empresas que possuem universidade corporativa

Conheça o sucesso de empresas que possuem universidade corporativa

Muitas empresas e organizações se preocupam com fatores como desenvolvimento e treinamento de seus colaboradores. Essas empresas já entenderam que esses são investimentos que trazem muito retorno, não só para os funcionários, mas para a empresa como um todo, a curto, médio e longo prazo.

Quer entender melhor a estratégia das empresas que possuem universidade corporativa? Continue lendo o post completo sobre o assunto:

Leia também – Universidade Corporativa: O que é e como implementar

empresas que possuem universidade corporativa
Universidades corporativas nas empresas

As universidades corporativas procuram oferecer cursos altamente personalizados e direcionados para os interesses da empresa. Através delas, os gestores conseguem desenvolver seus funcionários, com cursos técnicos e que desenvolvem aptidões que serão usadas no dia a dia de trabalho.

Os benefícios atrelados para as empresas que possuem universidade corporativa são muitos:

  • Os cursos e o conteúdo dos mesmos podem ser direcionados para os objetivos específicos da empresa;
  • Os treinamentos são padronizados;
  • Consequentemente o controle do que é ensinado é muito maior;
  • As equipes se sentem mais preparadas para realizar o trabalho;
  • Traz melhores resultados individuais e coletivos;
  • Desenvolve vantagem competitiva para a empresa.

Se antes as universidades corporativas eram apenas extensões e suporte para os treinamentos, hoje as empresas investem nesse tipo de ferramenta como uma gestão completa do conhecimento.

Você também pode se interessar – Universidade e-learning, entenda o futuro da educação

Quais são empresas que possuem universidade corporativa?

Muitas empresas estão investindo nessa tendência das universidades corporativas, principalmente através do e-learning e oferecimento de cursos online, que podem ser acessados por colaboradores de diversas localidades.

Para as empresas, principalmente as de grande porte, essa é uma ótima forma de alcançar resultados específicos de cada área a atingir as metas esperadas e objetivos gerais da empresa.

É o caso, aqui no Brasil, de organizações como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, AmBev que investem em treinamento e capacitação através de suas universidades corporativas. A AmBev, inclusive, foi uma das pioneiras. Criou em em 1995 a Universidade Brahma, hoje atualizada para Universidade AmBev, que oferece diversos cursos e certificações para seus colaboradores.

As universidades corporativas dessas empresas oferecem treinamentos para diversas áreas. Para atendimento ao consumidor, para as equipes de venda e comercial, para gestores e líderes, etc. A ferramenta pode ser usada também para treinar o uso de novos softwares e sistemas adotados pela empresa, além de desenvolver técnicas e habilidades pessoais que facilitam o trabalho.

Hoje, já são contabilizadas mais de 150 universidades corporativas no país. E a previsão é que esse número aumente consideravelmente em pouco tempo, uma vez que a procura pelo desenvolvimento de novas universidades também está crescendo.

Você também pode gostar – Universidades corporativas no Brasil: conheça essa tendência

 

Gostou do nosso conteúdo sobre empresas que possuem universidade corporativa? Nos conte nos comentários!

CTA Trial

trial


Categorias