anunciar instagram

Veja nosso passo a passo de como anunciar no Instagram e promova sua marca nesse canal5 min read

O Instagram já se tornou um queridinho do público brasileiro. Quando surgiu, a ferramenta era voltada apenas para o compartilhamento de imagens pessoais, como uma espécie de um diário de fotos. Porém, com o passar o tempo, ele tem se tornado uma excelente plataforma de negócios. Se você deseja que a sua marca ganhe maior visibilidade e autoridade nessa rede social, veja como anunciar no Instagram.

Hoje é possível ter um perfil pessoal mas também um perfil de negócios nesse canal. Assim sendo, as marcas que entendem como utilizar o Instagram a seu favor saem na frente no mercado.

Vale ressaltar que ter um perfil nas redes sociais hoje em dia não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade. O diferencial é saber como utilizar de maneira efetiva cada uma das redes disponíveis. Uma conta de Instagram bem gerenciada pode fazer toda a diferença para a sua marca. Confira.

– Você também pode se interessar por: Conheça marcas no Instagram para se inspirar e posicionar a sua

como anunciar no instagram

Conhecendo e explorando o Instagram

Além das postagens tradicionais, é possível criar bons anúncios nesta plataforma. Esses formatos de propagandas, quando bem feitos, geram maior visibilidade para a sua marca.

Também vale lembrar que é possível fazer postagens patrocinadas no Instagram com vários formatos de postagens. Por exemplo:

  • Imagens “básicas” – uma imagem por postagem;
  • Carrossel de imagens;
  • Vídeos curtos;
  • Patrocinar os stories – as postagens que possuem duração de 24h.

Cada formato de postagem pode possuir um objetivo em específico. Cabe à empresa definir qual a campanha deseja patrocinar para, a partir de então, decidir qual – ou quais – formatos de anúncios deverão ser feitos.

A nossa dica, antes de você tomar qualquer ação, é: conheça e explore o Instagram. Passe um tempo navegando na ferramenta, analisando os anúncios que aparecem na sua timeline.

Quais são os melhores? Que formato de postagem eles utilizam? Percebeu que todo anúncio que aparece para você está devidamente sinalizado como “patrocinado”?

Qual o objetivo de patrocinar postagens no Instagram?

Agora que você já conhece mais essa rede social é hora de saber um pouco mais sobre como anunciar no Instagram.

A ferramenta de anúncios nessa plataforma se chama Instagram Ads. Ela deve ser utilizada de acordo com o seu objetivo. Pense:

– Você deseja gerar cliques e conversões?

– Aumentar a visualização do seu perfil?

– Fazer com que os usuários instalem aplicativos?

– Promover algum evento em especial?

– Aumentar visitas no seu site?

– Promover um catálogo de negócios?

– Alcançar pessoas próximas à sua empresa ou pessoas independentemente da região?

Tendo em mente qual o seu objetivo específico para a campanha, é hora de pensar em qual a melhor maneira e como colocar em prática o anúncio via Instagram.

É possível, sim, vender pelo Instagram

Você já sabe quem é o público da sua empresa e tem a sua persona bem definida. Também conhece e explorou o Instagram e suas ferramentas. Agora é hora de colocar em prática a ferramenta de vendas dessa plataforma.

Ao decidir por fazer um anúncio no Instagram, você verá que ele te oferece uma grande oportunidade de segmentação de público. Você pode direcionar a sua campanha de acordo com:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização;
  • Interesses gerais (como música, tecnologia e esportes, por exemplo);
  • Interesses de consumo;
  • Dispositivos e sistemas de acesso;
  • Momentos da vida (formado, casado, trabalhando);
  • Públicos personalizados (quem acessou seu site, é lead ou está na lista de contatos);
  • Públicos semelhantes (excelente opção para quem deseja atingir perfis com interesses e perfis semelhantes ao de seus clientes).

Essa segmentação deve ser bem utilizada e levando em consideração qual o objetivo principal da sua campanha e qual o público que você deseja atingir.

Na própria postagem já poderá ter um link direto para o destino que você deseja. Pode ser para a compra de um serviço/objeto, assisti a um vídeo, visitar o seu site, entre outros. Assim, se o seu anúncio realmente for interessante, ele pode fazer com que o cliente tome a atitude que você espera.

– Você também pode complementar a leitura com: Dicas de como ganhar seguidores no Instagram: 3 aplicativos e 3 estratégias

Dicas extras: como anunciar no Instagram e ter sucesso?

As informações a seguir não são necessariamente regras. Porém, podem ser a grande diferença entre uma campanha de sucesso e uma que não funcionou como deveria. Você deve prestar atenção nos seguintes itens:

1. Evite utilizar textos na imagem

Se precisar usar, o ideal é o que a parte escrita não ocupe mais de 20% da foto. Vale lembrar que o Instagram é a rede social que mais valoriza as imagens. Portanto: lembre-se disso na hora de montar a sua campanha.

2. A descrição / texto do anúncio deve ser bem feita e não muito longa

Ressalte os benefícios e descreva seu produto de maneira clara e objetiva. Também utilize as hashtags de maneira natural para que não soe forçado, amador ou desesperado;

3. Seja criativo

As pessoas “rolam” o Instagram e nem sempre param para analisar o que aparece no feed delas. Principalmente quando se trata de algo que elas não seguem – como é o caso dos anúncios. Assim sendo, é preciso captar a atenção dos usuários da rede de maneira rápida.

Por isso, seja criativo. Ofereça um material que elas ainda não viram. Segmente bem o seu público para que o anúncio seja melhor aproveitado.

– Veja também: Como anunciar na internet com um orçamento pequeno?

Anunciando no Instagram: colocando em prática as dicas

Ademais, agora você já sabe como anunciar no Instagram, certo? Então é hora de montar uma campanha com um planejamento feito de maneira cuidadosa. Pense em uma campanha específica para essa rede e, com atenção e cautela, escolha os melhores formatos de postagem, tempo de duração do anúncio, textos e imagens a serem utilizados, público a ser atingido.

Terminou de ler o artigo, mas ainda ficou com alguma dúvida sobre como anunciar no Instagram? Então entre em contato conosco e compartilhe sua pergunta. Quem sabe ela também seja uma questão importante para outras pessoas que desejam empreender nesse cenário.

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias