marketing nas redes sociais

Utilize o marketing nas redes sociais para fazer a divulgação dos seus cursos online6 min read

Se você deseja comercializar um curso online, significa que o seu público também está presente nas plataformas digitais, certo? E se existem canais de divulgação que não podem ser desprezados são as mídias sociais. Assim sendo, investir em marketing nas redes sociais é essencial para garantir um bom desempenho na sua divulgação.

Hoje, apenas estar presente nas redes sociais não é mais um diferencial. O que faz uma empresa se  destacar nessas plataformas é saber como utilizá-las da melhor maneira possível, oferecendo para seus seguidores materiais relevantes e adequados.

Assim sendo, conheça quais são as principais redes sociais atuais. Ainda, entenda a importância desses canais para a venda e estratégias de Inbound Marketing quando se trata da comercialização de cursos online.

– Você também pode se interessar por: Conheça os diferentes estilos de postagens e utilize-os da melhor forma para gerar engajamento

marketing nas redes sociais

Marketing nas redes sociais: quais são os canais mais importantes?

Como já dito, estar presente nas redes sociais e utilizá-las com maestria é essencial. Porém, nem todos os canais são importantes para todas as empresas e, é claro, cada rede possui formas diferentes de fazer um marketing de sucesso. Assim sendo, de acordo com a sua empresa, seu público e sua estratégia, é importante saber e reconhecer quais são as plataformas essenciais para o seu negócio.

Cada empresa possui suas particularidades e público. Ou seja: o que funciona para uma marca, nem sempre é o que garantirá sucesso para outra. Ainda assim, o social media que trabalha com essa função, deverá saber em quais canais estar presente. Ainda, como tirar máximo proveito de cada rede. Para saber mais sobre como utilizar o marketing nas redes sociais de acordo com cada canal, confira quais são eles e que formatos de postagens são os que mais engajam o público em cada rede:

Facebook

O Facebook continua sendo a rede social com maior número de usuários no Brasil. Para você ter uma ideia: o canal engloba 90% da população que tem acesso à internet – ou seja, cerca de 90 milhões de pessoas. Isso significa que, independente da sua área de atuação e público-alvo, estar presente no Facebook é muito interessante.

O Facebook é guiado por um algoritmo que mostra uma timeline diferente para cada usuário. Esse conteúdo é determinado de acordo com o interesse de cada perfil. Ou seja, de acordo com as publicações e páginas com que ele mais interage ou demonstra interesse em acompanhar. Ainda, também oferece grande destaque para as publicações pagas, que surgem em formatos de anúncio. Esses links patrocinados são segmentados de acordo com o desejo da empresa, que pode optar pela região, faixa etária, sexo, comportamentos, entre outros.

É importante ressaltar que o Facebook é uma rede em que a qualidade é mais importante do que a quantidade. Assim sendo, apesar de ser importante ter um perfil ativo e bem gerenciado, o essencial é investir em publicações relevantes. O material deve realmente  acrescentar algo para a vida dos seus seguidores e criar proximidade com eles. Ainda, pode gerar a vontade de compartilhar e interagir com o conteúdo.

– Confira: Vender curso online utilizando o Facebook

Instagram

A outra rede queridinha do público, apresenta cada vez mais novas funções que aproximam a marca dos seus consumidores. O Instagram, conhecido por ser a rede social feita para o compartilhamento de imagens, se tornou muito mais do que isso. Pensado para uso em dispositivos móveis, ele comporta anúncios, vídeos, transmissões ao vivo e fotos.

Ainda há o recurso do “Instagram Stories”, que permite que seja postado um material que ficará disponível por apenas 24h. Mais recentemente, foi criada a função de “Destaques”, que, como o nome sugere, permite destacar um material do Stories que você considere importante – é claro, em formato de imagem ou vídeo.

Assim como o YouTube, o Instagram é uma rede que lança muitos influenciadores – que possuem a capacidade de inspirar seguidores. Para obter sucesso no Instagram, é possível fazer um número e frequência de postagens maior do que no Facebook. Ainda, o foco são as imagens. Ou seja: é importante traduzir em fotos e vídeos a identidade visual da sua marca.

Para utilizar se inspirar e utilizar o Instagram com maestria, confira nossos dois artigos: Veja nosso passo a passo de como anunciar no Instagram e promova sua marca nesse canal e Instagram para marcas: 5 inspirações de perfis empresariais

Youtube

O Youtube é a rede social mais popular quando se trata de streaming de vídeo. Apesar de o principal objetivo ser a veiculação e divulgação de vídeos, o Youtube também é uma rede social. Isso porque ele integra com a conta de usuário do Google e facilita a interação com outras pessoas. É possível seguir canais interessantes, curtir o material e comentar nos vídeos que considerar pertinentes.

Se a sua empresa está disposta a produzir materiais em vídeo, estar no Youtube é uma ótima estratégia. Ou, mesmo que não seja esse o foco da sua marca, também é importante criar um canal. Ele pode ser relevante para a interação com o público e fortalecimento da sua identidade visual.

– Confira: Saiba como colocar tags no Youtube e aparecer nas pesquisas

Linkedin

O Linkedin é a principal rede social voltada ao mundo corporativo. Seu foco é o networking profissional. Dessa forma, deve ser utilizada como estratégia de marketing nas redes sociais para essa função. É um canal excelente para o recrutamento de novos profissionais, troca de experiências, compartilhamento de informações pertinentes e que gerem credibilidade para a empresa. Se a sua marca conquistou algum mérito no mundo corporativo, compartilhar isso no seu Linkedin é uma ação bem vista.

Twitter

O Twitter, quando surgiu, era a rede social dos 140 caracteres. Hoje, a plataforma permite 280 caracteres por postagem e suporta a utilização de GIFS, vídeos e imagens – além, é claro, dos textos. Em uma estratégia de marketing nas redes sociais, o Twitter é interessante por ser imediatista e dinâmico. Ele gera buzz sobre os principais fatos que estão acontecendo no momento. Além disso, o Twitter pode ser fonte de inspiração para ideias de postagens e artigos nas outras redes.

Quando bem utilizado, o Twitter pode gerar bastante tráfego para o site de qualquer empresa. Mesmo por aquelas que não possuem essas informações imediatistas. Isso porque oferece as funcionalidades de: compartilhar posts (os chamados “retweets”); comentar os posts; mencionar outros perfis em uma atualização; responder usuários; compartilhar mensagens privadas. Assim, funciona como uma excelente ferramenta de relacionamento dinâmico e agilizado com os seguidores.

Agora que você conhece 5 das principais redes do momento, está pronto para utilizar o marketing nas redes sociais? Ainda, utiliza alguma outra rede para as suas estratégias de divulgação? Deixe seu comentário!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias