treinamento de colaboradores

4 dicas para fazer o treinamento de colaboradores em sua empresa6 min read

Você já sabe que é importante investir no treinamento de colaboradores para sua empresa obter sucesso no mercado, certo? Porém, existem muitas opções e formatos de treinamentos que podem ser feitos. Também existem treinamentos voltados para cargos específicos e momentos ideais para cada tipo de ação.

Para acertar em cheio no investimento do treinamento de colaboradores existem algumas dicas que podem ser seguidas. Pensando nisso, separamos neste artigo alguns itens importantes. Se você deseja aplicar um treinamento de colaboradores ideal e certeiro, confira até o final as nossas dicas.

– Você também pode complementar a leitura e expandir o seu conhecimento com: Conheça a importância de estruturar um projeto de treinamento

treinamento de colaboradores

A importância do treinamento corporativo

Os colaboradores são o que diferenciam uma empresa da outra. Isso porque o capital humano é de extrema importância para garantir o sucesso de uma companhia. É a partir dos trabalhadores que surgem novas ideias, que as ações são efetivamente cumpridas e que as soluções são encontradas.

Assim sendo, para reter os principais talentos e mantê-los sempre engajados e motivados com os ideais da empresa é mais do que necessário investir neles. O resultado disso? Mais produtividade, melhor relacionamento com o mercado e destaque entre a concorrência.

Uma forma de mostrar esse investimento na sua equipe é realizando um bom treinamento de colaboradores. Assim, eles desempenharão suas funções utilizando de todo o seu potencial.

4 passos para acertar no treinamento de funcionários

1. Pesquise e decida qual o objetivo do treinamento

Esse passo é de extrema importância, pois só assim você poderá medir, ao final da ação, se ela foi bem sucedida. Assim sendo, faça um diagnóstico cuidadoso. Nesse momento você deve pensar: “o que me levou a ter a iniciativa de oferecer um treinamento de colaboradores?”. Essa resposta pode ser:

  • Objetivo de melhorar o ambiente de trabalho;
  • Aumentar a produtividade de um setor;
  • Reduzir os níveis de acidente e absenteísmo;
  • Apresentar um novo equipamento, estratégia ou método de trabalho;
  • Ser uma ação de reciclagem para equipes específicas;
  • Treinar o time para aumentar a sua qualificação em geral, etc.

Com esses tópicos, o objetivo é deixar claro que os treinamentos podem ser oferecidos por vários motivos. Cabe a você definir aquele que se enquadra na sua empresa. A partir de então, poderá desenvolver um bom material.

– Confira também: Levantamento de necessidades de treinamento: faça com 4 passos

2. Para quem será oferecido o treinamento de colaboradores?

Após definir o objetivo do treinamento, é hora de saber quem irá recebê-lo. Afinal, esse será um treinamento abrangente ou apenas para setores específicos? Assim sendo, qual linguagem deverá ser utilizada? Quais os materiais necessários para obter sucesso no treinamento?

É preciso ter o seu público bem definido para essas questões. Aqui, você também descobre se precisará de um grande espaço físico para realizar o treinamento ou o fará via online, por exemplo. Uma dica é utilizar as plataformas online para otimizar o ensinamento ali passado. Assim, você não precisará se preocupar com estrutura física e poderá apostar em diversos formatos de aulas. Pode utilizar vídeos, webinários, infográficos, sugestões de leituras complementares, resolução de exercícios, entre outros.

– Você também pode se interessar por: Utilize a okr para treinamento corporativo e obtenha melhores resultados de capacitação

3. Tenha um método de avaliação do treinamento

Para isso você pode utilizar estatísticas e dados. Por exemplo: se o seu treinamento foi oferecido a fim de melhorar a produtividade de um setor, você pode comparar os dados de antes e após o treinamento. Também pode realizar testes/avaliações para saber se os conhecimentos ali foram bem absorvidos.

Outra questão importante na avaliação do treinamento de colaboradores é incentivar e valorizar o feedback. Peça a opinião deles sobre o que foi ensinado. Assim, você saberá o que pode mudar para o futuro – e também os ensinamentos que funcionam.

4. Torne o treinamento de colaboradores uma ação contínua

A aprendizagem deve fazer parte da cultura da sua empresa. Quanto mais você investir em treinamentos e capacitação eficazes, mais resultados colherá em curto, médio e longo prazo. Por isso, o processo de aprendizagem por meio de treinamentos para colaboradores deve ser contínuo e constante. Afinal, existem ações que podem ser resolvidas e aprendidas de maneira rápida – como a manipulação de uma máquina, – mas também existem aquelas que exigem maior dedicação e tempo – como o aprendizado de um novo idioma, por exemplo.

Adote esse hábito e tenha em mente que: mesmo que você esteja muito satisfeito com a sua empresa, sempre é possível melhorar algum aspecto. Outra dica importante é, além de oferecer treinamentos na própria empresa, estimular os colaboradores a se reciclarem sempre que possível. Incentive-os a fazerem cursos, frequentarem eventos e congressos.

Dica extra: eduque pelo exemplo

Além dos treinamentos, outro ponto muito valorizado pelos colaboradores é a postura dos seus gestores frente à empresa. Por isso, eduque e inspire o seu time por meio do seu exemplo. Suas atitudes possuem um grande peso na hora de os seus funcionários tomarem uma ação. Por isso, tenha um discurso coerente com as suas ações e seja realmente engajado com os objetivos da empresa.

Além disso, busque ser o profissional que também se mantém atualizado e investe em treinamentos para si próprio. Ao você ter esse hábito e demonstrá-lo para os seus colaboradores, eles se sentirão inspirados ao fazer o mesmo. Mais do que isso: compartilhe conhecimento com eles. Sugira obras para leitura, cursos e palestras legais para serem feitos online, entre outros.

– Complemente a leitura com: O papel da liderança nas organizações e sua influência

Agora você sabe como implementar um bom treinamento de colaboradores

Com todas essas informações, já está pronto para investir na qualificação e capacitação dos seus colaboradores? Também aproveite a deixa para levar em consideração e investir na sua própria experiência e aprendizado. Assim como é importante contar com colaboradores sempre atualizados e engajados, você também deve ser um profissional que investe na atualização de conhecimentos e metodologias.

Dessa maneira, conhecerá novas estratégias e terá conhecimento a acrescentar para a sua empresa. Já participou de algum treinamento dessa natureza? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências dúvidas sobre o assunto.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias