Faça um mapeamento de competências e melhore suas habilidades4 min read

Pense um pouco nas pessoas que fazem parte da sua equipe atualmente. Com uma rápida avaliação é fácil chegar a conclusão que cada um possui um perfil de atuação diferente. Essa é uma característica muito interessante para empresas de diversos setores, até porque cada um terá competências e habilidades singulares que podem vir a complementar o grupo de trabalho.

Dessa forma, para tornar a contratação, assim como a adequação de profissionais dentro da empresa, um processo mais fácil, garantindo maior produtividade individual e coletiva, é muito importante investir no mapeamento de competências.

Mas, antes de falarmos sobre esta ferramenta, é necessário deixar claro que existem diferenças entre competências e habilidades.

Você não sabia? Então confira:

Diferença entre competências e habilidades

Apesar de essas duas palavras serem usadas como sinônimo por muitas pessoas, elas possuem significados diferentes. Portanto, usar uma no lugar de outra pode causar confusão aos ouvintes.

O que são competências?

De forma prática, podemos definir competências como a capacidade que as pessoas possuem de, a partir de conhecimentos, habilidades e atitudes, executar plenamente suas atividades e resolver situações adversas tanto pessoais quanto profissionais.

O que são habilidades?

Ao contrário das competências, as habilidades representam algo mais específico. Dessa forma, as habilidades podem ser definidos como um conhecimento em determinado setor, área ou atuação, adquirido por meio de capacitações, treinamentos ou experiências, para executar determinada atividade técnica.

Resumindo: enquanto as habilidades estão relacionadas com o que o indivíduo conhece ou precisa conhecer para executar determinada atividade, o conhecimento determina como o indivíduo irá fazer uso de suas habilidades. Esta é a diferença entre as duas.

Agora sim podemos falar sobre mapeamento de competências!

Você também pode se interessar por: Faça um plano de gestão do conhecimento para não perder este ativo essencial

Mapeamento de competências

Muito conhecido por empresas que investem na gestão de pessoas, o mapeamento de competências é muito importante para estabelecer as habilidades técnicas e comportamentais essenciais a cada cargo dentro da empresa. Além disso, a partir dele é possível identificar as competências individuais e coletivas que podem ser aperfeiçoadas pelos funcionários da empresa.

Então, se a sua empresa deseja desenvolver uma equipe de sucesso, o primeiro passo é identificar as “falhas”. E então analisar o que pode ser melhorado em termos de habilidades. Caso seja necessário, também é interessante investir em contratações com objetivo de trazer para dentro aquilo que falta. Assim, tornando mais eficaz o processo de contratação ou recolocação de profissionais dentro da organização.

Também pode ser do seu interesse: Remuneração por competência: entenda o que é e como funciona

Como realizar o mapeamento de competências?

Um dos modelos mais comuns para se mapear a competências de pessoas, é o CHA. Essa sigla, que é velha conhecida dos setores de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, é uma abreviatura das palavras Conhecimento, Habilidade e Atitudes.

O modelo se divide para avaliar três pontos essenciais para o mapeamento de competências de qualquer colaborador ou cargo:

  • Conhecimento: informações necessárias para executar determinada função;
  • Habilidade: capacidade do indivíduo que pode ser desenvolvida tecnicamente dentro da organização
  • Atitude: predisposição do indivíduo a agir para a ação de forma positiva ou negativa.

Através da análise desses termos, dentro da organização, é possível detectar a necessidade de treinamentos, capacitações, e novas contratações. Essa também é uma análise que ajuda na hora de pensar em recolocações dentro de uma mesma equipe. Por exemplo, uma empresa pode ter no quadro de colaboradores excelente, mas que não é o ideal para a função que exerce e que pode se dar melhor em outra posição ou cargo na companhia.

Para tanto, o gestor precisa acompanhar seus colaboradores individualmente e, através de questionários e avaliações, identificar suas competências com objetivo de alinhar essas características a cultura e objetivos da empresa.

Benefícios do mapeamento

Quando bem feito, o mapeamento de competências ajuda os colaboradores, os gestores, as equipes e as empresas como um todo. Confira alguns benefícios do mapeamento que merecem o destaque:

  • Otimização de resultados;
  • Eficácia no desenvolvimento de cargos e salários;
  • Sistema de promoções mais eficaz;
  • Conhecimento do perfil dos colaboradores;
  • Desenvolvimento de treinamentos e capacitações mais adequados.

Gostou do assunto? Pode ser que você se interesse pode: Conheça a importância da gestão do conhecimento

Agora que você já conhece a importância do mapeamento de competências para o desenvolvimento de habilidades, que tal fazer uso dessa ferramenta de gestão de pessoas para alavancar o crescimento de sua empresa? Não esqueça de nos contar como foi!

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias