ministrar cursos online

Como ministrar cursos online: do planejamento até a publicação

Em tempos em que o acesso à internet está cada vez mais fácil, o acesso a informação tornou-se simplificado e acessível. Quem nunca teve alguma dúvida e logo em seguida foi procurar no Google? Com esta facilidade o conhecimento está muito mais difundido. Dando espaço para pessoas que possuem conhecimentos específicos passar essas informações adiante. Surgindo assim a educação a distância, que começou a crescer e fazer parte do mercado. Se você tem interesse por essa área e quer aprender a ministrar cursos online, acompanhe nosso post até o final e entenda do começo ao fim.

Veja também: como gerar receita recorrente para seus cursos online.

 

ministrar cursos online

 

A arte de ministrar cursos online

O ser humano é curioso por excelência, portanto, se há dúvidas com certeza terá alguém com conhecimento sobre o tema. Dessa forma, se você possui conhecimento dentro de uma área específica e consegue passá-lo adiante, é possível criar e ministrar seu próprio curso online.

Ministrar cursos online certamente é um bom negócio, principalmente pelo atual cenário tecnológico em que estamos. Contudo, o processo de empreender neste tipo de negócio pode trazer algumas dúvidas. Pensando nisso formulamos um passo a passo para facilitar o procedimento.

1- Faça o planejamento

O primeiro passo para qualquer projeto é o planejamento. Neste momento é feita a definição do tema a ser abordado e a forma como ele será distribuído dentro das aulas. É imprescindível que você organize todo o passo a passo, dessa maneira, você saberá o que irá acontecer e por quê.

Para que seu negócio dê certo é necessário ter um plano de ação organizado e detalhado dos próximos passos, objetivos e resultados esperados.

2- Faça uma análise de mercado e concorrência

Mesmo que o tema que você abordará existam poucas pessoas que façam curso online dele é necessário fazer uma análise. Dessa forma, você tem noção do que as pessoas que estão produzindo conteúdo para este tema e o que quem está consumindo busca. Ter esse conhecimento é muito importante para o futuro da sua empresa, pois você entenderá o que está ou não dando certo no ramo. Além disso, você consegue ter uma noção mais detalhada do que oferecer, as expectativas de quem irá consumir e o valor a ser cobrado.

Nesse passo é importante entender o público que irá consumir seus conteúdos. Assim, você saberá como disponibilizar seu curso online.

3- Preparar material

Depois de ter os objetivos e metas delimitadas, ter conhecimento sobre os concorrentes e o público. É hora de começar a preparar o material. Faça o material de acordo com a organização que você fez no planejamento, dessa forma o aprendizado se torna mais fluido.

4- Divulgação

Depois de todo esse trajeto você precisa fazer com as pessoas tenham conhecimento do que você está produzindo. Não adianta ter um conteúdo bom, rico e de qualidade se as pessoas não chegam até ele, não é mesmo? Portanto crie um plano de ação dentro das redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn) para divulgá-los.

 

Agora que você já sabe como planejar, divulgar e ministrar cursos online. Comece a colocar em prática nossas dicas e tire seu projeto do papel.

 

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias