Remuneração por competência: entenda o que é e como funciona

A remuneração é um dos principais incentivos que um colaborador recebe dentro da empresa. A remuneração pode ser feita de várias formas, dependendo da estratégia da empresa. Podendo ser quinzenalmente ou mensalmente. Um dos tipos de remuneração que vem sendo bastante utilizado pelas empresas é a remuneração por competência. Por ser uma estratégia relativamente nova utilizada pelos profissionais do RH como forma de administrar os cargos, atividades e salários de todos os colaboradores.

Veja também: o que é pró-Labore de uma empresa e por quê ele é diferente de salário.

 

Remuneração por competência

 

O que é remuneração por competência?

É necessário entender que para cada cargo existe um padrão de salário que o colaborador receberá. No caso da remuneração por competência, é feita uma análise prévia do conjunto de competências que um colaborador tem e quais funções ele exerce dentro da empresa. Assim, é possível fazer o cálculo do valor do salário que ele receberá.

Essa estratégia deve estar intrinsecamente ligada a gestão de conhecimento, sem isso a possibilidade desta estratégia perder forças é grande. Portanto, é imprescindível que a empresa esteja atenta a esta parte do processo. O colaborador precisa estar preparado e apto para desempenhar suas atividades cotidianas. Se você quer saber mais sobre como colocar a gestão do conhecimento em prática dentro de sua empresa, leia nosso artigo completo. Nele abordamos questões como a importância desta gestão e seus benefícios. As empresas viram a remuneração por competência como uma fórmula de melhoria de processos internos.

Importância de estratégias ligadas ao planejamento da empresa

Quando gestores e profissionais do RH utilizam ações diretamente ligadas às estratégias dentro do planejamento da empresa, a probabilidade de ter resultados positivos é maior. Isso acontece devido a uma análise profunda dos objetivos da empresa e quais serãos os próximos passos.

A partir do momento em que as ferramentas e ações são colocadas em prática visando os objetivos principais da empresa, os processos internos começam a funcionar de forma mais assertiva,diminuindo custos e aumentando a produtividade individual e da equipe. Portanto, para colocar a remuneração por competência em prática é necessário entender os objetivos da empresa. Além de treinar os colaboradores para que eles tornem-se aptos para a realização de suas atividades.

Benefícios da remuneração por competência

Para receber este tipo de remuneração a empresa faz uma avaliação e, de acordo com as habilidades e atividades colocadas em prática, o colaborador tem seu salário determinado. Isso gera algumas vantagens, veja a lista que separamos para vocês:

  • O foco é direcionado para os colaboradores e suas competências e não somente nos cargos e números;
  • Os colaboradores se sentem mais reconhecidos com esta forma de remuneração;
  • Encoraja os colaboradores a buscar aperfeiçoamento de suas habilidades;
  • Aumenta a motivação da equipe.

Agora que você sabe a importância deste tipo de remuneração e seus benefícios, comece a estudar a possibilidade de colocar esta estratégia em sua empresa.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias