universidade e-learning

Universidade e-learning, entenda o futuro da educação

Com o avanço da tecnologia ficou mais fácil o acesso à informação e à educação. Tanto que atualmente as universidades estão com porcentagens de aulas a distância maiores. É normal nos dias de hoje as pessoas adequarem seus estudos conforme o ritmo de suas vidas. Fazendo com que o ensino a distância se torne um forte atrativo. Dessa forma, a universidade e-learning está se tornando uma poderosa ferramenta de alto alcance.

Talvez seja do seu interesse: e-learning: tudo o que você precisa saber.

 

universidade e-learning

 

O que é universidade e-learning?

A universidade e-learning é a tecnologia de educação a distância que as universidades estão utilizando. Com um decreto aprovado em 2017 (decreto 9.057 e portaria nº 11/2017) as universidades particulares credenciadas e bem avaliadas no MEC tem direito de criar 50 polos anuais, esse valor varia de acordo com a pontuação.

Há alguns anos era comum ver cursos presenciais com uma porcentagem de horas a ser compridas a distância. Alguns cursos, de fato, ainda continuam usando estas mesmas estratégias, porém, já existem cursos 100% a distância. Esse crescimento do mercado de cursos a distância vem trazendo oportunidades para pessoas que antes não tinham tempo e dinheiro para investir em uma graduação.

De uns anos para cá é impossível não perceber a influência que a internet possui na vida das pessoas. Basta ver os aplicativos nos smartphones que é possível perceber quantas redes sociais estão instaladas e o tempo que cada pessoa passa mexendo. As redes sociais, assim como o ensino a distância, são baseadas em interações e troca de experiências e, muitas vezes, sem sair de casa. A universidade e-learning utiliza deste mesmo conceito, a troca de conhecimentos em conjunto com a tecnologia disponível. Gerando assim um aprendizado mais fluido.

Benefícios da universidade e-learning

Com o ensino a distância o aluno consegue ter mais flexibilidade, dessa forma, pode assistir suas aulas onde e quando quiser. Sem a necessidade de horários e dias fixos para aprender o conteúdo o aluno é livre. Podendo escolher o local e horário que mais se adequa a sua rotina, sem interferir nos seus afazeres diários. Por ser uma modalidade em que o aluno é mais livre e pode fazer seus horários, pessoas com pouca disciplina tendem a não se dar tão bem com o ensino a distância.

Além disso, nessa modalidade de ensino o aluno tem um valor de investimento muito menor, sendo mais acessível. Dessa forma, uma das principais barreiras que impediam muitas pessoas a chegarem até a graduação é quebrada. Com o menor valor de investimento mais pessoas tem acesso ao ensino. Os custos baixos também chegam até as universidades, que não necessitam disponibilizar salas físicas. O pagamento para professores desta modalidade também é diferenciado, já que ele não estará presente em todas as aulas, além do material que também é disponibilizado digitalmente.

Um grande medo que a maioria das pessoas tem ao dar início em uma graduação a distância é a questão do diploma. Pelas universidades que disponibilizam cursos nesta modalidade serem reconhecidas pelo MEC ao se formar você recebe sim um diploma. Sendo possível o aluno que se graduar cursar uma pós-graduação ou prestar concursos públicos.

 

Se você tinha algum receio com cursos a distância espero que este post tenha ajudado a tirar a maioria das dúvidas. Deixe um comentário com sua opinião.

 

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias