresas que conseguem manter este índice mais baixo.

As desvantagens do alto índice de turnover podem ser analisadas sobre três perspectivas: da organização, individual e social. Para a franquia (organização), que aqui vamos nos deter, as consequências são:

  • custos de substituição de funcionários;
  • seleção e treinamento pessoal repetido;
  • custos de demissão;
  • abalos nas estruturas sociais e de comunicação;
  • baixa produtividade da equipe;
  • evasão dos empregados de alto desempenho;
  • menor satisfação entre os que ficam;
  • perda de conexões com clientes;
  • perda de conhecimento e prática na operação de tecnologias; e
  • perda de mercado.

São poucas as franquias que conseguem despertar a paixão nos seus funcionários que ali trabalham. Aquelas que prezam sempre por recompensas de mérito e entre outros benefícios, conseguem reter seus colaboradores por bastante tempo, às vezes, até por décadas.

A baixa rotatividade resulta em uma equipe mais competente, eficaz e compromissada com as visões do empresário, o que acarretará um bom impacto nas vendas, procedimentos e até mesmo em seu faturamento.

Portanto, diminuir o turnover pode gerar crescimento financeiro, porque a equipe de funcionários se torna mais treinada e focada para auxiliar a empresa no desenvolvimento da produtividade, evitando perdas com tempos de treinamento e na busca de novos profissionais que se encaixem no perfil das vagas em aberto.

Agora, convencido de que não vale a pena atrasar o crescimento da empresa e perder mercado para a concorrência por causa da rotatividade de funcionários, o que é possível fazer para que a taxa de turnover diminua? Pois confira e aprenda!

COMO REDUZIR O ALTO ÍNDICE DE TURNOVER NA SUA FRANQUIA

turnover

Para reduzir o índice de rotatividade de pessoal, devemos em primeiro lugar, pesquisar as principais causas, diagnosticar cada uma e finalmente atribuir uma solução. Para diagnosticar com antecedência quais dos motivos do alto índice de turnover listados acima afetam a sua empresa, os gestores devem pesquisar e entender por meio de alguns recursos que podem ser conferidos em outro texto do blog aqui.

Após o diagnóstico muitos administradores irão levar um susto, pois diferente do que se possa pensar, a questão salarial não é a única que influencia no alto índice de turnover. É inegável que, se uma empresa que paga pouco para seus colaboradores, ela terá primeiramente que repensar essa situação, para depois utilizar outras medidas motivacionais.

Nesse momento toda a empresa deve estar alinhada para a reversão desse quadro, principalmente a área de RH e as lideranças. Cada vez mais vejo o papel fundamental para o controle do turnover são as lideranças e a forma que elas se apresentam perante seus colaboradores, quanto mais adaptados às necessidades do grupo, melhor.

  • Pesquisa de satisfação

A franquia pode criar uma pesquisa de satisfação para os funcionários, por meio da qual será possível obter o feedback sobre a forma dos processos – os que funcionam e os que não funcionam. Com o resultado em mãos, a empresa deve buscar melhorias para todos. O importante é que a franquia esteja sempre interessada nas opiniões dos funcionários, além de estar preocupada em manter a qualidade do ambiente de trabalho.

  • Reuniões regulares

Concomitantemente a outras estratégias, a empresa poderá realizar reuniões internas regulares e atividades de integração. Desta forma, é possível desenvolver um ambiente agradável de amizade e de comunidade entre todos. O que se acredita é que desenvolver uma cultura de trabalho em equipe permite que os colaboradores se sintam parte da organização. O resultado não poderia ser diferente, influencia de forma indireta no sucesso global da empresa.

  • Participação dos colaboradores

Invista na formação de líderes na gestão de pessoas, a fim de aprimorar os processos de integração, acolhimento e desenvolvimento profissional dos colaboradores. Esta é uma das estratégias mais importantes, pois transforma as opiniões dos colaboradores em projetos efetivos para a empresa.

O esquema envolve o seguinte: Incentivo dos colaboradores na busca de sugestões que tragam inovações nos procedimentos e/ou redução de custos! Assim, a participação dos funcionários se tornará um estímulo para que expressem suas opiniões e auxiliem a proporcionar melhorias internas.

As melhorias certamente acontecerão, pois os colaboradores estão envolvidos diretamente com a rotina da empresa e são capazes de identificar melhor o que pode ser aperfeiçoado, implantado ou mudado. Além disso, é uma oportunidade de os colaboradores participarem ativamente da evolução e crescimento da companhia e entenderem que são fundamentais para que isso aconteça.

CTA Ebook Colaboradores

Banner_Ebook-5-Maneiras-de-motivar-e-engajar-colaboradores_Eadbox

 

  • Liderança desenvolvida

Uma outra estratégia a ser adotada para reduzir o índice de turnover na franquia é o investimento na capacitação e desenvolvimento de lideranças – já que essas pessoas são as responsáveis pelo cuidado com os colaboradores sob sua supervisão, como uma rede.

  • Remuneração afiada

Melhorar a remuneração e criar incentivos, de forma a tornar a empresa atrativa. Fazer pesquisas salariais e conhecer o mercado é importante para ficar alerta com os salários oferecidos pela concorrência, pois os salários dos seus funcionários devem estar de acordo com as práticas adotadas pelo mercado. Além do mais, é importante sempre revisar suas políticas de benefícios para cada um de seus colaboradores e verificar se o que está sendo oferecido atende as necessidades de cada um na atualidade.

  • Homenagens

Promova, todos os anos, um evento para premiação de funcionários que completam 10, 15, 20, 25 ou 30 anos de contrato. No evento, é possível dar bonificações em dinheiro aos vencedores, de acordo com o tempo de casa, além de certificados e outros prêmios.

O prêmio é pensado para homenagear e reconhecer o trabalho dos colaboradores, que dedicam boa parte do seu tempo, dos seus conhecimentos e das suas habilidades à empresa. Uma homenagem deste tipo, com certeza é estimulante, pois o trabalho recompensado é sempre motivador.

  • Auditorias

Realize auditorias frequentemente para buscar saber o que os profissionais pensam sobre seus colegas e sobre o clima organizacional da companhia. Sem dúvida, essa é uma ótima estratégia para identificar os pontos positivos e os pontos negativos que precisam de providências. Mesmo em caso de uma demissão de algum funcionário, busque as razões e problemas que levaram este profissional a se desligar da empresa, pois o motivo da saída de um pode apontar uma solução para algo que tem atrapalhado o dia a dia da companhia para todos.

  • Estímulo aos funcionários por meio de treinamentos

Outra forma de atingir o objetivo de diminuir o percentual de turnover é oferecer benefícios e melhorias nas condições de trabalho do colaborador. Para isso, uma das estratégias que podem ser utilizadas pela franquia é o oferecimento regular de cursos para franqueados e colaboradores, sem custos adicionais.

Antes de ingressar de fato nas atividades da loja, os novos colaboradores aprendem todas as atividades da franquia – atendimento, caixa, preparação do objeto principal -, além de aprender questões de gestão, liderança, equipe e feedback.

Há também a possibilidade de oferecer cursos voltados ao atendimento, direcionado principalmente para operadores e gerentes, além de outros colaboradores. Um curso com este perfil tem o intuito de ajudar a melhorar o atendimento da franquia, passando por tópicos como relacionamento entre a equipe, até como a melhor maneira de receber clientes.

E mais, para os colaboradores mais antigos é possível ofertar cursos de reciclagem ministrado uma vez ao ano e destinado a balconistas, operadores de caixas da sua rede.

TREINAMENTOS ONLINE

 

online

USAR UM SOFTWARE PARA TREINAMENTO DE FRANQUIAS

  • O treinamento como destaque na estratégia de redução de turnover

E já que falamos de estímulo aos funcionários, é importante destacar que o problema da falta de mão de obra qualificada também chegou às franquias. O baixo nível de desemprego no País, na casa dos 6%, tornou o mercado mais competitivo, aumentou a rotatividade e acirrou a disputa pelos melhores talentos.

Promover treinamentos na empresa periodicamente traz inúmeros benefícios: aumenta a produtividade da equipe, melhora a autoestima dos funcionários, traz satisfação e o desejo de ficar em uma empresa que investe de verdade nas pessoas. Por isso, esse é um dos bons caminhos para reduzir turnover e, consequentemente, os custos de novas contratações.

É no treinamento que os colaboradores aprimoram suas competências e habilidades e são estimuladas a adotarem uma atitude mais proativa com relação a suas próprias carreiras. Inclusive, se sentem estimulados a investir paralelamente à empresa em outras capacitações que podem de maneira indireta potencializar ainda mais os resultados do negócio.

Como é possível perceber, treinamentos na empresa podem ajudar a transformar muitas coisas, entre elas a taxa de turnover que abordamos neste post e que tanto preocupam os gestores de RH e as principais lideranças das franquias.

Muitas redes já começaram a desenvolver programas de treinamento para melhorar a situação e alguns franqueados estão se arriscando e criando soluções por conta própria. O importante é que a franqueadora também incentive seu parceiro a desenvolver algum programa de retenção e motivação dos funcionários, porque muitas vezes o dono da franquia quer fazer algo para reverter o quadro de turnover, mas não sabe como, porque também não foi treinado.

Dentre as dicas que listamos para reduzir o turnover nas franquias, é certo que a capacitação dos funcionários entra na base de ações que mais podem apresentar resultados e foi a mais citada em diversas pesquisas.

 

  • Vantagens de um treinamento oferecido de forma online

O melhor para estimular os funcionários a produzirem resultados é se preocupar com a longevidade do relacionamento entre colaborador e empresa. Por isso, saiba que as empresas podem solucionar a rotatividade e estimular o crescimento da carreira com treinamento via cursos online. Esta opção é uma forma bastante direta de mostrar que a empresa se importa com o profissional e com sua formação técnica.

Aproveite o fato que estamos na era do avanço contínuo da tecnologia, e que os funcionários no mercado atualmente estão mais interativos em suas funções, para apostar em novidades nos treinamentos, por exemplo, que sejam fornecidos de forma online.

Os vídeos são inegavelmente uma ferramenta inovadora para treinamento e desenvolvimento das equipes de trabalho de diferentes áreas. Isso porque, além de diminuir os gastos para a empresa, respeita os ritmos de aprendizagem de cada empregado e pode ser feito de forma segmentada, a fim de desenvolver alguma habilidade ou competência específica.

Do mesmo modo que é benéfico para os colaboradores, o treinamento em vídeo também economiza tempo do empregado. Isso acontece porque o ensino à distância não demanda tempo de deslocamento ou horário em comum para que todo o grupo de profissionais receba o treinamento junto. Com o treinamento em vídeos, cada empregado pode acessar o conteúdo online e assistir às aulas no momento que for mais conveniente.

10 Ferramentas Para Gravar e Editar suas Video-Aulas

  • Não se esqueça dessas dicas!

Na hora de treinar e capacitar não se deve pensar que o profissional irá embora, o importante é criar uma cultura favorável ao aprendizado e não a permuta de Emprego x Conhecimento, o foco é mostrar para o funcionário a importância do aperfeiçoamento para manter o nível de qualidade dos serviços da empresa.

A falta de mão de obra qualificada, certamente é um problema que podemos adiantar para você que dificulta o dia a dia das franquias, fazendo com que busquem cada vez mais recursos para qualificar e reter seus profissionais. Afinal, para a organização, quanto mais conseguir manter suas contratações, melhor, tanto para os resultados quanto para reduzir custos.

Manter a taxa de turnover baixa é importante para os negócios de qualquer companhia. Os franqueadores perceberão que a baixa rotatividade ajuda a manter a organização viva, revigorada e com novas ideias, pois os funcionários se sentem comprometidos com seu trabalho e, consequentemente, com os resultados gerados a partir desse empenho coletivo.

Com o diagnóstico em mãos e o treinamento em mente, basta investir em uma plataforma online na qual sejam disponibilizadas palestras, workshops e cursos específicos para cada uma das áreas dentro da sua empresa.

E Ah, lembre-se, sempre há aqueles funcionários resistentes aos treinamentos. Como forma de incentivo, dê benefícios para quem participar dos treinamentos na empresa, como um dia de folga, um certificado ou um bônus no salário. Não deixe ninguém, escapar, pois funcionários treinados têm uma percepção de valor mais apurada em relação ao investimento que a empresa está realizando e avaliam melhor a troca de um ambiente que valoriza o desenvolvimento para outro de incertezas, o que ajuda a reduzir turnover. Se a sua empresa está buscando esse caminho, parabéns, o sucesso está muito perto!

Ainda tem dúvidas sobre os treinamentos na empresa para reduzir o turnover? Entre em contato com a gente ou deixe o seu comentário e se você está interessado em entender o Turnover em empresas de TI clique aqui.

LEIA TAMBÉM:

O Guia Definitivo para diminuir o Turnover de Vendedores O Guia Definitivo para diminuir o Turnover em Empresas de TI O Guia Definitivo para diminuir o Turnover em Empresas de Call Center

 

CTA Demonstração 1

Banner_Demonstração_Eadbox_2

Categorias