universidades corporativas

Universidades corporativas no Brasil: conheça essa tendência

Investir no capital humano tem se tornando a principal preocupação das empresas. Isso porque gestores, diretores e profissionais de RH perceberam a importância do colaborador além dos números. Um colaborador bem treinado e engajado traz resultados muito melhores para empresa. Foi então que as universidades corporativas surgiram. Se você quer conhecer um pouco mais dessa modalidade, continue lendo nosso post.

Veja também: por que devo ter uma universidade corporativa online.

 

universidades corporativas no Brasil

 

O que são universidades corporativas

As universidades corporativas nada mais são do que cursos para que os colaboradores possam se especializar e melhorar suas habilidades. Esses cursos podem ser feitos por além dos colaboradores diretos, entrando, também, fornecedores, empresas terceirizadas e até mesmo clientes.

As universidades corporativas funcionam de uma maneira muito parecida com cursos ofertados pelas universidades regulamentadas. Sua estrutura pode ser presencial ou a distância, dependendo da estratégia que a empresa tem. Muitas universidades que seguem esta linha optam por utilizar o ensino a distância pela facilidade e praticidade que esta modalidade agrega.

Talvez seja do seu interesse: 5 vantagens do e-learning nas universidades corporativas.

Apesar desta modalidade de universidade ainda não ser reconhecida pelo MEC (ministério da Educação) já é possível ver a importância destes cursos. É a partir deles que colaboradores das mais diversas áreas conseguem se manter atualizados, diversificando e melhorando suas habilidades. Assim estando cada vez mais aptos a exercer suas atividades. Tornando-se mais competitivos no mercado de trabalho e agregando resultados positivos para as empresas.

Benefícios desta modalidade

Com a frequente atualização do mercado e novas necessidades, abriu-se caminho para que os colaboradores busquem conhecimento para se manter no emprego. Em meio dessa necessidade as empresas começaram a agregar em sua estratégia formas de capacitar os colaboradores.

Os benefícios são tanto para os colaboradores quanto para a empresa em si. Veja alguns que listamos:

  • Faz com que os colaboradores se tornem pessoas pró-ativas – isso acontece porque com um conhecimento mais completo o colaborador já tem uma ideia prévia de como resolver alguns problemas, fazendo com que ele busque a solução – mesmo sendo através de estudos – por si;
  • As universidades corporativas atuam como forma de desenvolver habilidades e competência dos colaboradores – quanto mais conhecimento um colaborador tiver, melhor ele se saíra nos resultados. Com conhecimento mais aprimorado, o colaborador se sentirá mais confiante na realização de suas atividades;
  • Torna os colaboradores mais engajados – quanto mais resultado um colaborador tiver, maior será sua satisfação, tornando-se cada vez mais engajado com suas responsabilidades.

Todos esses benefícios se convertem em benefícios para a empresa, pois a cada resultado positivo de um colaborador é agregado no resultado final da empresa. Portanto, é importante ressaltar que melhor que um colaborador bem treinado é um colaborador bem capacitado e engajado com suas atividades.

Leia também: conheça algumas vantagens em apostar nas universidades corporativas.

Dessa forma, as universidades corporativas vem para agregar conhecimento, técnicas e habilidades para os colaboradores. Tudo isso em conjunto com a missão, visão e valores da empresa. Essa modalidade é uma excelente estratégia para capacitar os colaboradores e manter os talentos.

O texto foi esclarecedor? Deixe um comentário com sua opinião.

 

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias