planejamento de campanha de marketing

Obtenha sucesso com divulgação fazendo um planejamento de campanha de marketing5 min read

Você sabe como fazer um planejamento de campanha de marketing? E como essa ação pode ser crucial para garantir o sucesso da sua empresa?

Assim como qualquer ação de uma empresa, o planejamento de campanha de marketing é algo que envolve várias etapas e ações específicas. São elas que irão guiar o caminho a ser seguido pela instituição em busca do sucesso, seja qual for o objetivo da empresa. A campanha de marketing pode ser feita para aumentar as vendas, aproximar o relacionamento da empresa com os clientes, divulgar um novo produto/serviço, fortalecer a sua marca no mercado, entre outros.

Para entender melhor sobre a importância de um planejamento de campanha de marketing e aprender a colocá-lo em prática, confira esse artigo.

– Você também pode se interessar por: Conheça o passo a passo para fazer o planejamento comercial

planejamento de campanha de marketing

Qual a importância de fazer um planejamento de campanha de marketing?

Produzir um planejamento de campanha de marketing faz com que a empresa tenha um melhor direcionamento a seguir. Ainda, permite que a companhia saiba qual o melhor espaço para investimento e consiga mensurar os retornos que obteve.

Também, é importante ressaltar que o planejamento estratégico deve ser feito antes de qualquer tomada de decisão. Isso porque ele permite que a empresa tenha melhor conhecimento sobre a trilha a ser seguida. Assim, evita gastos desnecessários, prevê possíveis erros e falhas e, por fim, garante o sucesso da sua campanha de marketing.

Dessa maneira, se você deseja contar com ações de marketing vitoriosas, é importante saber um básico passo a passo para montar o seu planejamento de campanha.

Como fazer planejamento de campanha de marketing? Confira nosso passo a passo

1. Entenda a situação atual da sua empresa

O primeiro passo para desenvolver um planejamento de campanha de marketing é reconhecer a situação atual da empresa. Ou seja, fazer um diagnóstico para analisar:

  • Qual a posição da instituição frente ao mercado?
  • Qual o diferencial da empresa?
  • Qual sua visão e razão?
  • Como a empresa é vista pelos clientes?
  • Como é feito o relacionamento com o público?

Para responder a essas perguntas de maneira objetiva, você pode recorrer ao uso de pesquisas, que auxiliem a entender melhor a situação e posição da empresa no mercado. Assim, chegamos ao segundo passo do planejamento de campanha de marketing:

2. Faça pesquisas de mercado e de público

A sua pesquisa de mercado pode ser feita de diversas maneiras. O objetivo é entender a instituição e utilizar esse conhecimento a seu favor. Um método de pesquisa muito utilizado é o de Análise SWOT (ou matriz FOFA). Esse método auxilia a entender suas forças e oportunidades, mas também suas fraquezas e possíveis ameaças. Ou seja: compreender melhor a empresa.

Agora, para entender o mercado e o público, também podem ser utilizados outros métodos de pesquisa. A ferramenta conhecida como as 5 forças de Porter podem ser a sua base nessa questão. Esse método proporciona uma visão estratégica em relação aos concorrentes e, com isso, ajuda a empresa a garantir bons resultados.

Essas são apenas duas das várias ferramentas que podem lhe auxiliar nas pesquisas. Lembre-se que essa é uma etapa fundamental para montar o seu planejamento de campanha de marketing.

– Veja também: Pesquisa de mercado: saiba como fazer e comece a tomar melhores decisões

3. Defina metas, objetivos e orçamentos

O planejamento de campanha de marketing também engloba a preocupação com metas, objetivos e orçamentos. Para isso, é importante produzir um planejamento financeiro de maneira, com todos os tópicos que serão necessários para colocar em prática as ações da campanha. Nesse momento, cabe à empresa definir quanto está disposta a investir na ação. Para que esse planejamento financeiro funcione de maneira efetiva, também é essencial a instituição deixar claras as metas e objetivos da campanha de marketing.

A empresa pode colocar como meta:  “aumentar em 25% o faturamento da instituição nos próximos seis meses”. Para auxiliar a alcançar esse desafio, ela pode utilizar uma meta SMART a seu favor. Esse método sugere que o objetivo deve levar em consideração os seguintes itens: especificidade da meta, capacidade de mensuração, ambição, se a meta é realista e o tempo que será necessário cumprir o objetivo.

4. Esteja preparado para possíveis mudanças no planejamento e campanha de marketing

Com todas as etapas anteriores feitas, é hora de efetivar o planejamento. Para isso, é importante que todos da empresa saibam claramente qual a sua função para que a campanha seja um sucesso. Assim sendo, invista em uma boa comunicação interna e se faça presente em redes sociais.

Essa presença online pode fazer com que o seu planejamento mude de acordo com certas ações. Portanto, apesar de o planejamento estratégico ser o guia principal da campanha, ele precisa ser flexível. Isso acontece porque é comum que campanhas de marketing sofram influências de fatores externos – como demandas diferentes de mercado ou novas tendências.

Assim sendo, sempre que surgirem novas oportunidades, o planejamento pode ser modificado a favor da empresa. Isso não faz com que a instituição desvie das suas metas – muito pelo contrário: pode fazer com que elas sejam atingidas ainda antes e com maior impacto.

Colocando em prática o planejamento de campanha de marketing

Resumidamente, um bom planejamento de campanha auxilia o gestor da empresa a tomar decisões importantes. Ainda, faz com que todos sintam-se engajados com o objetivo e metas a serem alcançados. Com esse engajamento, também é possível que os colaboradores surjam com novas ideias, que atualizem e otimizem ainda mais o planejamento.

O resultado? Metas mensuradas e alcançadas. Ainda, caso algo dê errado, é possível reconhecer em que etapa está esse erro e, com isso, corrigi-lo para uma próxima ação de marketing. Assim, por mais que investir em um planejamento soe trabalhoso, jamais abra mão dele.

E você, já fez um planejamento de campanha de marketing? Quais foram as ferramentas utilizadas pela sua empresa? Deixe seu comentário!

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias